terça-feira, 6 de maio de 2014

União Brasileira de Mulheres realiza etapa congressual em Ijuí


A União Brasileira de Mulheres (UBM) está mobilizada numa agenda positiva em diversas cidades gaúchas rumo ao 9º Congresso Nacional da entidade. Com a temática ‘Por liberdade, pela democracia, contra o capitalismo e o patriarcado -  Mais Poder Político para as Mulheres’, os encontros já tem data definida (ver calendário no final) e culminam num grande congresso no dia 17 de maio, no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Em Ijuí, o núcleo da UBM reuniu-se no último sábado (3/5), com as presenças de Fabiane Dutra, Coordenadora da UBM/Porto Alegre; Jussara Cony, Vereadora em Porto Alegre e uma das fundadoras nacionais da entidade; Emília Fernandes, Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul e Adriane Hanke, Coordenadora do Fórum Permanente da Mulher de Ijuí.

Rosane Simon, fundadora do núcleo da UBM/Ijuí e anfitriã do encontro que aconteceu no Auditório do SindiComerciários de Ijuí, abriu a reunião saudando a todas e todos e lembrando que a luta das mulheres brotou junto com a luta dos Sindicatos e dos trabalhadores e trabalhadoras e neste contexto é que a luta sindical puxou a mobilização das mulheres em Ijuí, com a fundação do núcleo da UBM em 2003.

Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes, fez uma retrospectiva da atuação da entidade, fundada em 1995 quando nasce o Mercosul. “Criamos este Fórum para debater o protagonismo nas mulheres nesta união de países e em 1998 avançamos muito, criando a Reunião de Ministras do Mercosul”, disse. Emília Fernandes defendeu o fortalecimento da UBM, retomado nesta mobilização para o 9º Congresso Nacional. “A UBM é um espaço de fortalecimento da nossa luta que deve ampliar o contato entidades para se inserir nos mais diversos temas sociais, participando e realizando o contraponto, colocando o debate com uma visão de luta pela emancipação das mulheres”.

Fabiane Dutra explicou que a UBM reúne mulheres de diversas entidades e partidos e que é referência no país para as mulheres e para os movimentos sociais. “Por isso estamos nessa intensa mobilização para retomar a organização da entidade, porque existem espaços para ocuparmos e para ampliar este reconhecimento da nossa entidade e respeito que conquistamos para a nossa luta”. Fabiane defende que o feminismo está sempre na periferia das questões dentro das instituições e dos movimentos sociais e que onde ele está presente é realizado “muito na teoria”. “Precisamos de mais ação dentro do nosso movimento e estamos nos mobilizando para isso”, concluiu.

Jussara Cony lembrou que a UBM é fruto da luta pela redemocratização do país e sublinhou que a questão da mulher e uma questão de toda a sociedade. “A exploração e a dominação de um sistema perverso é sobre o ser humano, mas a carga de dominação e exploração sobre a mulher e muito maior do que sobre os homens. Nossa luta, a luta da mulher, é uma luta eminentemente revolucionária”, afirmou.


O 9º Congresso Nacional da UBM está com data indicativa para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2014, e com possibilidade de ser realizado na sede do Centro de Treinamento Educacional – CTE/CNTI, em Luziânia (GO). A militância da UBM em todo Rio Grande do Sul acredita no dever de continuar mobilizadas e motivar outras mulheres a participar do movimento e que este resulte na realização de um exitoso processo de crescimento e consolidação da entidade, que comemora 25 anos de atividade, em 2014. No encontro estadual, a UBM vai eleger a nova direção, que estará à frente da entidade durante os próximos três anos (2014-2017).

Calendário
Dia 06 de maio – 18h
Debate Temático: As mulheres na luta comunitária – Poder Político e Reforma Urbana Já
Local: Auditório da AFOCEFE – Andradas, 1234/21º andar

Dia 8 de maio – 18h
Debate Temático: Educação, Cultura e Mídia – Por Um Mundo de Igualdade, contra toda opressão!
Local: SIMPA – Rua João Alfredo, nº 61,  esquina com Perimetral

Dia 17 de maio – Encontro Estadual da União Brasileira de Mulheres –RS
No Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

9h – Mesa de Abertura
10h – Mesa: A valorização do trabalho das mulheres no campo e na cidade – Avanços e Perspectivas
11h – Debate
12h – Almoço
13h30min – Momento Cultural – Poesia com o Grupo Viva Palavra
14h - Mesa: Mais poder Político para as Mulheres – Por liberdade, pela democracia, contra o patriarcado e o capitalismo
15h - Debate
16h – Eleição da Coordenação 2014 – 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário