sexta-feira, 28 de março de 2014

Em ofício, Direção do HCI parabeniza ato solidário do PCdoB

Na última quinta-feira (27), um ofício encaminhado ao Partido pelo Presidente da Associação Hospital de Caridade Ijuí, Cláudio Matte Martins, faz referencia ao ato solidário de doar sangue, no dia do aniversário do PCdoB, realizado pela nossa militância já pelo 4º ano consecutivo.

No ofício, o Presidente do HCI parabeniza o PCdoB pelos seus 92 anos e agradece pelo “diviníssimo gesto solidário de seus militantes que espontaneamente realizaram doação de sangue, a qual ajudará muitos pacientes nesta casa de saúde”. E completa desejando que “o gesto seja perpetuado por muitos anos”.

O PCdoB de Ijuí, através de seu Presidente Júnior Piaia, expressa que no conjunto da militância “nos sentimos honrados em colaborar com os pacientes do HCI e felizes pelo reconhecimento do gesto”. Piaia lembrou que é o 4º ano consecutivo que a ação é realiza pela militância e que o objetivo é de que a cada ano, mais militantes repitam o gesto. “Iniciamos esta atividade como referência ao sangue derramado de todos aqueles que lutaram por democracia e liberdade, este também um gesto solidário. Mas uma ação destas se amplia e hoje nos sentimos agraciados com a ação que certamente repetiremos ainda por muitos anos, mobilizando cada vez mais doadores”, concluiu.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Candidatura de Piaia é confirmada pelo Comitê Estadual do PCdoB

Pelo 4º ano consecutivo militantes repetem o ato
solidário de doar sangue no aniversário do Partido

O PCdoB completou 92 anos de história nesta terça-feira (25). As comemorações em Ijuí começaram na segunda-feira a noite quando a data foi lembrada no legislativo Ijuiense pelo Vereador Ricardo Pittas. Na terça pela manhã a militância repetiu pelo 4º ano consecutivo o ato solidário de doar sangue no dia do aniversário do Partido e no final da tarde, reunidos no Comitê local, uma confraternização reunião militantes e amigos. “Estas atividades são significativas para nós não só pela importância do nosso Partido na luta democrática e social, mas também para rememorarmos a luta que travamos durante todo este tempo pela democracia e pela liberdade”, disse Rosane Simon, Vice-presidenta do PCdoB.

PCdoB confirma candidatura de Piaia e coligação com PTB
O Presidente do Partido em Ijuí Júnior Piaia, não esteve presente às comemorações na cidade. Ele cumpria tarefa no Governo do Estado como Diretor do DEFAP. Piaia é pré-candidato do Partido a Deputado Estadual e teve sua candidatura confirmada em reunião do Comitê gaúcho do Partido neste último final de semana.

Em almoço lideranças selaram coligação entre PCdoB e PTB
Nesta reunião também foi confirmada coligação com o PTB somente a Deputado Federal. A união entre as duas siglas foi selada na quinta-feira (20) em almoço em Porto Alegre, que contou com a presença das principais lideranças dos dois partidos. O encontro contou ainda com a participação do senador do PCdoB, Inácio Arruda.

A coligação foi selada pela presidenta do PCdoB estadual, Manuela D'Ávila, o presidente do PTB no Estado, Luis Carlos Busatto, além dos pré-candidatos a federal André Machado, João Derly, pré-candidata ao Senado, Emília Fernandes e o deputado estadual, Raul Carrion. Do lado do PTB, estavam presentes o presidente do Partido, o deputado federal Mauricio Dziedricki e o deputado estadual Aloisio Classmann.

Após acidente, Piaia passa bem

Na manhã desta terça-feira (25), Júnior Piaia deslocava-se para Rio Pardo, onde participaria da Expoagro Afubra. Próximo a cidade de Candelária sofreu um sério acidente, capotando o carro. Apesar dos danos materiais, Piaia passa bem. “Foi só um grande susto”, comentou.

terça-feira, 25 de março de 2014

Vereadores governistas impedem esclarecimentos sobre Parque da Pedreira

Resumo da Sessão Legislativa. 24 de março de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas


Um requerimento do Vereador Ricardo Pittas pedindo a abertura de processo por infração político-administrativa do Prefeito foi reprovado na sessão legislativa desta segunda (24). A solicitação ancora-se no artigo 120, parágrafo 2º do Regimento Interno do legislativo o qual determina que “o não atendimento do pedido de informação, ou o atendimento fora do prazo prescrito no parágrafo anterior ou a prestação de esclarecimentos falsos” sujeita o Prefeito ao processo.

O Vereador governista Darci Pretto tratou o pedido com ironia. “Me parece que a bancada do PCdoB está sem assuntos para serem trazidos a esse parlamento ou talvez não se deu por conta da gravidade do assunto que traz a bancada para discussão do plenário”. Pretto alegou que não há prova de irregularidade ou de omissão nas respostas enviadas pelo Executivo Ijuiense ao Vereador Pittas, e classificou como “perda de tempo” discutir matéria desta natureza no legislativo.

Pretto disse ainda que os pedidos de informação em questão “beiram o absurdo”, principalmente no que se refere ao horário cumprido pelo funcionalismo público municipal, informação que estaria disponível na página institucional da Prefeitura. “Esse parlamento tem muito mais o que fazer” alegou o Vereador que classificou a matéria como “esdrúxula, incabível e improcedente” e pediu aos Vereadores governistas que reprovassem a matéria.

O Vereador Ricardo Pittas disse que não falta assunto aos Vereadores e sim tempo para debater todos os problemas verificados na cidade e defendeu a proposição. “Os pedidos encaminhados visam a fiscalização da integridade da administração pública e este momento não é o de julgar o mérito mas de abertura de um processo de esclarecimentos”. Pittas lembrou que com relação ao início das obras do Parque da Pedreira o Executivo respondeu com uma data de início e com uma ordem de serviço que não podia ser emitida porque não havia licença ambiental para a obra naquele momento e desafiou qualquer cidadão a encontrar o horário efetivo de trabalho (não o horário legal) dos servidores municipais na página do governo. “Há vários funcionários que cumprem horários diferenciados dos estabelecidos na lei e esta informação me foi negada e é também negada ao cidadão de Ijuí. Deveria estar disponível, um por um, na página da Prefeitura, mas não está. Mesmo que estivesse, é uma obrigação do governo para com o contribuinte”, justificou.

O Vereador governista Marcos Barriquelo voltou a criticar Ricardo Pittas por uma agenda positiva no mandato. “Entendo que todas as proposições são importante e os pedidos de informação são feitos porque o vereador tem dúvida. Mas acho que se as respostas não estão completas ou não contemplam o Vereador pode buscar as informações diretamente nas secretarias”, disse Barriquelo que defendeu ainda que se há incorreção nas respostas “cabe buscar o direito junto ao Judiciário e ao Ministério público”.

Os Vereadores de oposição César Busnello e Ricardo Adamy também se manifestaram. Busnello lembrou que a principal função do legislativo é a de fiscalizar o Executivo e que os pedidos de informação são o principal instrumento que os Vereadores dispõe para isso. “O pedido de informação, seja o custo que tiver deve ser respondida na integra. Por inúmeras vezes eu também não recebi informações detalhadas e claras e aguardo até hoje resposta sobre uma máquina de ultrassom particular, que está na Secretaria de Saúde. Já encaminhei esta questão ao Ministério Público”.

Ricardo Adamy lembrou que o instituto que presta assessoria jurídica ao Legislativo Ijuiense já expressou que toda a documentação solicitada pelos Vereadores ao Executivo deve ser encaminhada independentemente do volume ou da economicidade.

Em votação a bancada governista, maioria na casa, negou o pedido por 8 votos a 6.

Projetos mal executados na habitação geram revolta de moradores
Usando os espaços do pequeno e do grande expediente, Ricardo Pittas relatou sua participação em uma reunião com moradores do Condomínio Boa Vista, junto com o Vereador Andrei Cossetin. Pittas relatou que graves problemas existem no condomínio e que na última semana 3 blocos tiveram corte no fornecimento de água.

“Estes condomínios foram construídos visando resolver um problema social e não para ampliar estes problemas, no entanto é o que está acontecendo”, disse Pittas. Os moradores relatam que um dos problemas são dívidas deixadas por síndicos, o que causou o corte de água por não pagamento. As ligações não são individuais, por apartamento, mas apenas uma ligação para todos os prédios.

O Vereador questionou o Executivo sobre o uso de recurso destinado para a socialização dos moradores. “São mil moradores colocados naquele bairro, largados a sua própria sorte sem saber que tinham que pagar condomínio e água e no Posto de Saúde do bairro se distribuem apenas 28 fichas de consulta por semana”, justificou. Ele disse que há outras questões que envolvem urgência como a falta de creche e escola para as crianças, por exemplo. Outro condomínio, o Júlio Taube, também já apresenta uma dívida de 100 mil reais e completou dizendo que o assunto será levado ao Ministério Público, instância que efetivamente acaba assumindo os problemas na cidade.

O Vereador relatou também visita ao IMEAB, acompanhado do colega Andrei Cossetin e do engenheiro da Secretaria de Educação, atendendo ao pedido de pais de alunos. “É triste visitar a escola com chuva e verificar as goteiras em quase todos os prédios. Na dispensa nos disseram que havia 10cm de água no chão”.

Dirigindo-se ao Vereador Bariquello sobre a questão da “agenda positiva”, Pittas se disse  feliz ao verificar que algumas medidas corretivas indicadas na visita realizada no ano passado foram realizadas mas que irão retornar na próxima chuva para verificar se ainda há goteiras. “As goteiras são consertos emergenciais”, justificou.

Anteprojeto cria a Orquestra do IMEAB
Ricardo Pittas falou também sobre os projetos que encaminhou nesta sessão. Um destes criando oficialmente a Orquestra do IMEAB. “No ano passado ouvimos a declaração polêmica do Secretário de Educação que disse que a orquestra não existia. Este anteprojeto visa a reconhecer o belo trabalho e o investimento feito na orquestra por pais, professores e alunos, oficializando esta ação na escola”.

Outro anteprojeto propõe uma política municipal de disseminação da Arte no Município de Ijuí denominada de “Arte Para Todos”. “Encaminho a proposta na intenção de que se estabeleça a democratização das mais variadas manifestações culturais nos bairros da cidade, envolvendo com pouco custo, os alunos em formação nas artes, disseminando a cultura e o aprendizado”.

Servidores públicos também recebem propostas
“Fui provocado recentemente pelo Secretário Sérgio Pires para apresentar projeto beneficiando os servidores públicos municipais e não somente críticas e por isso apresento estes dois projetos, um para a recuperação da defasagem salarial da categoria e o outro pela valorização do trabalho na Secretaria de Saúde”, explicou Ricardo Pittas.

O projeto de recuperação salarial concede índice de recuperação de defasagem salarial de 18%, além do reajuste regulamentar do INPC a todos os servidores municipais a ser pago em 3 parcelas anuais no mês de janeiro de 2015, 2016 e 2017. “Os servidores públicos municipais tem acumulado perdas salariais importantes nos últimos anos o que tem gerado greves e interrupções do serviço com importantes prejuízos a população de Ijuí. Corrigir essa defasagem resgata o respeito aos servidores e evitará novas greves, sendo de importância fundamental para o município”, acrescentou o Vereador.

Outro projeto estabelece um adicional de dedicação exclusiva correspondente a 50% do valor básico do salário de cada nível exclusivo ao exercício profissional na Secretaria da Saúde. Os servidores ocupantes dos cargos nos níveis 6, 7, 8 e 9 do Plano de Carreira do município de Ijuí poderão optar por vincularem-se ao regime de dedicação exclusiva.

“Sabemos que muitos servidores tem dupla vinculação empregatícia em virtude da baixa remuneração, causando prejuízos a vida familiar e a saúde do próprio servidor em função desta dupla jornada. Com este incentivo o mesmo terá um acréscimo qualitativo em sua vida, tanto familiar como pessoal possibilitando um desempenho melhor de suas funções”, alegou Pittas.

Ainda no mesmo espaço, fez referencia ao aniversário do PCdoB, que no dia posterior faria 92 anos. “É o Partido mais antigo neste país, sempre na luta pelos ideais democráticos ao lado do povo”, disse convidando os presentes para o ato, repetido todo ano pela militância em Ijuí, de doação de sangue.

Indicações:

- Melhorias na tubulação na Rua 12 de Outubro, em frente ao Colégio Sagrado Coração de Jesus, pois em dia de chuva acumula água pela falta de escoamento, dificultando o acesso à escola e a implantação de mão única neste trajeto, o que facilitaria o transito, principalmente em horário de entrada e saída da escola.

- Efetuar reparos na iluminação pública na Rua Inocêncio Terra, 272 – Bairro Herval, nas proximidades da Escola Emil Glitz, pois é uma via muito escura, colocando em risco transeuntes e alunos da escola.

- Melhorias no escoamento da Rua Irmãos Gressler, 137 – Centro, pois os alagamentos que acontecem junto ao prédio Tarquínio Burtet, a cada chuva trazem desespero aos moradores, sendo que esta situação já vem a bastante tempo, sendo no total 18 enchentes, onde acumula muita sujeira, trazendo muito malefícios aos moradores.

- Fechamento do buraco na Rua José Bonifácio, na altura do número 189, em frente a MB Lojas, o qual vem trazendo transtornos ao trânsito.

- Que o executivo disponibilize no site oficial no relatório de vencimentos, a quantidade de horas extras que cada servidor público fez no mês.

sexta-feira, 21 de março de 2014

PCdoB 92 anos

O Partido Comunista do Brasil comemora na próxima terça-feira, 25 de março, 92 anos de sua fundação. Homenagens serão prestadas no Congresso Nacional e também no legislativo de diversos estados. Em Ijuí, o coletivo da militância do Partido repete pelo 5º consecutivo o ato de doar sangue. Uma confraternização correrá na sede do PCdoB no final da tarde, reunindo militantes e amigos.

O ano de 2014 é especial para o Partido em virtude do momento político que o país vive, no qual diversos avanços foram alcançados nos 12 anos de Governos progressistas e também pelo crescimento do PCdoB em todos os níveis. O Presidente nacional da sigla Renato Rabelo, defende que, nesta etapa política, fortalecer o PCdoB é garantir avanços para o país. “Fazemos parte de um Partido indispensável. Defendemos seu crescimento e fortalecimento pois acreditamos que sem o PCdoB essas mudanças não irão adiante. Nossa colaboração de apoiar e impulsionar os governos está em função de objetivos maiores”, defendeu.

Renato Rabelo disse que o projeto do PCdoB para este ano é “simples, mas importante para o partido crescer e se fortalecer”. “Na Câmara Federal, nossa meta é eleger 20 deputados federais. Além disso, queremos aumentar nossa bancada de senadores, com Vanessa Grazziotin (AM), reeleger Inácio Arruda aqui no Ceará, e eleger Perpétua Almeida pelo estado do Acre. No cenário nacional, também defendemos o nome de Flávio Dino ao Governo do Maranhão, candidaturas com prestigio e grande capacidade de êxito para o projeto de fortalecer o Partido”. Aumentar a participação dos comunistas nas assembleias estaduais também faz parte das metas do PCdoB para as próximas eleições.

Na região a principal meta do Partido é a eleição de Júnior Piaia à Deputado Estadual. “Estamos experimentando um momento incrível para o nosso Partido, em que avançamos no número de filiações e vemos o PCdoB crescer na disputa eleitoral, ampliando o seu espaço de participação política e institucional. Temos muito para comemorar”, disse Piaia.

Os atos previstos para a comemoração do aniversário do PCdoB ocorrem nesta terça-feira. As 9:30 horas, a militância se reúne para o ato de doação de sangue, no Hospital de Caridade de Ijuí. Militantes que não puderam ir neste horário, podem apresentar-se para doar durante todo o dia. No final da tarde, as 18:30 horas haverá uma confraternização na sede do PCdoB em Ijuí.

terça-feira, 18 de março de 2014

Vereador Ricardo Pittas cobra zelo do Executivo com as calçadas

Resumo da Sessão Legislativa. 17 de março de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas


Vereador Ricardo Pittas apontou
descaso com calçadas
Como havia comentado na sessão legislativa da última semana, o Vereador Ricardo Pittas retomou cobrança ao Executivo Municipal pelo zelo com as calçadas no município, principalmente em prédios públicos. O Vereador citou os passeios da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua 19 de Outubro e da Rua Alagoas próximos ao Posto de Saúde e da Creche do Bairro Assis Brasil como exemplo do descaso da Prefeitura com a questão.

“Há diversos exemplos de prédios públicos com as calçadas sem condições de uso pelo pedestre e pelas pessoas que frequentam e usam estes locais. Há exemplos de calçadas tomadas pelo matagal e que inclusive já causaram mortes, disse Pittas.

Pittas complementou dizendo que a Lei Municipal Nº 4654 de 19 de março de 2007 regularizava a fiscalização por parte do Executivo dos passeios irregulares mas que esta lei, apesar de prever um prazo de 5 anos para a regularização dos passeios, nunca foi executada ou fiscalizada. “O que fizeram foi revogar os artigos que previam multa pelo não cumprimento da lei, quando o prazo para o cumprimento expirou. E volto a ressaltar que a própria prefeitura deveria dar o exemplo, pois cansamos de cobrar o zelo com as calçadas dos prédios públicos”.

Os Vereadores governistas Darci Pretto e Marcos Barriquello responderam as críticas. Pretto disse que eram infundadas e que Pittas deveria andar mais pela cidade para ver as “obras que estão em andamento” e de que a Prefeitura não quer “multar e penalizar o cidadão como o Vereador Pittas sugere”. Barriquello disse que o problema está na falta de uma estrutura de fiscalização por parte do município e de que a lei teria sido revogada com o apoio de todas as bancadas.

“A Lei 4654 foi criada pelo Ex-prefeito Valdir Heck então se alguém quis penalizar o cidadão foi o seu partido, o PDT”, disse em resposta ao Vereador Darci Pretto. “O que eu quero é que o Executivo Municipal cuide da cidade, deixe a cidade bonita e que neste contexto as calçadas sejam bem cuidadas e tenham no mínimo, condições de uso. Esta lei foi um instrumento criado pelo próprio governo do PDT para isso. Podem começar pelos prédios públicos, pois podemos citar uma dúzia de prédios em que as calçadas estão irregulares”, afirmou Pittas.

Estradas do interior também geraram debate

O Vereador Ricardo Pittas participou nesta semana do Conselho de Desenvolvimento Rural em que novamente e consecutivamente, as estradas do interior são a principal reclamação dos moradores. Nesta reunião em que estiveram presentes o Prefeito Fioravante Ballin e o Secretário de Desenvolvimento Rural Júlio Gabbi, foi dito que está em execução a elaboração de um plano diretor para as estradas do interior.

Na sessão Pittas leu a mensagem colocada nas redes sociais de uma moradora da Vila Floresta que expõe o drama vivido pelos residentes nesta localidade. Ele lembrou que no ano passado quando esteve no legislativo, nesta época pré safra, a reclamação era a mesma e um “plano estratégico” seria elaborado e executado pela prefeitura para tratar o problema.

“De que adianta mais um Plano Diretor ou leis que o executivo não executa? Novamente neste ano os moradores terão que se contentar com “planos emergenciais” de última hora que não resolvem o problema. Quando o Vereador Barriquello cobra uma agenda positiva eu digo que gostaria de elogiar. Mas não vejo empenho e a situação das calçadas e das estradas exemplifica isso”, concluiu Pittas.
Os Vereadores Ricardo Adamy e César Busnello também se pronunciaram sobre o tema, cobrando ações do Executivo Municipal. Busnello ressaltou que o município é responsável e pode responder legalmente pela omissão na fiscalização nos passeios.

Comitiva da 3ª Festa do Milho e
Leonardo Brizzolla de Mello
3ª Festa do milho foi divulgada no Legislativo
Uma comitiva da 3ª Festa do Milho composta pelo Padre João Alberto Bagolin, acompanhado das soberanas Gabrieli Guterres de Jesus, Michele Goi Klaus e Vanessa Lassen e por Gabriela Berwig da Pastoral da Comunicação, divulgaram a festa e convidaram todos os presentes para o evento que acontece de 20 a 23 de março no Bairro Assis Brasil.

Nesta sessão, por indicação de Vereadora licenciada Rosane Simon, o jovem Leonardo Brizzolla de Mello recebeu homenagem do legislativo. Leonardo conquistou o Vice-Campeonato Estadual de Chula no Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (ENART) que ocorreu no mês de novembro do ano passado na cidade de Santa Cruz do Sul.

Requerimentos, informações e indicações
Ricardo Pittas solicitou a Mesa Diretora o envio de convite ao Major Tomás Jakson Trindade Lopes, do Corpo de Bombeiros de Ijuí, para participar da Reunião das Comissões Técnicas Permanentes do dia vinte e oito (28) de março do corrente, a fim de falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Ijuí. A principal preocupação do Vereador é a execução dos planos de prevenção contra incendios e da regularização dos prédios públicos na cidade.

Pittas encaminhou também dois pedidos de informação. Um quanto as demandas ainda não executadas referentes à Consulta Popular dos mandatos de 2009 a 2012 e no mandato vigente? O Vereador solicitou um relatório das demandas não cumpridas, bem como o prazo de execução das mesmas.

O outro pedido requer uma lista das obras aprovadas no Orçamento Comunitário Participativo para o Bairro Novo Leste nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, relacionando quais foram executadas e a previsão com prazo de início para aquelas que ainda não foram executadas.

As seguintes indicações foram apresentadas pelo Vereador Pittas:
Melhorias na iluminação da sinaleira localizada na Rua José Bonifácio esquina com a Rua Venâncio Aires, próximo à Rodoviária, pois a mesma está muito fraca, melhorias em toda extensão da Rua João Arbo Bindé, Bairro Industrial; limpeza na “boca de lobo” que fica na Av. Pinheiro Machado, em frente ao número 274 e instalação de uma placa de sinalização “PARE” na Rua Pinheiro Machado esquina com a Rua Max Franke, pois motoristas trafegam em alta velocidade, sem se dar conta de que a Rua Pinheiro Machado não é preferencial, podendo ocasionar acidentes graves.

terça-feira, 11 de março de 2014

Ricardo Pittas quer processo contra o Executivo Municipal por improbidade

Resumo da Sessão Legislativa. 10 de março de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas


Ricardo Pittas assume novamente
vaga do Partido no legislativo
O suplente do PCdoB em Ijuí Ricardo Pittas, assumiu novamente a vaga do Partido no legislativo após pedido de licença da Vereadora Rosane Simon, que se recupera de um acidente doméstico. Pittas deu continuidade aos encaminhamentos que fez em maio do ano passado, quando também assumiu a vaga pelo período de um mês. Pittas ressaltou a atitude do seu Partido, o único a valorizar seus suplentes, permitindo que assumam a vaga de vereador e exponham o seu trabalho na comunidade.

Usando o espaço do grande expediente reafirmou que pauta sua atuação na fiscalização das ações do Executivo Municipal e do uso do dinheiro público e diante disso, citando o regimento interno do Legislativo Ijuiense, pediu a abertura de processo por improbidade administrativa contra o executivo, por repassar informações incompletas aos pedidos de informações que fez em maio do ano passado.

“Um dos mecanismos que o vereador tem para exercer o seu dever de fiscalização do executivo são os pedidos de informação que estão regulamentados pelo regimento interno, ao não cumprir esta regulamentação e repassar informações incorretas, há a responsabilização do Prefeito”, explicou.

O parágrafo 2° do Artigo 120 do regimento interno diz que “o não atendimento do pedido de informação, ou o atendimento fora do prazo prescrito no parágrafo anterior ou a prestação de esclarecimentos falsos sujeitará o Prefeito a processo de responsabilização político administrativa”.

Leis não satisfazem
questionamento
Num dos pedidos, o vereador solicitou a lista com nomes dos servidores, a secretaria onde estão lotados e o local onde cumprem seu serviço, com o respectivo horário de trabalho. “Fiz este pedido porque recebemos inúmeras denúncias de servidores em desvio de função. Como vamos fiscalizar isso sem ter todas estas informações solicitadas?”

Para este caso, o executivo respondeu relacionando as leis municipais que especificam o horário de trabalho dos servidores em todos os setores da administração. Pittas disse que a resposta foi incompleta e omite o horário de trabalho e o local onde o servidor presta o serviço. “As leis não satisfazem o questionamento sobre o horário de trabalho e exemplifico um caso, até porque sei que este servidor cumpre seu horário e compensa suas horas, o Presidente desta casa, que todas sextas-feiras no período da tarde está presente as reuniões das comissões no legislativo, ausentando-se do seu posto de trabalho como servidor. Se o horário a ser cumprido é o da lei, então os casos específicos estão irregulares. Como o cidadão de Ijuí pode acompanhar isso sem ter conhecimento destes casos?”

Resposta sobre obras no
Parque da Pedreira
Em outro pedido de informação, sobre as obras do Parque da Pedreira, Pittas alegou que as informações foram incorretas. “Solicitei a data do início das obras do parque e a resposta foi de que este se deu a partir de uma ordem de serviço datada de 7 de maio de 2013, ou seja, no dia seguinte ao meu pedido. Eu pergunto: alguém viu alguma obra por lá? Nesta data a prefeitura sequer tinha licença ambiental e esta obra não começou até hoje”, alegou.

O Vereador Marcos Barriquello foi o único a se pronunciar sobre a questão. Disse que a crítica é importante quando vem para construir e solicitou ao Vereador Pittas que use a tribuna não só para criticar, mas também para elogiar as boas ações do executivo. “Gostaria também que vossa excelência se utilize dos secretários municipais e deste líder de governo para buscar informações e resolver questões sobre as ações do executivo” disse, sem se referir a questão das incorreções nas respostas aos pedidos de informação.

Atuação será pautada pela fiscalização
Pittas afirmou que nesta volta ao legislativo dará continuidade as ações de fiscalização e avisou que nesta semana retorna ao IMEAB, como fez em maio passado, para ver o andamento das obras na escola. “Aviso para que não nos acusem, como fizeram anteriormente, de invadir a escola como se esta fosse um espaço privado e não público. E já adianto o que vamos encontrar lá. Depósito de lixo, uma pracinha insalubre para professores e crianças que estão se machucando ao usar os brinquedos e calçadas sem condições, justamente em frente ao Posto de Saúde e a creche”, disse, mostrando fotos dos locais.
Praça insalubre e lixo no IMEAB foram apontados
pelo vereador

Diretor Regional do Sesc/RS
Everton Dalla Vecchia
Programa “Mesa Brasil Sesc” foi apresentado ao legislativo
O Diretor Regional do Sesc/RS Everton Dalla Vecchia e o Gerente do Sesc Ijuí Ronaldo de Moura Soares estiveram presentes a esta sessão para apresentar aos vereadores o Projeto Mesa Brasil Sesc. A sessão teve também a presença do Prefeito Fioravante Ballin. O projeto é uma parceria entre o Sesc e o setor privado para o reaproveitamento de alimentos e o consequente encaminhamento a entidades assistenciais cadastradas no programa. Um projeto tramita no legislativo estabelecendo a partidipação do executivo ijuiense no programa.

Mais avanços e desenvolvimento com soberania

O PCdoB de Ijuí reuniu seu Comitê Municipal na tarde do último sábado (08). A reunião foi ampliada para o conjunto da militância, dando inicio ao processo de organização do Partido para o período eleitoral deste ano.

O Presidente do PCdoB e pré-candidato a Deputado Estadual, Júnior Piaia coordenou a reunião. Primeiramente fez uma saudação pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no mesmo dia. “Nosso passado recente é de algumas conquistas, mas nosso futuro e de muita luta e engajamento pela igualdade, por justiça e pela emancipação plena das mulheres”, disse.

Em seguida Piaia realizou uma análise da conjuntura política no país, frente às eleições deste ano. Ressaltou que o PCdoB defende maior crescimento econômico mas que este crescimento deve vir com soberania e democracia. “Com Lula e Dilma avançamos muito nestes últimos 10 anos e o PCdoB, presente nestes governos, ajudou a construir programas importante que colocaram a sociedade brasileira em outro patamar. Avanços significativos foram conquistados pelo povo brasileiro, seja o aumento da renda, a valorização do salário mínimo, o acesso ao ensino superior, o aumento constante na oferta de empregos e de moradias, por exemplo”.


Piaia também destacou que o país deu um salto qualitativo e quantitativo na sua política externa, fortalecendo os laços sociais e econômicos com América Latina, África, Ásia e os BRICS (Rússia, China, Índia e África do Sul) o que proporcionou novas fronteiras comerciais, industriais e culturais para o país. “Infelizmente o governo não se aproveitou do momento político favorável para dar passos mais largos, promovendo mudanças e reformas importantes para o país como a reforma política, da comunicação e tributária, apenas para citar alguns exemplos”. Destacou que para o PCdoB estas reformas devem fundamentalmente ampliar a representação popular calcadas na democracia e na soberania.

Quadro indefinido, candidatura em curso
Apesar do quadro de indefinição com relação as coligações que se formarão em torno da reeleição de Dilma e Tarso Genro, candidaturas que o PCdoB apoia, o Partido em Ijuí e região terá como principal desafio a candidatura de Júnior Piaia a Deputado Estadual.

Nesta reunião do Comitê, foram apresentados dados comparativos relativos as eleições de 2002, 2006 e 2010, demonstrando a viabilidade da candidatura de Piaia e a real possibilidade de eleger-se. “Além dos dados numéricos positivos que apresentamos aos camaradas, contam muito o fato de que o Piaia deverá ser o único candidato do PCdoB em nossa região e também a candidatura da Manuela D'Avila a deputada estadual. Manuela é por duas vezes campeã de votos no estado e deverá ampliar a votação na legenda, o que terá como consequência o aumento da nossa bancada na Assembleia”, explicou o Secretário de Organização Ângelo Schiavo.

Piaia demonstrou muita motivação com a sua pré-candidatura, principalmente porque na função de Direção que ocupa na Secretaria de Meio Ambiente do Estado, estando a frente da organização do Cadastro Ambiental Rural, o CAR, percebe a necessidade de ampliar as políticas públicas que promovam desenvolvimento a partir do setor agrícola.

“Defendemos mais avanços e desenvolvimento com democracia e soberania. Em nossa região, para realizarmos esta tarefa, tudo parte do setor agrícola, que movimenta o comércio, que produz os insumos para as indústrias locais e que põe o alimento em nossa mesa. Neste período que estou a frente do CAR percebo que o setor passa por dificuldades mas percebi também que conseguimos um ótimo diálogo, informando e solucionando dúvidas e problemas que vão surgindo. Estamos avançado muito e avançaremos ainda mais, tenho certeza, porque neste setor se trabalha com muito afinco e as pessoas estão constantemente buscando melhorar, ampliar sua renda e os investimentos. Nosso trabalho é nesse sentido”.

Faltou a reforma política
Piaia lamentou a falta de uma reforma política que possibilitasse que as campanhas se baseassem mais nos programas dos partidos do que na capacidade financeira dos candidatos. Para ele, algumas campanhas estão muito estruturadas financeiramente e já estão trabalhando. “Nós teremos que superar isto com organização da nossa militância”, concluiu.

Ângelo Schiavo reiterou que o PCdoB de Ijuí já coloca em prática ações utilizando as potencialidades do conjunto da militância. “Porém isso não nos basta. Precisamos de mais mobilização em toda a região e é isso que estamos preparando a partir dessa reunião. Vamos nos organizar até o início do período de campanha deixando o Partido apto para as tarefas deste período eleitoral”.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Canal a céu aberto no Bairro Glória continua indignando moradores

Resumo da Sessão Legislativa. 05 de março de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


A Câmara de Vereadores de Ijuí retomou as sessões ordinárias após o recesso parlamentar na quarta-feira de cinzas. Nesta sessão, a Vereadora Rosane Simon fez um relato de suas atividades durante o recesso parlamentar.

“Por vezes nós ouvimos que os vereadores estão de férias durante o recesso, o que não é verdade. Apesar de não realizarmos as sessões ordinárias nós nos envolvemos em muitas atividades de fiscalização e acompanhamento de questões na comunidade que envolvem o Executivo Municipal”, explicou a Vereadora.

Rosane fez um relato das principais atividades desenvolvidas durante o período e citou o acompanhamento que realiza com o seu Gabinete do problema enfrentado por moradores do Bairro Glória, com três quadras de um arroio que está a céu aberto, próximos a Cozinha Comunitária e a Sede do bairro. “Estas pessoas estão convivendo com ratos e insetos dentro de suas casas. Nos reunimos com o Prefeito e com Secretários das pastas envolvidas na solução do problema e tivemos também uma audiência com a Promotora Diolinda Hannush, que compreendeu o problema vivido pelos moradores e definimos então que o trecho pode ser canalizado”, disse Rosane.

A Vereadora mostrou indignação com a demora e o descaso com que o executivo trata a questão e disse que seguirá acompanhando atentamente os encaminhamentos dados pelo executivo. Ela relatou também que o Prefeito sinalizou com uma imediata desratização no local, a fim de amenizar o problema com pragas, que não foi feita. “Os moradores estão cansados de esperar e a morosidade gera desconfiança sobre a execução da obra, apesar de haver previsão no orçamento deste ano para esta obra”.

“Aluguel social” não passará mais por aprovação do legislativo
O projeto que institui normas e regula o benefício do aluguel social cedido pelo executivo recebeu pedido de vistas e ficará mais uma semana nas comissões. Ele permite que o executivo ceda o benefício sem que haja aprovação por parte do legislativo, instituindo critérios para isso.

“Minha opinião é favorável porque esta questão precisa de uma regulamentação efetiva e nós que tratamos com dinheiro público, do cidadão, precisamos limitar o uso destes recursos adequando as principais demandas da sociedade”, comentou Rosane Simon.

A Vereadora expressou seu voto favorável ao projeto justificando que além do benefício ser regulado por critérios constantes na lei, em muitos casos de vulnerabilidade o executivo vai tomar a decisão por indicação de órgãos do judiciário. “Vamos confiar na seriedade da indicação de casos vulneráveis e acompanhar os demais para ver como serão encaminhados”, concluiu.

Licença será para recuperação após
acidente doméstico
Vereadora se licencia por um mês. Suplente Ricardo Pittas, assume
No recesso, em um acidente doméstico, Rosane Simon sofreu uma grave fratura no braço, na qual foi necessária cirurgia. Recuperada deste acidente, ela ficará fora do legislativo por pelo menos um mês a fim de realizar os exercícios fisioterápicos para a plena recuperação. O seu suplente Ricardo Pittas assumirá novamente a vaga do PCdoB na Câmara.

As Primas lançam DVD
Nesta sessão, a dupla de atores que interpretam “As Primas” estiveram presentes a caráter promovendo o lançamento do seu primeiro DVD. A Vereadora Rosane Simon saudou a iniciativa lembrando do orgulho de, como Presidenta do SindiComerciários, ter acreditado na proposta. “Quando eles iniciaram este trabalho na cidade, eles que são comerciários, nós apostamos no trabalho porque entendemos que estamos valorizando o que é da nossa terra. Um espetáculo bonito e que retrata muitas situações do cotidiano, inclusive das mulheres”.