terça-feira, 21 de maio de 2013

Pittas cobra espaço de ensaios para os grupos étnicos

Resumo da Sessão Legislativa. 20 de maio de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas

Problemas de iluminação no interior ainda não foi resolvido
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (20), o vereador Ricardo Pittas (PCdoB) iniciou sua fala no plenário lamentando a falta de iluminação pública no Interior. “Ainda estamos sem luz na Vila Floresta. Não recebemos o projeto do executivo, mas continuamos esperando”, disse.
O local está sem iluminação pública há mais de 5 meses.  São 19 poste, mas apenas um está com lâmpada, que fica acessa 24 horas e está situado em frente à Igreja. Em fevereiro deste ano foi realizada reunião para tentar solucionar o problema. Os moradores se propuseram a comprar o material pedindo ao Departamento Municipal de Energia de Ijuí  a mão de obra. A proposta não foi aceita e o Demei afirmou que solucionaria a questão em uma semana.
Após exposta a situação o executivo decidiu encaminhar à Câmara de Vereadores, até o dia 10, um projeto que prevê a autorização para que o município contrate o Demei, a fim de realizar a manutenção do sistema de iluminação publica na área urbana e rural do município.
Porém no dia 14 foi assinado, entre o Município de Ijuí e o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), convênio de manutenção e serviços de iluminação pública até janeiro de 2014.
O convênio estabelece que os serviços de iluminação pública serão prestados pelo Demei,  em contrapartida, caberá ao município realizar os investimentos nos serviços e no material empregado. O convênio também prevê a conjugação de esforços e recursos objetivando a instalação e manutenção dos serviços de iluminação pública na área rural do município, conforme as condições do acordo operativo firmado  entre o município e a Ceriluz.

Valorização das etnias
O vereador lembrou que foi muito cobrado quando criticou projeto de lei aprovado em ano anterior que destinava valores para o aluguel de um espaço de ensaios para os grupos étnicos. “Recentemente em evento com a Secretária de Turismo do estado pudemos perceber o quanto as etnias são importantes para o desenvolvimento da economia e do potencial turístico da região. No entanto, critiquei aquele projeto porque não resolvia o problema, tanto que ele não foi renovado e no momento as etnias continuam sem um espaço para ensaios”.

Pittas cobrou uma solução definitiva para o problema e lembrou que o prédio da antiga Estação Férrea foi cedido ao município e está abandonado.  “Assinado o termo de doação, a área continua abandonada. Se este espaço fosse destinado para a UETI, como já havia sido divulgado, poderia ser um centro cultural, utilizado como espaço de ensaios, apresentações, gastronomia pelos grupos. É uma pena este espaço estar ocioso, criando mato ao redor”, explica.

No dia 18 de abril de 2012, o Poder Executivo assinou o contrato de cessão de uso gratuito do local, com a finalidade de instalar o Centro Cultural. Na ocasião esteve presente a vereadora Helena Stum Mader responsável pela iniciativa que será executada pela Coordenadoria Especial de Cultura. O projeto tinha como objetivo gerar um espaço de aprendizagem e cultura, por meio de oficinas de artesanato, música, teatro, dança e outros.

O vereador fez ainda uma denúncia. Ao passar pelo local recentemente, verificou que o mato havia “secado”. “Ao que me parece passaram secante, pois a vegetação estava seca. Isto é ilegal é importante que este fato seja verificado, pois isto é crime ambiental”, disse.

Novos asfaltos não tem drenagem pluvial
Pittas saudou a administração pelo asfaltamento de diversas ruas da cidade, porém observa que em diversos lugares estão ocorrendo alagamentos devido a falta de drenagem pluvial. Segundo o vereador, em alguns lugares os canos até foram enterrados, mas não foram construídas bocas de lobo para a captação. “Não há bocas de lobo e se continuar nesse ritmo, em breve teremos uma cidade alagada. Já temos em alguns locais alagamentos, como na rua José Bonifácio, próximo ao novo prédio do Schirmann. Isto ocorre exatamente porque nenhuma das ruas possui essa drenagem”

Para Ricardo as obras estão sendo mal feitas e terminam encarecendo, onerando ainda mais a população.  “Temos que ter planejamento nas obras públicas e cuidado para que este tipo de problema não seja mais verificado. Ficamos felizes com o asfalto novo, mas é preciso que tenhamos esse cuidado”.

Pedidos de Informação
O vereador Ricardo Pittas realizou um pedido de informação referente à Escola Soares de Barros. Questionando quando será feita a cobertura do Ginásio da Escola. As crianças do educandário sofrem em dias de calor e nos dias de chuva não podem utilizar o ginásio.

Pittas ainda indagou sobre a utilização do espaço que fica ao lado da escola que era usado pelos escoteiros, pois a escola gostaria de voltar a utilizar o espaço para a Educação Infantil e eventos da escola.

Anteprojeto de Lei
Elaborado pelo vereador Ricardo Pittas o Anteprojeto de  Lei que Cria Gratificação Por Assiduidade, Permanência e Metas para os médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF. Segundo o edil a  gratificação por assiduidade, permanência e metas visa fixar o médico de família no programa, evita o constante rodízio e também, com a melhora da gratificação, criar mais um atrativo para que tenhamos candidatos nos concursos.

“Sabe-se que hoje os médicos estão se desvinculando do serviço público estatutário migrando para a contratação via CISA que oferece uma remuneração mais atraente sem tantas exigências em relação ao serviço”, justifica. Para Pittas desta forma será corrigida esta distorção.

Homenagem aos 40 anos do Jornal da Manhã
Em comemoração aos 40 anos do Jornal da Manhã e 17 anos da Rádio Jornal da Manhã, estiveram presentes na sessão da Câmara de Vereadores de ontem (20) Maristela Moreira, editora chefe do JM, e Douglas Brum, representante comercial da rádio. Maristela comentou sobre a credibilidade que o Jornal preza e têm com seus assinantes e leitores. Douglas explanou que o meio de comunicação está sempre aberto para que os vereadores possam expôr seus projetos e propostas. Os vereadores falaram da importância do veículo para a comunidade ijuiense.

Taís Machado
Ass. Gabinete

Fotos Cibele Schubert
Ass. Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário