Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas
Ricardo Pittas assume novamente vaga do Partido no legislativo |
Usando o espaço do grande expediente reafirmou que pauta sua atuação na fiscalização das ações do Executivo Municipal e do uso do dinheiro público e diante disso, citando o regimento interno do Legislativo Ijuiense, pediu a abertura de processo por improbidade administrativa contra o executivo, por repassar informações incompletas aos pedidos de informações que fez em maio do ano passado.
“Um dos mecanismos que o vereador tem para exercer o seu dever de fiscalização do executivo são os pedidos de informação que estão regulamentados pelo regimento interno, ao não cumprir esta regulamentação e repassar informações incorretas, há a responsabilização do Prefeito”, explicou.
O parágrafo 2° do Artigo 120 do regimento interno diz que “o não atendimento do pedido de informação, ou o atendimento fora do prazo prescrito no parágrafo anterior ou a prestação de esclarecimentos falsos sujeitará o Prefeito a processo de responsabilização político administrativa”.
Leis não satisfazem questionamento |
Para este caso, o executivo respondeu relacionando as leis municipais que especificam o horário de trabalho dos servidores em todos os setores da administração. Pittas disse que a resposta foi incompleta e omite o horário de trabalho e o local onde o servidor presta o serviço. “As leis não satisfazem o questionamento sobre o horário de trabalho e exemplifico um caso, até porque sei que este servidor cumpre seu horário e compensa suas horas, o Presidente desta casa, que todas sextas-feiras no período da tarde está presente as reuniões das comissões no legislativo, ausentando-se do seu posto de trabalho como servidor. Se o horário a ser cumprido é o da lei, então os casos específicos estão irregulares. Como o cidadão de Ijuí pode acompanhar isso sem ter conhecimento destes casos?”
Resposta sobre obras no Parque da Pedreira |
O Vereador Marcos Barriquello foi o único a se pronunciar sobre a questão. Disse que a crítica é importante quando vem para construir e solicitou ao Vereador Pittas que use a tribuna não só para criticar, mas também para elogiar as boas ações do executivo. “Gostaria também que vossa excelência se utilize dos secretários municipais e deste líder de governo para buscar informações e resolver questões sobre as ações do executivo” disse, sem se referir a questão das incorreções nas respostas aos pedidos de informação.
Atuação será pautada pela fiscalização
Pittas afirmou que nesta volta ao legislativo dará continuidade as ações de fiscalização e avisou que nesta semana retorna ao IMEAB, como fez em maio passado, para ver o andamento das obras na escola. “Aviso para que não nos acusem, como fizeram anteriormente, de invadir a escola como se esta fosse um espaço privado e não público. E já adianto o que vamos encontrar lá. Depósito de lixo, uma pracinha insalubre para professores e crianças que estão se machucando ao usar os brinquedos e calçadas sem condições, justamente em frente ao Posto de Saúde e a creche”, disse, mostrando fotos dos locais.
Praça insalubre e lixo no IMEAB foram apontados pelo vereador |
Diretor Regional do Sesc/RS Everton Dalla Vecchia |
O Diretor Regional do Sesc/RS Everton Dalla Vecchia e o Gerente do Sesc Ijuí Ronaldo de Moura Soares estiveram presentes a esta sessão para apresentar aos vereadores o Projeto Mesa Brasil Sesc. A sessão teve também a presença do Prefeito Fioravante Ballin. O projeto é uma parceria entre o Sesc e o setor privado para o reaproveitamento de alimentos e o consequente encaminhamento a entidades assistenciais cadastradas no programa. Um projeto tramita no legislativo estabelecendo a partidipação do executivo ijuiense no programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário