quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Superintendente da Agência Nacional do Petróleo cumpre agenda na região

O Chefe de Assessoria Técnica na Diretoria Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)  Edson Silva, esteve em Ijuí e Santa Rosa, nesta segunda-feira (17). Edson visitou a região a convite da vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, para encontros com empresários e entidades a fim de enfatizar as oportunidades que podem ser aproveitadas pelas indústrias locais com o pré-sal e a produção de biocombustíveis.

Edson Silva, que é um quadro do PCdoB, sublinhou que é o momento de as prefeituras da região e as indústrias locais aproveitarem o contexto econômico atual, fomentado pelo petróleo e biocombustíveis.

Visita à Ijuí
Edson Silva esteve também em Ijuí, onde fez uma visita as intalaçãoes da planta de biocombustivéis da Camera Agroalimentos acompanhado da vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, do Presidente do PCdoB de Santa Rosa, Vinícius Puhl, do vereador santarosense Paulo Paim e da vereadora ijuiense Rosane Simon.

A comitiva foi recepcionada pelo engenheiro João Artur Manjabosco e pelo gerente industrial de biodiesel, Marcelo Landa Cardoso. De início, em breve reunião, João Artur explanou os objetivos da empresa na região, dentro do cenário da produção de biocombustíveis no Brasil e no mundo e em seguida, todos foram guiados por uma visita as instalações industriais.

A vereadora Rosane Simon destacou a importância desta cadeia produtiva. “As políticas desenvolvidas nos últimos anos na área de energia tem priorizado a soberania do país com um diferencial muito importante que são os biocombustiveis. Com esta nova perspectiva, nossos agricultores tem novas e diferentes oportunidades para produzir e ajudar a desenvolver a região”. Rosane ressaltou também a importância da visita de Edson Silva e do seu significado. “Tivemos um contato muito direto com as perspectivas e as necessidades deste setor produtivo. Foram informações importantes que nos dão a dimensão dos investimentos realizados na região e do desenvolvimento que estes investimentos trarão para o setor agricola”.

Em Santa Rosa, Edson participou de uma coletiva com a imprensa e depois de um almoço com prefeitos da região de Santa Rosa, representantes do meio empresarial, de universidades e faculdades.   

Segundo o superintendente da ANP, esta cadeia produtiva é a mais pujante da economia brasileira nos últimos anos. “São grandes as potencialidades oferecidas pela indústria de petróleo e gás, incluindo a cadeia de serviços e equipamentos”, disse. Em novembro de 2010, o Brasil alcançou produção recorde de petróleo, que chegou a aproximadamente 52,089 milhões de bbl/dia (sem o pré-sal). Hoje, 11% do PIB é proveniente da exploração de petróleo e gás natural. Para 2020, esse índice deve chegar a 20%.

Engº João Artur Manjabosco, Paulo Paim, Vinícius Puhl, Sandra Padilha, Edson Silva, Rosane Simon
Para a prefeita em exercício de Santa Rosa, Sandra Padilha, a visita foi de grande importância para o esclarecimento de dúvidas com relação a este setor da economia. “A visita do Dr. Edson Silva representa um marco para o arranjo social produtivo da região, pois permitiu conhecer o nosso potencial na produção do Biodiesel, em especial da empresa Camera, bem como os projetos, produtos e serviços da Biotechnos. Além disso, o almoço com lideranças empresariais, políticas e acadêmicas oportunizou o conhecimento da abrangência dos serviços prestados pela ANP e suscitou a possibilidade do setor metal mecânico na produção de equipamentos voltados a extração do Pré-Sal. Oportunidades para a agricultura familiar com a produção de oleaginosas como o girassol e a canola. Enfim representou a aproximação da ANP com o potencial produtivo da nossa região”, destacou a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário