domingo, 6 de junho de 2010

Candidatura de Rosane Simon à Assembleia foi referendada pelo PcdoB/Ijuí neste final de semana. Decisão sobre candidatura de Junior Piaia ficou para a Conferência Estadual


O PCdoB de Ijuí realizou, nesta gelada manhã de domingo (06), a sua conferência municipal. Cerca de 50 militantes estavam presentes para analisar as propostas em pauta. O partido debateu a coligação para as eleições presidenciais e ao governo do estado, a coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para as eleições proporcionais, os nomes de Rosane Simon e Junior Piaia como candidatos do partido em Ijuí as eleições proporcionais, respectivamente a Assembleia Gaúcha e a Câmara Federal e a eleição de delegados para a conferência estadual no próximo dia 13 de junho.
A conferência foi iniciada pelo presidente do partido, Ângelo Schiavo, que explicou aos presentes a dinâmica do processo e fez um relato sobre o cenário político. Para Ângelo, o PCdoB é protagonista principal e se apresenta com suas bandeiras renovadas. “Temos uma participação importante desde o início do governo Lula e o nosso posicionamento sempre ao lado das lutas do povo brasileiro confirmam nossas bandeiras históricas de luta com energia renovada, vívida”.
A seguir a palavra foi passada a Junior Piaia que expressou inicialmente sua alegria em viver este momento, em que a militância de Ijuí marcava presença para debater os rumos do partido e os interesses da nação. Para Piaia este é também um momento especial porque o debate político se faz sob uma perspectiva nova na qual os avanços progressistas no país são uma realidade. Sobre a conjuntara para as eleições 2010, especificamente no estado, Piaia sublinhou o protagonismo do PCdoB neste momento pré-eleitoral. “Atuamos de maneira conjunta, PCdoB e PSB, e conseguimos demonstrar que é necessário uma renovação na esquerda em nosso estado, sem o modo exclusivista de o PT atuar. O candidato Tarso Genro e alguns dirigentes tem sinalizado que entenderam este recado e demonstram uma visão menos hegemônica sobre processo eleitoral e sobre a proposta de uma esquerda renovada, capaz de dar resposta aos anseios do povo gaúcho e principalmente, alinhar o estado ao projeto nacional de desenvolvimento conduzido por Lula”. Piaia explicou ainda que o maior desafio do PCdoB nestas eleições é crescer e por isso amplia suas candidaturas proporcionais com este objetivo. Sobre concorrer a Câmara Federal, Piaia deixou claro que não é a sua opção neste momento, mas pediu aos conferentes que deixassem a questão em aberto para ser resolvida na conferência estadual.
Após estas manifestações iniciais, a palavra foi aberta ao plenário. Antes porém, Ângelo apresentou os filiados Alisson Legonde, Luciano Scheer e Márcio Sena, eleitos para o DCE/Unijuí e que tomariam posse na segunda-feira seguinte (07).
Em sua fala, a vereadora Rosane Simon fez um comparativo entre os avanços e conquistas sociais do governo Lula em relação ao cenário neoliberal do período de governo do tucano FHC. “Nós precisamos avançar e não retroceder. E o progresso, o avanço, é representado pela projeto da candidata Dilma Rousseff, a candidata do Lula. Serra, o candidato tucano, representa o retrocesso, a lógica das privatizações e do mercado, que nos levaram a esta enorme crise mundial que nós só estamos superando porque Lula e Dilma pensam no povo”, disse.
Sobre a sua pré-candidatura, Rosane expressou a disposição em concorrer. “Minha pré-candidatura não é um desafio pessoal. É uma construção do nosso partido e é uma candidatura do povo, das mulheres, dos trabalhadores e dos aposentados. Muita gente sabe que vamos concorrer sem a montanha de dinheiro e de recursos que muitos partidos tem e isso é verdade. Mas nós temos projeto e contamos com a energia e a disposição de vocês, a nossa militância, e o apoio de várias pessoas dos mais diversos setores sociais que veem no partido e no nosso mandato como vereadora um caminho para uma proposta que os represente na Assembleia Legislativa”.
Após as falas da plenária, as propostas foram colocadas em votação sendo aprovadas em bloco com uma salva de palmas. A plenária ainda elegeu 15 delegados e 3 suplentes para a conferência estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário