sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Servidores públicos municipais querem política clara de reajustes

Resumo da Sessão Legislativa. 14 de outubro de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


A convite da Vereadora Rosane Simon e do Vereador Rubem Carlos Jagmin, ocupou a tribuna nesta sessão legislativa o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ijuí, Luciano Agostini. “Atendemos ao pedido dos servidores e servidoras do município para estarem nesta casa uma vez que assumimos o compromisso de sermos interlocutores da negociação entre o executivo e o Sindicato da categoria. Que bom que estejam presentes para falar dos anseios dos servidores”

Luciano Agostini, Presidente do Sindicato
dos Servidores Públicos Municipais
Luciano Agostini afirmou que o quadro geral dos servidores do município é o mais injustiçado pelo atual modelo de reajustes. Agostini demonstrou através de dados oficiais esta afirmação, aproveitando para rebater críticas do Secretário de Administração Sérgio Pires. Além das questões salariais, o Presidente do Sindicato dos servidores públicos fez referencias ao privilégio que determinados servidores detêm por terem participado de campanha política. Segundo ele, alguns colegas se se recusam a trabalhar porque fizeram campanha e os demais tem que conviver com este tipo de situação. “Para agravar, ainda temos que conviver com reajustes diferenciados e com a falta de uma política clara de reajustes. Isto massacra a cabeça do trabalhador”, afirmou.

Agostini concluiu dizendo que o Sindicato tem dado exemplo “de participação” ao chamar constantemente os Vereadores e o Executivo para dialogar com o objetivo de buscar uma forma mais justa de sanar as disparidades existentes, mas que esse diálogo não ocorre a contento.

A Vereadora Rosane Simon acompanha a situação dos servidores municipais de perto e tem buscado  a interlocução entre a categoria, o legislativo e o executivo. Ela lembrou que desde o primeiro ano do seu primeiro mandato acompanha a evolução das mobilizações dos servidores por valorização salarial. “Por conta da seriedade e da força com que esta gestão que está a frente do Sindicato realiza a sua luta, a categoria está retomando as suas bandeiras. O reflexo disto é que tem conseguido algum percentual de aumento real, como aconteceu nesta última campanha”, disse Rosane.

A Vereadora recordou que em uma das mobilizações recentes o município, através de um documento assinado, assumiu o compromisso de encaminhar um estudo de todos os salários dos servidores para que dentro das possibilidades pudessem eliminar as diferenças existentes entre os quadros salariais. “Até agora não há nenhuma proposta neste sentido e gostaríamos todos de saber se o executivo desistiu dessa ideia ou se há alguma ação para resolver esta questão. Infelizmente, a cada ano, devido a falta de uma política clara, o executivo tenta apagar incêndio com propostas isoladas, que só pioram o quadro geral”.

Rosane disse ainda que a omissão do executivo faz com que a categoria tenha que ficar em alerta sempre e parabenizou a firmeza do Sindicato em defender a categoria. “Esta gestão tem foco na defesa da categoria. Por isso conquistou o aval dos servidores que estão também firmes em sua luta e nosso mandato está com vocês”, concluiu.

Ordem Auxiliadora da Senhoras Evangélicas recebeu homenagemParticiparam desta Sessão Legislativa a Presidente da Oase-Centro Luíza Porcher, a Pastora Ana Isa
dos Reis, a Senhora Lori Jandrey e o Presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana - IECLB, Oldemar Ketzer. O Poder Legislativo prestou homenagem pelo transcurso do
Centenário do grupo da Oase-Centro, pertencente à popularmente conhecida "Igreja do
Relógio".


“Não poderia deixar de homenagear este grupo citando a mãe da Pastora Ana”, disse a Vereadora Rosane Simon, dirigindo-se as convidadas. Lembrando também do trabalho solidário e voluntário exercido pela OASE, Rosane fez referência ao amor com que as Senhoras Evangélicas realizam o seu trabalho. “Há tantas pessoas que precisam dos gestos de solidariedade e também de carinho na nossa comunidade. Recentemente quando houve uma enchente forte em Santa Catarina, a Pastora Ana lembrava sempre dos que estavam passando por necessidades e ficava dividida entre seus familiares e o seu trabalho aqui. Esta mulher tão jovem e que tem uma capacidade e uma maturidade que envolve a todos simboliza a energia e a força deste grupo de mulheres, de todas as idades que se dedicam ao próximo. Esta é uma homenagem merecida ao trabalho desta equipe fantástica com quem tenho um convívio que alegra a alma”, disse a Vereadora.

Pequeno expediente
Ao ocupar o espaço do pequeno expediente, Rosane fez um relato da 17ª Conferencia Estadual do PCdoB no estado, citando a eleição da Deputada Federal Manuela D'avila como a primeira mulher Presidenta do Partido no Rio Grande do Sul. Rosane também falou do crescimento do PCdoB, demonstrado no ato de boas vindas realizado na conferência para novos militantes do Partido, entre eles o ex-goleiro do Grêmio Mazzaropi, o jornalista da RBS André Machado e a ex-senadora Emília Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário