quarta-feira, 31 de julho de 2013

Partido se prepara para eleições internas

Reunido na noite desta segunda-feira (29), o Comitê Municipal do PCdoB de Ijuí definiu a data da sua Conferência local, que acontecerá no dia 28 de setembro, as 14hrs, no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí.

As conferências municipais, estaduais e a nacional, objetivam a troca das direções nestas instâncias, mas principalmente, realizam o debate das teses do PCdoB para a atualização do Programa Socialista para o Brasil no 13º Congresso Nacional que se realizará de 13 a 15 de novembro em São Paulo.

O Programa Socialista, que foi aprovado no congresso de 2009, contém um novo projeto nacional de desenvolvimento e uma plataforma de luta por reformas estruturais democráticas, que está em plena vigência, é atual e acaba de ser confirmado pelo Comitê Central nas teses para o 13º Congresso Nacional.

A pauta principal dos debates abordará prioritariamente o balanço de uma década do ciclo de governos democráticos e progressistas no Brasil iniciado em 2003, com Lula e Dilma. E a partir dele, extrairá as lições do período, para orientar as lutas do povo brasileiro pela ampliação e aprofundamento da democracia, o fortalecimento da soberania nacional, o desenvolvimento, a integração regional e o progresso social. Os debates também vão atualizar a perspectiva para o Brasil, para a construção do Partido nesta realidade inédita e analisar a realidade internacional, com foco na crise do capitalismo, nas transições no plano geopolítico e nas lutas dos trabalhadores e povos pelo socialismo.

“A atual direção tem como tarefa realizar um plano de mobilização para a Conferência Municipal que já começou com a reorganização das bases partidárias. Estamos organizados em bases de atuação na área da saúde, educação, comerciários, juventude e bairros”, explica o Presidente do Partido, Ângelo Schiavo.

Um dos pontos altos deste processo ocorrerá no dia 14 de setembro, quando estará em Ijuí uma caravana com diversas lideranças do PCdoB para realizar o debate das teses para o 13º Congresso. “Até lá realizaremos diversas atividades de debate das teses, ampliando ao máximo a participação da nossa militância e da sociedade. É um processo amplamente democrático e aberto, para o qual todos estão convidados a contribuir, colaborando com o nosso programa partidário para o País”, concluiu Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário