segunda-feira, 30 de novembro de 2009
IBOPE na berlinda
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Ângelo Schiavo é eleito delegado para a etapa estadual da conferência das cidades

A proposta é dar início na comunidade ao debate do plano diretor do município, que se estenderá por todo o ano de 2010. Estiveram presentes ao evento a vereadora Rosane Simon, o Secretário de Relações Institucionais do partido Agenor Castoldi e o presidente do PCdoB de Ijuí Ângelo Schiavo. Ângelo foi eleito delegado de Ijuí para a etapa estadual da conferência, como representante do DCE.
“Recebemos informações de dados estatísticos sobre o município de Ijuí e tivemos um panorama desta questão, da importância da organização das cidades, da interatividade entre as diversas questões que permeiam a organização do espaço urbano e acho que poderemos agora, nos aprofundar neste tema. O PCdoB tem um acúmulo em relação a este debate e creio que podemos trazer este conhecimento para contribuir nesta questão”.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
PCdoB é destaque na mídia nacional
Carta Capital: Os jovens vão 'estar tomando' o poder
Época: Neocomunismo à brasileira
Junior Piaia e Rosane Simon poderão fazer dobradinha em 2010

A pré-candidatura da vereadora Rosane Simon foi avaliada como positiva pelos presentes e depende de decisão do partido no estado. Rosane relatou que independentemente de ser apenas uma hipótese a sua candidatura, recebe muitas manifestações de apoio, inclusive de dirigentes de sindicatos de comerciários de várias regiões . “Tenho uma perspectiva muito positiva da minha candidatura, mas é cedo para fazer qualquer projeção”.
Apesar de ser bastante remota a possibilidade, uma possível dobradinha com Junior Piaia e Rosane Simon foi colocada em discussão. “Por onde andamos na cidade a pergunta que nos fazem é sobre o Piaia, se ele vai concorrer ou não. Creio que uma chapa com o Piaia a federal e a Rosane a estadual seria muito bem recebida”, disse Nelson de Lima, Secretário Sindical do partido. De maneira geral, os demais concordaram que esta questão é muito presente nas conversas do dia-a-dia e que deve ser considerada. A possibilidade e principalmente a viabilidade de sua candidatura necessitam de uma avaliação mais aprofundada, segundo Junior Piaia. “Fico muito feliz em ser lembrado pelas pessoas. Isto me orgulha muito porque demonstra que o trabalho que fiz em meus dois mandatos como vereador e na construção das nossas candidaturas a prefeito foi bem recebido e respeitado. Existem na região outros nomes com possibilidades e que já são trabalhados pelo partido e por isso descarto, por hora, a minha pré-candidatura”.
Para finalizar a pauta foram debatidas ainda questões referentes a organização e o trabalho das secretarias e bases partidárias. O diretório volta a se reunir em janeiro.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Ei-los em pé
que tapava essas bocas negras?
Esperavam que elas lhes lançassem louvores?
E essas cabeças que seus avós e

seus pais haviam dobrado à força até o chão?
O que esperavam?
Que se reerguessem com adoração nos olhos?
Ei-los em pé.
Homens que nos olham.
Ei-los em pé.
Faço votos para que vocês sintam
como eu a comoção de ser visto.
Hoje, esses homens pretos nos miram
e nosso olhar re-entra em nossos olhos.
Tochas negras iluminam o mundo e
nossas cabeças brancas não passam
de pequenas luminárias
balançadas pelo vento.
Jean-Paul Sartre
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Do blog do Nassif: o trivial da fome no mundo
O oco

Infelizmente a nossa mídia em geral, todas elas, daqui e de alhures, pautam seus temas, qualquer tema, pelas generalizações. Do tipo que vemos nesta matéria da RBS. Algo verossímel é veiculado e tomado como se verdade fosse. Todo vereador que está ao telefone está atrapalhando ou tumultuando? Todo vereador que conversa paralelamente com um colega está desrespeitando a sessão? Será que não estão consultando um secretário de governo, prefeito ou mesmo alguém da sociedade, sobre um projeto em pauta? A conversa paralela, pode ou não, ser uma articulação de última hora? A matéria tem seus méritos e suas verdades mas, qual o seu sentido geral? Onde quer chegar? Aponta caminhos?
Não. Por dentro, é o vazio sem sentido. Para enganar a indiarada, catequizar, "a voz interior" prega a descrença na política e a apatia em relação a esta. A generalização é a sua fachada e a mensagem, apesar de subentendida, é clara: política não presta!
Sabemos que isto não é verdade.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
"Blitz" da RBS nas Câmaras Municipais
Ijuí está entre uma das cidades em que a matéria foi gravada. Veja o resultado, comente!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Sociedade civil e a regulação da internet

A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (DIREITO RIO), lançou em 29 de outubro de 2009 o projeto para a construção colaborativa de um Marco Regulatório Civil da Internet Brasileira.
A necessidade de um marco regulatório civil contrapõe-se à tendência de se estabelecerem restrições, condenações ou proibições relativas ao uso da internet. O marco a ser proposto tem o propósito de determinar de forma clara direitos e responsabilidades relativas à utilização dos meios digitais. O foco, portanto, é o estabelecimento de uma legislação que garanta direitos, e não uma norma que restrinja liberdades.
Quem tiver interesse em participar da cunsulta, visite a página Marco Cívil.
Se quiser se inteirar sobre o tema, um texto base da consulta está disponível para baixar em .pdf aqui.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Ouça o discurso do Senador Inácio Arruda sobre a realização do 12º congresso do PCdoB
Inácio Arruda comemorou a presença do presidente Lula e da ministra Dilma, o que, a seu ver, selou o comprometimento de uma liderança popular com o projeto de desenvolvimento que o partido deseja ver implementado. Para ele, o congresso representou um momento histórico.
- O governo Lula é vitorioso em quase todos os aspectos. O povo brasileiro alcançou vitórias muito importantes - disse.
O senador também saudou a participação do presidente da União Nacional dos Estudantes, Augusto Chagas, e cumprimentou o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, reconduzido para mais um ano de mandato. Para ouvir acesse o link so Agência Senado e clique em áudio. Agência Senado.
Sites e blogues superam revistas e jornais somados

Pesquisa encomendada pelo Grupo Máquina ao Vox Populi que ouviu 2,5 mil pessoas mostra que a principal fonte de informação do brasileiro ainda é a TV com 55,9% da preferência dos entrevistados, mas o segundo já são os sites de notícias e blogues, com 20,4%, um resultado fantástico para um tipo de comunicação que ainda não chegou à adolescência. E mais fantástico ainda porque é o dobro do público que se informa por jornais impressos, preferidos de 10,5%. E quase três vezes mais do que o rádio, com 7,8%. Não pensem, porém, que a força da internet se resume à força de sites e blogues. As redes sociais já contam 2,7% da preferência dos pesquisados como fonte primeira de informação, estando à frente dass versões online dos jornais, 1,8%, e das revistas impressas, com 0,8%. Um Em relação à credibilidade, os sites e blogues jornalísticos também ocupam boa posição. Neste quesito, o rádio está em primeiro lugar com nota média de 8,21 e os sites e blogues jornalísticos estão um centésimo atrás com 8,20. Só depois aparecem TV, 8,12, jornais online, 8,03, jornais impressos, 7,99, revistas impressas, 7,79, redes sociais, 7,74, e revistas online, 7,67. Como comenta o Renato Rovai em seu blog: "Há alguns dias escrevi aqui que não se pode mais denominar de grande mídia os jornais diários brasileiros, dada a irrelevância das tiragens que têm. Esta pesquisa só reforça a tese de que cada vez mais brasileiros estão formando sua opinião de forma horizontal, a partir de espaços onde não são apenas expectadores, mas também analistas e produtores de informação". Mais informações no Meio e Mensagem.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Delegados de Ijuí participaram do Congresso Nacional do PCdoB
868 delegados de todo o país participaram da escolha, dos 954 que foram credenciados. Os 105 membros eleitos obtiveram ampla aprovação, obtendo de 100% a 95% dos votos dos delegados. Dos 868 votantes, 650 concordaram integralmente com a proposta apresentada pela comissão eleitoral e 208 delegados fizeram algum tipo de substituição na nominata. Apenas 10 votos (1,15% do total) foram anulados por não cumprirem o critério de incluir pelo menos 30% de mulheres na nominata.
“Considero o processo de consolidação do programa partidário um grande momento deste congresso. Foi importante porque cada militante, tanto nas conferências municipais e depois nas estaduais pode participar e finalmente no Congresso Nacional do partido fechamos este programa e propomos este novo Brasil, forte, soberano e justo”, disse Ângelo. Ele foi autor de 4 emendas ao Programa Socialista. Lúcia Otonelli Crescente, que contribuiu com uma emenda ao programa na questão da saúde, comenta: "Foi um momento histórico. As discussões demonstraram o compromisso do PCdoB com as lutas do povo. Cito como exemplo a decisão coletiva de intensificar o engajamento do partido no fortalecimento do SUS visando diminuir o sofrimento da população na luta para conseguir acesso a saúde. Apontamos rumos para uma sociedade mais justa, fruto do nosso acúmulo destes 87 anos presente na luta do povo!".
“Dentro do PT teve gente que achava que eu não devia mais ser candidato. Mas, no PCdoB, não havia ninguém que dissesse isso”, afirmou, agradecido também pelo fato de o partido não “ter abandonado o barco” na crise de 2005.
No domingo o congresso terminou em um ato político, com o anúncio da nova direção e o pronunciamento final de Renato Rabelo. O 12º Congresso Nacional do PCdoB, foi o maior da história do Partido. “Para mim foi emocionante fazer parte deste grande momento histórico. Este foi o maior congresso do partido e foi importante ajudar a produzir esta política expressa em nosso programa socialista e que dá rumo ao nosso projeto político que é um Brasil socialista”, disse Junior Piaia.