quarta-feira, 21 de maio de 2014

Moradores do Frida Heck perderam a paciência com o Executivo em Ijuí

Resumo da Sessão Legislativa. 19 de maio de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon

Cerca de 30 pessoas ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí, nesta sessão legislativa, para protestar contra os velhos e conhecidos problemas existentes no Condomínio Frida Heck, no Bairro São Paulo. O Condomínio, entregue aos moradores no ano passado, após mais de 4 anos de construção, apresenta uma série de problemas que infernizam a vida de seus moradores.
Moradores protestaram contra péssima qualidade da obra
Portando faixas, os manifestantes, a maioria mulheres com seus filhos, reivindicavam uma solução definitiva para a questão. Uma das faixas dizia: “Frida Heck não tem solução, só uma nova construção”. O projeto foi entregue aos moradores com goteiras, infiltrações, falta de janelas nos corredores, caixas de esgoto quebradas e, com apenas poucos meses de uso, a laje dos apartamentos dos dois primeiros pisos apresenta tijolos expostos e se esfacelando. As portas internas e externas possuem vão inferior maior que padrão, as cerâmicas estão soltando e o projeto não previu o fato de a construção estar abaixo do nível da rua. A cada chuva o pátio do condomínio fica alagado. “Quem devia de fiscalizar a obra não fiscalizou e essa tarefa é da Prefeitura, assim como é responsabilidade da Prefeitura ter entregado os apartamentos aos moradores nestas condições”, disse a Vereadora Rosane Simon em seu pronunciamento.

Rosane Simon lembrou que compôs no inicio dos anos 2000 o Conselho de Habitação do Município de Ijuí com o Vereador Darci Pretto e que vem desde aquela época a mobilização dos moradores do Bairro São Paulo pedindo melhores condições de moradia. “Manifestação justa e democrática dos moradores do Frida Heck em que destaco a coragem e a altivez destas mulheres que estão sempre a frente nas lutas por melhores condições de vida, com os filhos no colo e na linha de frente por um dia melhor para sua família. Nós temos que nos colocar no lugar destas famílias e ajudá-las no que for possível e por isso vamos montar uma comissão de todas as bancadas para um encontro com o Prefeito a fim de solucionar este problema”. Rosane Lembrou ainda que em 2011 já eram trazidas ao plenário reclamações dos moradores quanto ao projeto e a construção do condomínio, principalmente quanto a qualidade da obra. Além disso, no projeto original havia a previsão de uma área de lazer que não foi entregue pela Prefeitura.

“Vi nos olhos de cada uma dessas moradoras e moradores o cansaço da espera por uma solução e a indignação do descaso com que estão sendo tratados pelo Executivo. Nos anima ver a força da vontade para lutar por melhores condições de vida para os seus. O que nos incomoda profundamente é ver que, apesar dos milhões destinados pelo nosso governo federal para amenizar o déficit habitacional, vemos em muitas dessas obras, empreiteiras que enriquecem mas entregam habitações de pouca qualidade, para estas famílias humildes”, concluiu Rosane Simon.
Em conversa com moradores, Rosane Simon propôs comissão
de moradores e do legislativo para exigir solução do Executivo
Rosane Simon pediu agilidade para solucionar os problemas do Frida Heck
Na tarde desta terça-feira (20/6), no Salão Farroupilha da Prefeitura, moradoras com suas famílias foram recebidos pelo Prefeito Fioravante Ballin e os Secretários Dante Trindade, Valter Arbo, Beti Lírio e Nelson Copetti. A Vereadora Rosane Simon acompanhou as moradoras que expuseram na reunião a sua indignação com relação a falta de informações e de uma resposta no sentido de resolver a situação.

Aos moradores o Prefeito Ballin disse que o Executivo aguarda a conclusão de uma investigação sobre a responsabilidade dos problemas na obra e que nos próximos dias dariam uma solução. Uma comissão de moradores foi criada para acompanhar a questão junto ao Executivo Municipal. A possibilidade é de que a Prefeitura ingresse com um pedido de liminar na justiça para poder realizar as obras em regime de urgência. “Fiz essa sugestão ao Executivo para que atue por meio de uma liminar porque há muita pressa em resolver esta questão. São muitas as dificuldades que estas famílias enfrentam e por isso vou me dedicar a acompanhar o desenlace dessa situação, que espero, aconteça o mais breve possível”.

Coluna Prestes será lembrada em ato no Legislativo de Ijuí
No dia 2 de junho, estarão presentes na sessão plenária do Legislativo Ijuiense a esposa do Comandante Luiz Carlos Prestes, Maria Ribeiro Prestes, e os filhos Mariana Ribeiro Prestes e Luiz Carlos Ribeiro Prestes, que receberão homenagens em todo o estado pelos 90 anos da Coluna Prestes. A proposição partiu do gabinete da Vereadora Rosane Simon e foi acompanhada por todas as bancadas. “Agradeço as demais bancadas pelo reconhecimento que daremos a este importante fato histórico que teve origem em nosso estado e que foi tão importante para o país”.

Rosane Simon saudou também os 50 anos da Associação dos Professores Municipais de Ijuí (APMI), completados no último dia 16 de maio. “Cumprimento com muito carinho esta categoria. É bom que do ano de 1964, tão triste para a nação, tenhamos esta data para comemorar e saudar e lembrar da luta dos trabalhadores e trabalhadoras por liberdade e justiça”. Rosane Simon solicitou um voto congratulatório do legislativo à Direção da APMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário