segunda-feira, 29 de março de 2010

Festa do PCdoB em Ijuí teve homenagem e bolo de aniversário. Campanha de filiação filia primeira militante

O dia era de festa e não podia ser diferente. Apesar da chuva que ameaçou a concentração nas primeiras horas da manhã, o sol apareceu com força e fez-se um lindo dia. Com bandeiras e camisetas do partido e munidos de material impresso, militantes do PCdoB de Ijuí reuniram-se na Praça da República, no centro da cidade para comemorar os 88 anos do partido. “Temos muito o que comemorar. Não são somente 88 anos de luta e vida partidária, são também 25 anos de legalidade. Hoje o partido está vivo, atuante e pode, como tem feito, debater e apresentar a sociedade o seu projeto para o Brasil. Estamos felizes por isso”, disse Ângelo Schiavo, presidente do partido no município. O segundo número do jornal “Ijuí Colmeia Socialista” foi distribuído para a população. “Em outras épocas muito nos foi tirado, e nada nos falta mais do que a liberdade. Nosso jornal expressa este momento: a liberdade e a alegria de compartilhar, de poder expressar nossas ideias”, disse a vereadora Rosane Simon.

Mas o melhor estava reservado para a tarde quando os militantes reuniram-se na sede do partido para uma confraternização que emocionou a todos. Com a presença de cerca de 70 filiados, Ângelo fez inicialmente uma breve fala sobre o momento que vive o partido, sobre o projeto eleitoral no estado e sobre os desafios que temos pela frente. “Tiramos como resolução do nosso comitê a pré-candidatura da vereadora Rosane Simon a Assembleia Gaúcha. Não é uma tarefa fácil como também não foi fácil o partido chegar aos seus 88 anos. Tenho certeza que temos força para esta e muitas outras realizações”, disse.

A seguir a palavra foi passada a vereadora Rosane Simon. Rosane relembrou um pouco de sua trajetória política e expressou o sentido de grande responsabilidade mas também de muita alegria que é representar o PCdoB nestas eleições. “Carregamos conosco o legado de várias gerações de comunistas. Manter este legado intacto, ampliando a luta e a participação do partido na vida política nacional é a tarefa que todos temos pela frente. Este momento aqui, com todos vocês, nos anima porque percebemos muita alegria e muita vitalidade em cada um”, disse.

“Nós não somos iluminados, nós somos homens do povo, com nossos defeitos, com nossas qualidades, com nossas vaidades e com nossos esforços”. Foi assim, parafraseando João Amazonas, que Israel Rocha repassou a homenagem que recebeu a cada um dos presentes. Com orgulho, dirigindo a palavra aos jovens, disse: “Enquanto eu respirar, o meu último respiro na terra há de ser pelo PCdoB”.

Israel foi homenageado pelo Comitê Municipal pelos 42 anos de militância no partido. Ele filiou-se um dia após o decreto do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em 1968. “Eu não sou de origem do partido, sou de origem dos homens que tinham o bigode como documento. Mas foi no PCdoB que eu encontrei compreensão. Não me arrependo de nada que fiz, me arrependo do que eu não pude fazer”, completou. A homenagem foi iniciada pelo seu contemporâneo, Agenor Castoldi, que fez uma releitura dos tempos em que ambos estavam na clandestinidade (Leia aqui). Israel Rocha recebeu um quadro das mãos de Junior Piaia, relativo a data.

Terminada a homenagem, todos os presentes confraternizaram. A festa teve cachorro-quente e bolo e á claro, parabéns para o PCdoB. Além das comemorações, a primeira filiação da nova campanha de filiações também aconteceu no mesmo dia. A nova militante é Cristiane Wagner Goulart.

Veja abaixo as fotos do evento:




Um comentário:

  1. PARABENS, Partido e aguerridos camaradas presentes às comemoraçoes do PCdoB,em Ijui! Bonita festa, belas e merecidas homenagens!
    Orgulha-me muito pertencer a um partido que comemora 88 de lutas e sabedoria com a alegria e a vivacidade de uma criança! Parabéns a nosso jovem presidente, nossa vereadora, nosso sempre Piaia, nossos camaradas de longa data (alguns suas histórias se confundem com a do partido, né Rocha, Castoldi...!) e nossa saudaçao e alegria aos novos filiados e militantes! Bjs a todos

    ResponderExcluir