domingo, 28 de agosto de 2011

Novo comitê municipal é debatido pelo PCdoB

Militantes do PCdoB de Ijuí tiveram uma agenda cheia neste sábado (27). Em virtude da proximidade da conferência municipal do partido, duas atividades foram realizadas, o Fórum de Debate Amplo e uma reunião do comitê. Ambas as atividades tiveram como pauta principal a avaliação dos trabalhos da atual direção no Comitê Municipal.

O Fórum de Debate Amplo, tem por finalidade debater questões de partido e da cidade e reuniu-se na manhã deste sábado. Como encaminhamento do fórum anterior, foram debatidos o funcionamento e a organização das sedes dos bairros e dos ginásios municipais. A avaliação construída pelo fórum é de que as sedes e os ginásios são sub utilizados, além do fato de que, na grande maioria dos casos, não existe uma gestão comunitária nestas sedes, sendo os presidentes braços políticos do executivo municipal, atuando sem autonomia e inserção comunitária.

Como encaminhamento o partido constituiu uma comissão que irá recolher dados, formular propostas e apresentar relatos sobre esta questão, a fim de disputar espaço e militar organizadamente nos bairros da cidade.

Em seguida, um relato de pontos positivos, negativos e de desafios para a próxima gestão, produzido pela executiva, foi apresentado neste fórum. Os presentes puderam também contribuir nesta avaliação que seria pauta da reunião do comitê, pela tarde.

Avaliação positiva
A reunião do Comitê Municipal teve como pauta encaminhar uma proposta de nomes para compor o comitê na próxima gestão, deliberar sobra a avaliação da atual direção realizada pela Executiva e pelo Fórum de Debate Amplo, além de encaminhar uma agenda de mobilização para a conferência municipal.

Alguns pontos positivos apresentados foram a manutenção do protagonismo do partido no cenário político de Ijuí e a regularidade das atividades de direção. O partido conseguiu manter a reuniões regulares de sua executiva, com resultados positivos no balanço e nos avanços conquistados por algumas secretarias. As finanças partidárias estão em dia e investimentos foram feitos na sede do partido com uma reforma e compra de equipamentos. Na comunicação, dois veículos próprios foram efetivados, o blog PCdoBIjuí e a impressão de uma versão da Classe Operária local, este último ainda sem periodicidade.

O mandato da vereadora Rosane Simon é outro ponto positivo, que deu ao partido inserção e atuação efetiva no debate político local. Com isto houve também uma renovação das lideranças eleitorais, sendo a vereadora a segunda candidata a deputada estadual mais bem votada na cidade, com quase 5300 votos, na primeira eleição em que o partido não contou com o nome de Junior Piaia como candidato em Ijuí.

Como pontos negativos foram elencados a falta de um funcionamento mais orgânico de algumas secretarias e dos encontros das bases partidárias o que é fundamental para a inserção do PCdoB nos movimentos de massa.


Ângelo Schiavo deverá continuar na
presidência do partido
“Tivemos um período muito difícil para o partido no qual renovamos nossa direção e nos reorganizarmos internamente. Acho que superamos com tranquilidade esta fase, chegando novamente a um período pré eleitoral com boas perspectivas e com protagonismo no município”, disse o presidente Ângelo Schiavo.

Após a avaliação, o comitê estudou a proposta da executiva com nomes para compor o novo comitê. Ao final, o consenso foi atingido e uma renovação de 25% será apresentada como proposta na conferência municipal. A tendência é de que Ângelo Schiavo permaneça na presidência do PCdoB em Ijuí. Uma serie de encontros de bases também serão organizadas em preparação para a  conferência municipal. Duas delas acontecem neste sábado, dia 03. A reunião da base da universidade será pela manhã, as 9 horas. A base da educação reúne-se a tarde, as 16 horas. Ambas acontecerão no comitê do partido.

A Conferência Municipal do PCdoB será no próximo dia 16 de setembro, as 19:30 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário