terça-feira, 3 de maio de 2011

Trabalho aos domingos volta a assombrar comerciários de Ijuí

“O capital não conhece fronteiras e tenta de todas as maneiras invadir o espaço reservado para o descanso do trabalhador”, exclamou a vereadora Rosane Simon, na sessão legislativa desta segunda-feira (02).

Rosane, que também é a presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, relatou aos colegas vereadores as constantes pressões de grandes redes lojistas sobre os trabalhadores do comércio. “Quero dizer primeiramente, que não sou contra aos investimentos que vem para a nossa cidade, gerar emprego e renda. Mas estes empreendimentos devem respeitar as leis vigentes. Uma rede lojista que abriu em nossa cidade nesta semana, anuncia em todo os seus materiais publicitários que abrirá todos os domingos, desrespeitando a lei e novamente avançando sobre o descanso do trabalhador do comércio, que já tem uma jornada de trabalho dura e intensa”. A vereadora referiu-se a Beck's Store, que anuncia a abertura de sua loja aos domingos.

Em seu relato, a vereadora lembrou que a grande maioria dos comerciantes e lojistas da cidade de Ijuí são parceiros nesta luta contra a abertura aos domingos. “Conversamos com diversos lojistas de nossa cidade, e inclusive somos procurados por alguns, nos solicitando para intervir nesta causa. De nossa parte vamos fazer todo o necessário para garantir o domingo dos trabalhadores do comércio. Mas é preciso que os lojistas de Ijuí, contrários a ideia, também façam as suas manifestações ao seu sindicato, o SINDILOJAS, expressando a sua contrariedade com esta medida de uma rede de fora da cidade”.

Nesta mesma sessão, esteve presente a coordenação do Conselho Tutelar de Ijuí, que  falou aos vereadores de suas ações e dificuldades neste novo mandato tutelar. Muito indignada, Rosane fez referência a fala das conselheiras, sobre a situação de crianças e adolescentes no município. “As conselheiras falam aqui da necessidade e da responsabilidade dos pais em educar, dar carinho e amor aos seus filhos. Eu quero deixar aqui uma pergunta: que educação, que carinho e amor pode dar aos seus filhos um trabalhador que já enfrenta uma jornada de trabalho de 15, 16 horas durante a semana, e agora vê ameaçado o seu domingo de descanso e de convívio familiar?”

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí já estuda medidas contra a abertura deste estabelecimento aos domingos. “Estudamos medidas judiciais e estamos mobilizando a nossa base sindical para ações concretas. Temos a certeza de que contamos com a sensibilidade e a compreensão do conjunto da classe trabalhadora e da comunidade a nosso favor”, disse Rosane Simon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário