quinta-feira, 18 de julho de 2013

Unidade da Classe Trabalhadora faz a diferença nas ruas

Resumo da Sessão Legislativa. 15 de julho de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Em seu pronunciamento utilizando os espaços do pequeno expediente e da comunicação de liderança, a Vereadora e Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí Rosane Simon comentou o Dia Nacional de Mobilização com Greves e Paralisações ocorrido no último dia 11, também em Ijuí. “A despeito de a grande mídia ter dito que foram poucos trabalhadores nas ruas, a verdade é que esta mobilização uniu os trabalhadores em todo o Brasil e paralisou a grande maioria da nossas capitais, demonstrando a importância da unidade das Centrais Sindicais e de toda a classe trabalhadora”.

A Vereadora e Sindicalista relatou as revindicações dos trabalhadores levadas às ruas e salientou uma das principais demanda dos movimentos sociais: a necessidade de uma reforma política no país. “Quando se dá a ideia de o povo decidir, o congresso não houve o clamor das ruas. A Presidenta Dilma, respondendo a este clamor, encaminhou a proposta de um plebiscito ao Congresso e este, rejeitou a proposta. Temos que ter consciência de que o atual sistema político é perverso e contribui para que sejam eleitos políticos que não tem compromisso com o povo e sim com as empresas e corporações que financiaram as suas campanhas”, disse.

Falando sobre a mobilização realizada em Ijuí, Rosane novamente salientou a unidade da classe trabalhadora. “Reunimos todos os sindicatos de trabalhadores em Ijuí, das mais diversas categorias, além de sensibilizarmos a sociedade para se juntar a nós, nas justas bandeiras de luta que são do povo. Estiveram conosco o movimento estudantil, os aposentados e a juventude que nas ruas, mostraram a sua cara, as suas bandeiras e que queremos avançar nas mudanças. Precisamos que esta unidade tenha continuidade porque ainda teremos muita luta pela frente”, concluiu.

Movimento Pró-Universidade Federal recebe apoio do Legislativo
João Pedro Fagundes coordena o movimento
Pró-Universidade Federal
Como convidados desta sessão estiveram presentes os representantes do Movimento Pró-Universidade Federal, que tem por objetivo organizar a sociedade regional para a conquista de um campus para a região. Estiveram presentes o Coordenador do Movimento, João Pedro Fagundes, a Vice-Prefeita de Ajuricaba, Velanir Bagolin e a diretora do 31º Núcleo do Cpers, Ida Dettmer.

Em sua saudação a Vereadora Rosane Simon cumprimentou os representantes do movimento “que seguem nessa luta de trazer a Universidade Federal para a nossa região”. Rosane Simon complementou dizendo da importância desta mobilização para o desenvolvimento local. “Tanto o mandato do PCdoB quanto a entidade que dirijo, o Sindicato dos Empregados no Comercio de Ijuí, vamos nos somar a esta luta. Somos parceiros de todo o movimento que coloca como protagonista a classe trabalhadora e o povo nesta demanda fundamental que é a de possibilitar o amplo acesso a educação pública, gratuita e de qualidade”.

Falta de fiscalização favorece desmandos da Corsan
Comentando as colocações do Vereador governista Marildo Krombauer, que cobrou da Corsan o fechamento dos buracos abertos na construção e reparo das redes de água e saneamento, Rosane Simon lembrou que muito do que ocorre é por falta de fiscalização do município. “É verdade que temos problemas no fechamento das valas abertas pela Corsan, como também é verdade que é obrigação do executivo a fiscalização e notificação da empresa responsável. Falta ao município, não só neste caso, fazer a fiscalização para garantir que a Corsan cumpra o contrato”, disse. Rosane complementou dizendo que mesmo a manutenção que é de obrigação do município deixa a desejar, principalmente nos bairros e no interior.

Agentes de segurança querem a
regulamentação da categoria
PCdoB realiza debates sobre a participação no governo
Para encerrar, lembrou que o PCdoB realiza neste ano o seu 13º Congresso Nacional em que irá debater os dez anos de participação em governos democráticos e populares no Brasil. “Além de debater as teses do 13º Congresso, teremos as etapas municipal e estadual destes debates. Em Ijuí no final do mês de setembro e o congresso estadual no final do mês de outubro. É um debate importante, quando sabemos que precisamos intensificar, dentro deste governo, as nossas lutas por mais avanços e conquistas, pois existem várias demandas da população que ainda precisam ser atendidas”.

Federação dos agentes de vigilância quer a regulamentação da categoria
O Presidente da Federação Profissional dos Trabalhadores em Segurança Privada do Estado do Rio Grande do Sul, Claudiomir da Silva Brum, utilizou o espaço reservado a tribuna popular e pediu o apoio do legislativo de Ijuí para a aprovação da PEC 039/99, que regulamente a profissão de agente de segurança privada no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário