terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Plano municipal de gestão de resíduos sólidos está em processo de elaboração

Resumo da Sessão Legislativa. 09 de dezembro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Nesta sessão legislativa, a Vereadora Rosane Simon relatou reunião ocorrida durante a manhã da segunda-feira (09) na Sede do Sindicato Rural em Ijuí em que diversas entidades iniciaram um amplo debate sobre a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. O plano é fundamental para que o município faça o planejamento das suas ações nesta área e também para que a população, entidades e setores da indústria, comércio e serviços possam manifestar suas dificuldades e suas ações em relação ao descarte de resíduos.

“Começamos a debater o plano gestão de resíduos sólidos focando na importância de que cada um execute as suas tarefas e tenha responsabilidade com o coletivo e com o meio ambiente”, disse a Vereadora. Ela salientou que há a necessidade de recuperar o tempo perdido, já que ações como o fechamento do lixão em Ijuí, debatido desde 2006, aconteceu somente agora em 2014, por força do Ministério Público. “Temos um atraso muito grande neste debate. Lá atrás havia a proposta da construção de um aterro sanitário, mas continuamos a depositar rejeitos no lixão. Hoje, por força do Ministério Público o lixão está fechado e temos que enviar nosso lixo a Giruá e isto tem um custo”.

Rosane Simon enfatizou a necessidade de que todos tenham maior conscientização sobre esta questão e sobre suas responsabilidades em diminuir o consumo, reutilizar e reciclar. “Tramita na casa o projeto com um novo aumento na tarifa do lixo para que no próximo ano o executivo possa fechar a conta da coleta e do transporte até Giruá. Cada um de nós pode contribuir para que este custo diminua, separando o lixo reciclável e tendo uma composteira para lixo orgânico em casa. Mas precisamos também de mais energia do executivo no sentido de intensificar as ações de educação e conscientização da sociedade para o tema. A elaboração do plano é um bom momento para isso e espero que todos participem”, convocou a Vereadora.

Deputado Assis Melo destinou R$ 250 mil para o projeto
"Estação Cultura", de revitalização da estação férrea em Ijuí
Secretário de Cultura confirmou verba para a “Estação Cultura”
Usando a tribuna, a Vereadora Helena Marder expressou sua alegria com a notícia dada a ela pelo Secretário de Cultura, Esporte e Turismo Sérgio Correa, de que a verba destinada pelo Deputado Assis Melo do PCdoB para a revitalização do espaço da antiga estão férrea concluiu os trâmites burocráticos e aguarda avaliação para liberação na Caixa Econômica Federal. “Quero agradecer o empenho do Deputado Assis e valorizar o trabalho do Secretário Sérgio Correa”, disse a Vereadora.

Rosane Simon parabenizou o Secretário de Cultura pela aprovação do plano de trabalho e lembrou que na última sessão fazia uma crítica porque a assessoria do Gabinete do deputado havia informado que ainda havia prazo para corrigir algumas informações. “Nós ficamos tranquilos somente quando tudo está empenhado, tendo o zelo sempre para que efetivamente se aprove este projeto que é importante para a cidade. Todos fizemos a nossa parte para que o Ministério da Cultura fizesse também a sua”, disse. Rosane Simon também parabenizou a colega Helena Marder pela causa que abraçou da revitalização deste espaço, sendo uma das propositoras do projeto.

Atividades dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Por fim, Rosane Simon fez um breve relato das atividades realizadas em Ijuí nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. As atividades se encerrarão nesta quarta-feira (10), com um cine debate, as 13:30 horas, no Auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana. “O que sempre percebemos é que mudam os endereços, mudam os contextos e os nomes das vítimas, mas a história é sempre a mesma, a do homem que agride ou mata a sua companheira porque ela decidiu que pode ser feliz sozinha, cansada das agressões que sofre. Por isso neste período passamos esta mensagem em que homens e mulheres reconheçam como um dever de todos a redução dos números da violência contra a mulher”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário