terça-feira, 28 de maio de 2013

Quadro de funcionários do executivo apresenta indícios de irregularidade

Resumo da Sessão Legislativa. 27 de maio de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas


Em sua última sessão na Câmara de Vereadores, Ricardo Pittas apresentou supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As denúncias foram encaminhadas ao vereador que, após pedido de informação ao executivo de documentos com relação de cargos e funções, verificou casos de cargos que estão em desvio de função e funcionários que os trabalhadores desconhecem, por não comparecerem ao local de trabalho. Segundo estes dados, existem pelo menos três cargos supostamente irregulares na Secretária de Meio Ambiente.

“Estes cargos geram estranheza. Vamos aprofundar esta semana a investigação destas denuncias e também de outros funcionários que estão em desvio de função. Sabemos que existe sindicância sobre estes casos, mas é preciso agirmos com cuidado”, afirma o vereador.
Ricardo Pittas relatou que recentemente houveram apontamentos do Ministério Público sobre diversos cargos no executivo que, pela característica do desempenho da função, deveriam ser cargos concursados e estavam com uma nomenclatura de chefia para se tornarem cargos de confiança. “Existem cargos por exemplo, de porteiro do lixão, ou cargo para limpeza do Bosque dos Capuchinhos”, diz.

Moradores do Tiarajú voltam a sofrer com poluição de arroio
Um dos afluentes do Arroio Moinho, que corta o Bairro Tiarajú, voltou a demonstrar sinais de contaminação neste final de semana. Os moradores sofrem com o mau cheiro e há mortandade de peixes.
O caso e bem antigo. Testes realizados em 2006  confirmaram a hipótese inicial que apontava para redução do oxigênio na água. Com base no laudo, no dia da ocorrência, a situação estava particularmente agravada devido à descarga de grande geração de efluentes urbanos domésticos com altas cargas orgânicas, incluindo sabões, detergentes, proteínas, uréia, fosfatos e amoníacos que comprometeram a disponibilidade de oxigênio para os peixes acarretando a mortandade.

“Temos noticias que há uma empresa que joga seu esgoto nesse arroio. O município está alegando que a responsabilidade de fiscalização é do estado. O que queremos é que as providências sejam tomadas, já que este é um problema recorrente”.

Comentando o discurso do vereador Marildo Kronbauer, Pittas voltou a denunciar o uso de secante para limpar o mato ao lado dos trilhos de trem que cortam a cidade. “A questão é mais grave, porque recebemos a denúncia de que o secante é despejado por um trem, enquanto este passa pela via férrea e me preocupa muito o despejo de veneno em meio a área urbana”, disse.

Presença do secretário de Desenvolvimento Urbano
Com a participação do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ubiratan Erthal, os vereadores puderam indagar o gestor sobre questões como mobilidade, obras e embelezamento do município.
O vereador Ricardo Pittas questionou a atual gestão com relação ao plano de mobilidade e por que ele ainda não estava em prática. Outra preocupação apresentada pelo vereador Pittas foi a falta de fiscalização de obras e a necessidade de um cuidado maior com o embelezamento da cidade.

“Apresentamos várias questões relativas a problemas na área urbana e rural e ao que me parece, a única fiscalização que existe é por parte dos cidadãos. Cito como exemplo o caso de uma calçada que estava sendo construída de forma irregular e a mobilização das pessoas nas redes sociais, foi que surtiu efeito, pois a obra teve de ser refeita”, comenta.

A Assistente Social da APAE/Ijuí Sissa de Aguiar
e a Presidenta da entidade, Marina Odete Kuss
APAE e negligência da Boate Kiss
A direção da APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Ijuí, também se fez presente na sessão de ontem (27). A diretora Marina Odete Kuss, falou sobre a Instituição. Pediu segurança na área da sede, também comentou sobre o projeto de abrigos para as pessoas carentes que frequentam a APAE.

“Buscamos parcerias para ver de que forma é possível dar para essas 10 pessoas um local digno de moradia. Aproveito para convidar para o tradicional churrasco, no 16 de junho, ao valor de 30 reais”.

O vereador saudou a criação Núcleo de Amigos, Parentes e Sociedade em Geral na Defesa dos Direitos dos Cidadãos Vítimas da Negligência do Caso Kiss – Santa Maria, que aconteceu ontem na Praça da República. “Ainda bem que não tivemos nenhuma tragédia hoje. Pois estávamos com o plenário cheio e percebemos o quanto demoramos, sem nenhum pânico, para evacuar este local. Imaginem o que teria acontecido em uma situação de risco”.

Indicações
Foram realizadas indicações de conserto de buraco feito pela CORSAN na Travessa Amapá esquina com Dona Leopoldina e também na Rua Mato Grosso próximo a Escola Ijuizinho

Outra indicação feita pelo gabinete foi a poda de árvores na Travessa Amapá. Os galhos estão obstruindo a iluminação pública e no meio da rede de energia, sujeito a curtos circuitos em caso de vento.

Tribuna Popular foi ocupada por evangélicos
O pastor, conferencista, radialista, empresário e segundo vice-presidente da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas O Brasil para Cristo, Jorge Fontoura, ocupou o espaço da Tribuna Popular nesta sessão. A Tribuna Popular é um espaço destinado a entidades e pessoas que queiram se manifestar. Ela ocorre sempre na ultima sessão do mês, sendo indicada por um gabinete da Câmara de Vereadores, assim como manifestou-se Dionato de Oliveira, diretor do Movimento LGBT Pensar.

Evangélicos lotaram o plenário do legislativo ijuiense
 A manifestação, realizada com o plenário absolutamente lotado de evangélicos foi para demonstrar a posição destas entidades contra o Projeto que institui o Dia Municipal de Combate a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, apresentado pela Vereadora Rosane Simon em co-autoria com outros vereadores.

Fontoura afirmou que os evangélicos respeitam os homossexuais, contudo veem como pecado, a partir da palavra de Deus, a prática do homossexualismo. Citando trechos da bíblia, argumentou que essa opção pode ser mudada. “Temos vários participantes da nossa congregação que eram traficantes, travestis e homossexuais, que hoje já não realizam mais está prática, se arrependeram da vida que levavam”.

Segundo o pastor, o Dia de Combate à Homofobia vai “incentivar uma prática que é contrária à palavra, àquilo que Deus deixou”. Ele solicitou que os vereadores pensem antes de votar e atentem para o fato que “quando estamos separados de Deus, não há benção. A decisão de vocês irá repercutir no céu”, comentou Fontoura.

Paulo Braga é integrante do  Movimento LGBT Pensar de Ijuí e estava presenta na sessão. Ele acredita que é uma posição pessoal do pastor considerar os homossexuais pecadores. Segundo ele, o homossexualismo é mascarado “por medo e preconceito da família e da sociedade”.
Paulo discorda do argumento de que apresentado pelo Pastor Jorge Fontoura de que é possível optar em rejeitar a homoafetividade. “Sabemos que não é uma opção. A criança, o adolescente, não sabe o que se passa e é julgada, pela escola, pela sociedade, pelos pais. Acaba descobrindo quando esse sentimento é maior e não consegue lutar contra. Isso não é uma escolha. Ela nasce assim”.

Ele comenta que o projeto refere-se a combate a violência e a discriminação pelas diferenças. “Não queremos um dia do Orgulho Gay, queremos respeito, assim como respeitamos. Assim como os crentes e cristãos são discriminados, os homossexuais também são”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário