quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vereador Ricardo Pittas expôs falha na fiscalização de obras no município

Resumo da Sessão Legislativa. 13 de maio de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas
 
Situação das obras do Imeab, Cemitério Jardim  e passeios públicos foram debatidos nesta segunda-feira
Utilizando o pequeno expediente o vereador Ricardo Pittas relatou visita que realizou ao IMEAB, juntamente com os vereadores Rubem Jagmin e Andrei Cossetin (PP). “Fomos conhecer as obras de reforma do educandário e encontramos uma situação lamentável, o que nos entristeceu”. O Vereador relatou algumas falhas na execução da obras. Um pedido de informação será encaminhado ao Executivo para investigar se existem falhas na execução e na fiscalização.

Pittas ainda respondeu às declarações do Senhor Prefeito Municipal que em duas entrevistas à emissoras de rádio disse que os vereadores teriam invadido o IMEAB e não teriam se apresentado à Diretora da escola. “Em nenhum momento invadimos o local, como foi alegado. Nos apresentamos e realizamos o nosso dever com os cidadãos desta cidade que é o de fiscalizar, respeitando as instituições”, afirmou.

Pittas também encaminhou requerimentos e pedidos de indicação com relação aos passeios públicos e os cemitérios do município. “Trouxe fotos pra que posam ver a situação do Cemitério Jardim, que não tem calçadas. Existem construções onde deveriam ter apenas lápides. Coxilha de campo. Não há passeio”, constatou.

A situação do Cemitério Principal não é muito diferente, as ruas de acesso estão sem calçamento. “Como o executivo pode exigir que o cidadão respeite as leis, como a das calçadas, se o próprio executivo não cumpre as leis do município? Há diversos prédios com preoblemas de licenciamento que deveriam ser fechados, devido ao fato de não possuírem alvará”.

Ricardo Pittas ainda retomou o debate sobre a iluminação pública no interior. “O problema é que o Demei diz que a culpa é da Prefeitura. E ficam nesse jogo de empurra - empurra. O Projeto que o prefeito disse que viria não veio. Espero que durante o meu perído na Câmara tenha a satisfação de encontrar os postes com iluminação no interior”, disse.

Acusações
A bancada da situação por dois momentos, através dos vereadores Darci Pretto e Rosana Tenroller, criticaram a atuação de Ricardo Pittas, com acusações a sua pessoa e aos fatos envolvendo o PCdoB na Secretaria de Meio Ambiente do Estado. A Vereadora Rosana Tenrroler chegou a atacar o Governo do seu próprio partido, através de acusações ao PCdoB na Secretaria de Meio Ambiente, dizendo que o PCdoB constrange o Governador Tarso Genro.

Categórico, Ricardo Pittas rebateu as acusações lendo notícia veiculada na mesma tarde em  que o  Governor Tarso Genro anunciou a posse de Neio Lúcio Pereira, do PCdoB, como novo Secretário de Meio Ambiente. “Isso mostra que o partido tem a confiança do Governador. Sempre defendemos que tudo seja apurado e que os responsáveis sejam punidos. Saímos fortalecidos desse processo e continuamos esperando as investigações”.

Projeto que cria o dia municipal de combate a homofobia está parado nas comissões
A vereadora licenciada Rosane Simon (PCdoB) e o Vereador Ricardo Pittas, entregaram recurso ao presidente do legislativo para que o projeto que Institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia – processo nº 201/2013, fosse incluído na Ordem do Dia na Sessão. O projeto esta parada nas comissões da casa no entendimento de que a autora do projeto, a vereadora Rosane Simon, estaria ausente.

“Temos a plena convicção de que o projeto está parado nas comissões porque os vereadores não querem que ele vá a plenário evitando expressarem suas opiniões com relação a este tema que é polêmico, mas que precisa ser debatido pela sociedade”, explicou Rosane.
Para o PCdoB, as justificativas que os demais vereadores estão usam para atrasar a apreciação da matéria não tem base regimental pois todos os prazos já foram cumpridos e mais sete vereadores assinaram a proposição, como co-autores, podendo assim defender o projeto em plenário. Além disso, a vereadora está representada por seu suplente, vereador Ricardo Pittas (PCdoB).

Em resposta ao recurso o presidente da Câmara, Valmir Seifert afirmou que não houve assinaturas suficientes nos pareceres das comissões e por este motivo o projeto não foi à pauta. “Esperamos que o projeto seja votado na próxima semana e que o debate seja estabelecido em plenário, as claras. Não há porque este debate ocorrer em quatro paredes. Sabemos que há pressão de alguns setores da sociedade contra a questão, mas não há relação deste projeto com questões morais ou religiosas. Esta proposta combate a discriminação e a violência e são bandeiras de luta de uma sociedade justa”, concluiu Rosane Simon.

Equipe Drones  participa da Sessão
Divulgando o esporte pouco conhecido no estado e país, mas em ascensão, esteve presente na Câmara de Vereadores na noite de ontem (13) o presidente e treinador da Equipe Drones de futebol americano de Ijuí Reinaldo Soares. A equipe tem 9 meses de atuação em Ijuí e conta com 57 atletas. A Federação de Futebol Americano, em que o time está cadastrado, tendo estatuto e documentação exige que o nome tenha ligação com o município em que atua. “Por isso escolhemos o nome Drones, zangões em inglês, pois tem relação ao título de Colmeia do Trabalho que Ijuí carrega”, explica Reinaldo.

Para Soares o esporte é bem eclético, para todos os tipos físicos e incluindo aqueles que não se adaptavam a outras práticas físicas. Ele ainda ressaltou que a Equipe tem por finalidade o desenvolvimento do Esporte Amador sem nenhuma discriminação. “Entramos no campeonato gaúcho para adquirir experiência. Já temos Seleção brasileira de futebol americano, e será realizado primeiro campeonato mundial, mostrando a ascensão deste esporte que estamos divulgando”, comenta.

O vereador Ricardo Pittas (PCdoB) parabenizou a equipe em nome do seu partido. “Muito me alegra ver estes jovens e pioneiros em um esporte difícil. Porque aquele movimento que se tem de fazer com a bola, arremessando-a em espiral, para mim parece impossível”, brincou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário