terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres será excluída pelo novo governo

Resumo da Sessão Legislativa. 15 de dezembro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon

Cumprimentando e desejando êxito ao Deputado Gérson Burmann, que foi nomeado pelo Governador José Ivo Sartori Secretário de Obras, Saneamento e Habitação, a Vereadora Rosane Simon lamentou a notícia de que o novo governo, com a justificativa de “cortar gastos”, excluirá a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Quero pontuar esta preocupação que é muito importante para nós que lutamos contra a violência e pelos direitos das mulheres. Rosane Simon defendeu que “enxugar a máquina”, suprimindo secretarias como a da mulher demonstra falta de compromisso do novo governo com a consciência social.

Rosane Simon lembrou que a Secretaria de Esporte, comandada pelo PCdoB, recebia constantes visitas de prefeitos e entidades que tem um importante trabalho em promover o esporte e que estes se queixavam do pequeno orçamento para a pasta. A Secretaria do Esporte também será extinta, sendo agregada ao turismo e ao lazer.

A Vereadora lembrou que apesar do baixo orçamento no governo Tarso, havia um trabalho de reestruturação e de investimentos na área, com um importante papel desempenhado pela Fundergs.

“Com o anúncio de que a Secretaria de Políticas para as Mulheres será um apêndice do Gabinete da Primeira-dama, já podemos perceber a importância que se dará ao tema no novo governo. Neste governo não tínhamos muitos recursos, mas tínhamos uma política em curso que nos possibilitou muitos avanços”. Rosane Simon demonstrou muita preocupação com o recuo nas atividades da pasta. “Me preocupa oeste recuo em tratar da questão de gênero no estado. Esta questão nunca é tratada com a devida importância em governos sem compromisso com a consciência social, com a emancipação de gênero que é também um passo para a emancipação de toda a sociedade”.

Casos de emergência são mal avaliadas no atendimento público de saúde em Ijuí
A Vereadora Rosane Simon expressou também sua preocupação com a questão da avaliação de casos de emergência médica no município. Ela relatou casos em que a avaliação de risco de pacientes impõem uma melhor regulação do encaminhamento a exames e consultas, especialmente de pessoas que, no primeiro atendimento, apresentam indícios de riscos e danos mais graves a saúde. Num aparte, o Vereador Marildo Krombauer, da Bancada Governista, relatou caso semelhante com o apresentado.

“A porta de entrada no sistema é o ESF do bairro ou a Secretaria de Saúde. São muitos os casos de pessoas que nos procuram com problemas de urgência e que tem que entrar na fila de exames e consultas junto com pessoas que não enfrentam problemas ou riscos imediatos a saúde”, defendeu Rosane Simon.

Rosane Simon argumentou que o acesso aos serviços é dificultado para os usuários, apesar das inúmeras especialidades e serviços disponíveis na cidade e voltou a pedir a instalação de uma Centra de Regulação de Exames e Consultas, debatida e prometida pelos candidatos a prefeito desde 2004. “Com a central, quando o médico abrir sistema no postinho, já tem condições de verificar a disponibilidade de consultas e encaminhar os pacientes que apresentem casos de urgência e estes casos têm que ter um tratamento diferenciado”, disse. Rosane Simon apresentou a proposta de realização de uma audiência pública, com a presença de toda a rede de atendimento para discutir esta questão.

ASSAMI tem novo convênio com o Executivo
A ASSAMI (Associação de Saúde Mental de Ijuí), teve aprovado nesta sessão legislativa projeto de cessão de imóvel para uso gratuito, em que concentrará suas atividades.

Uma das principais ações da ASSAMI é a Casa AMA, projeto que engloba entidades que tem como interesse comum encontrar soluções e compartilhar problemas de naturezas diversas. O objetivo principal do projeto é produzir mudanças e cooperar no campo da saúde, assumindo responsabilidades uns com os outros, compartilhando experiências e oportunidades, para melhorar a qualidade de vida de todos.

“Em especial quero saudar os representantes da ASSAMI que realizam este lindo trabalho realizado pela Casa AMA. Parabenizamos o Executivo Municipal por este gesto e pela parceria com esta importante entidade. A Bancada do PCdoB deseja muito sucesso neste trabalho”, disse Rosane Simon.

A Vereadora lembrou do trabalho inovador realizado pela ASSAMI no município. “São pessoas que doam parte do tempo e da sua energia neste trabalho que tem como protagonistas familiares, usuários, profissionais da Saúde mental e apoiadores da comunidade. Temos que constantemente saudar esta luta iniciada em 2008 que é inovador até mesmo em nosso país”, concluiu.

Municipários paralisam por aumento real nos salários

Nesta terça-feira (16), os servidores municipais de Ijuí realizam paralisação em que reivindicam índice de reajuste real nos salários. Rosane Simon disse que estará presente, apoiando a manifestação. “Toda mobilização de trabalhadores é justa e tem o meu respeito, especialmente esta em que os trabalhadores e trabalhadoras buscam um reajuste que não seja apenas o INPC , mas que dê ganho real de salário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário