terça-feira, 27 de agosto de 2013

Rosane Simon faz duras críticas à direção da Cotrijui

Resumo da Sessão Legislativa. 26 de agosto de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


O principal tema abordado pelo mandato da Vereadora Rosane Simon nesta sessão legislativa foi o grave momento pelo qual passam os trabalhadores da Cotrijui. “O momento é muito grave e envolve não só uma das mais importantes categorias de trabalhadores e trabalhadores na região, como também um dos principais ativos da Cotrijui que são os seus funcionários”, disse a Vereadora.

Rosane Simon relatou fato ocorrido na última semana em que o Sindicato recebeu denúncias de funcionários do mercado do centro. “Comparecemos no mesmo momento ao local e presenciamos o desrespeito da empresa com seus funcionários”.

Rosane relatou que os boatos “que ora o Presidente desmente, ora confirma” da venda deste mercado desmotiva os trabalhadores, pela falta de informações e até de orientações com relação ao abastecimento e funcionamento do estabelecimento. A Vereadora relatou também quem várias demissões estão ocorrendo, indiscriminadamente, e com isso os trabalhadores que ficam tem acumulado funções, dobrando as tarefas diárias e sobrecarregando alguns setores como a padaria, que está com menos da metade dos trabalhadores necessários. “Os trabalhadores nos dizem que estão no limite”, comentou.

A trabalhadora que relatou ao Sindicato estas arbitrariedades foi demitida neste dia, perseguida pela direção da empresa. “Foi demitida arbitrariamente, depois que relatou as injustiças que ela e os demais trabalhadores estavam sofrendo. Foi desrespeitada nos seus direitos de manifestação, isso pela direção da Cotrijui e pelo seu Presidente que se diz sindicalista”.

Além dos fatos ocorridos no mercado do centro, houve a demissão de um Dirigente Sindical, há a indignação de funcionários e associados com pessoas contratadas por esta direção e que andam armados no ambiente de trabalho e também ha demissão de funcionários com décadas de trabalho na Cotrijui, sem o pagamento dos valores rescisórios. “Colegas com muitos anos de casa são demitidos e apenas 30% dos seus direitos rescisórios são depositados judicialmente. Não creio que desta forma, com estas atitudes, exista transparência e respeito. Não creio que desta forma as coisas estejam andando bem, como a direção da empresa tem dito. Estão andando bem para quem?”, questionou.

Por fim Rosane Simon relatou que na próxima quinta-feira (29), ocorrerá uma reunião no Ministério Público do Trabalho em Santo Ângelo para tratar destas questões. “Uso este espaço para transmitir a minha indignação que é a indignação dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, que são, junto com os associados, os parceiros fundamentais da cooperativa. Esta direção continua indo à imprensa dizendo que tudo corre maravilhosamente e é preciso que todos saibam que não é bem assim”, concluiu a Vereadora.

CPI da habitação gerou polêmica
A participação da Vereadora Rosana Tenroller como relatora na CPI da habitação foi questionada pelo Vereador César Busnello, que pediu a saída dela desta comissão, já que Rosana Tenroller ocupou o cargo de Coordenadora da pasta e estaria, relatando e investigando a sua própria gestão na pasta.

A Presidência da casa encaminhou pedido de parecer jurídico sobre a questão. Para o órgão responsável pelo parecer,  não há impedimento legal quanto a participação da relatora e a orientação foi de que a questão deveria ser resolvida com o voto no plenário. Com 9 votos a favor e cinco contrários, Rosane Tenroller continuará na comissão.

A Vereadora Rosane Simon, comentando o voto contrario à permanência da colega na comissão, justificou: “Vou acompanhar o voto da bancada de oposição. Mas entendo que esta questão não deveria vir ao plenário. Não acho que seja um debate sobre a legalidade ou uma ação de oposição ao governo, política, como a bancada da situação quis fazer entender. Esta é antes de tudo uma questão moral e cabe ao partido que indicou a decisão de permanência ou não de sua representante na comissão”.

Municipários obtém avanços no vale alimentação
Os funcionários públicos municipais de Ijuí obtiveram nesta sessão um importante avanço para a categoria. Projeto de Lei aprovado pelos vereadores regularizou o desconto do vale alimentação para a categoria, quando há justificativa de falta. Anteriormente, mesmo com faltas justificadas, após atingir o limite de cinco faltas, os trabalhadores perdiam o benefício. “Quero saudar os membros do Sindicatos dos Municipários e os trabalhadores e trabalhadoras do município pela conquista que, tenham certeza, é fruto da luta e da mobilização da categoria que vem acontecendo desde o ano passado e que gradualmente é reconhecida pelo município. Por esta conquista e pela luta, vocês estão de parabéns”, disse a Vereadora Rosane Simon.

No espaço do grande expediente, Rosane falou de sua participação no 3° Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ocorrido entre os dias 22, 23 e 24 deste mês. “Momento em que nós, os trabalhadores pudemos atualizar nossa pauta e nossa unidade. O tema do congresso, Avançar nas mudanças com valorização do trabalho é um recado para o Governo e o Congresso Nacional do chamado da classe trabalhadora para as mudanças que o país precisa”.

Rosane também lembrou que as entidades Sindicais de Ijuí e região preparam outro dia de mobilizações na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto e convidou os movimentos sócias, entidades, estudantes e a sociedade para participarem e apoiarem o movimento. “Sairemos às ruas novamente pela pauta dos trabalhadores, uma pauta que interessa a todos”.

Nesta sessão, a convite do Vereador Andrei Cossetin, estiveram presentes o Presidente da Associação de Revendas de Agroquímicos de Ijuí, Armando Pettinelli e o Vice-presidente da entidade, Juarez Neme da Costa que fizeram uma explanação sobre as atividades realizadas pela associação, principalmente com relação ao recolhimento e a reciclagem de embalagens de agrotóxicos.

Rosane Simon encaminhou ainda o seguinte pedido de informação:
As Ruas do município que serão beneficiadas com pavimentação asfáltica através de recursos do Programa Pró-Transporte já contam com os sistemas de canalização de água, esgoto e pluvial? Caso negativo, estas canalizações serão feitas antes da pavimentação?

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Comerciários recebem homenagem do Legislativo Ijuiense

Diretoria recebeu homenagem de todas as bancadas.
Resumo da Sessão Legislativa. 19 de agosto de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


A convite de todas as bancadas, Diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí foram homenageados pelo Legislativo Ijuiense nesta segunda-feira. O motivo da homenagem foi o aniversários de 76 anos da entidade, comemorado no último dia 22 de julho. Estiveram presentes à homenagem a Presidenta e Vereadora Rosane Simon, o Tesoureiro Guilherme Persich, o Assessor Jurídico Luiz Carlos Vasconcellos e os Diretores Débora Mass e Ivo Frantz.

Presidenta do Sindicato e Vereadora Rosane Simon
Rosane Simon representou os comerciários na tribuna e em sua fala fez um resgate da história do Sindicato em Ijuí, lembrando que os comerciários fazem a luta na categoria mas também são combativos na luta geral de todos os trabalhadores. “A relação entre o capital e o trabalho é desigual. Só com união conseguiremos avançar. O Sindicato é uma ferramenta de luta dos trabalhadores neste sentido. De nada adianta termos uma diretoria combativa se não temos uma categoria que venha junto conosco e por isso nossa luta é também por ampliar e renovar nossa base de associados que, atuando numa entidade de classe, torna a nossa força muito maior”

Em seguida, Rosane Simon leu mensagens da FECOSUL e da CTB.

“A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS (FECOSUL), vem pelo presente, parabenizar a direção desta entidade pela passagem de seus 76 anos de fundação. Queremos exaltar esta entidade por seu protagonismo na luta em defesa dos direitos dos comerciários e das bandeiras gerais da classe trabalhadora. Parabéns à esta categoria, que conta com um sindicato aguerrido e comprometido com as lutas de nosso tempo”, foi a mensagem encaminhada pelo Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS) e da FECOSUL, Guiomar Vidor.

Rogério Reis, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Maria e 1° Vice-presidente da FECOSUL saudou o legislativo ijuiense pela homenagem. “Neste ato em homenagem ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí pela passagem de mais um ano de brava historia de luta, parabenizamos esta casa por essa digna e justa homenagem a essa entidade de classe que muito orgulha a categoria comerciária pela sua luta diária e incessante por melhores condições de trabalho e melhor qualidade de vida a essa classe de trabalhadores e trabalhadoras. Parabéns a toda a sua diretoria. É um orgulho muito grande compartilhar essa luta com companheiros atuantes e perseverantes na defesa incondicional da categoria comerciária”.

Débora Mass falou em nome dos novos Dirtores
Segundo Rosane Simon, há cerca de 30% de renovação nas eleições para a diretoria do Sindicato e jovens Sindicalistas estão surgindo. Débora Mass que também ocupou a tribuna da Câmara, é uma das Diretoras eleita recentemente. “Com muita alegria e satisfação a Diretoria, associados e os funcionários do Sindicato recebemos esta homenagem. Neste momento, representando os novos Diretores, quero saudar na pessoa do Senhor Guilherme Persich e do nosso Assessor Jurídico, Doutor Vasconcellos, a experiência de luta da nossa entidade, baseada em pessoas comprometidas e que tem muita experiência, nos servindo de exemplo e nos ensinando os caminhos para continuar este trabalho”.

Ass. Jurídico Luiz Carlos Vasconcellos
O próximo a falar foi o Doutor Luiz Carlos Vasconcellos, Assessor Jurídico da entidade. “É uma honra muito grande estar presente nesta casa. Nos emociona esta homenagem e o reconhecimento. Se vocês aqui, legislando, muitas vezes são incompreendidos na luta diária nós também muitas vezes não temos nossos esforços reconhecidos pelos trabalhadores, mas a longa jornada e a vitalidade da nossa entidade nos mostra que estamos firmes. Cumprimento esta Diretoria e os comerciários pela homenagem”.

Em seguida o Presidente da casa, Vereador Marildo Krombauer, abriu espaço para manifestação das bancadas.

Ver. Ricardo Adamy (PMDB)
Vereador Ricardo Adamy (PMDB)
“Vejo aqui amigos que conheço de longa data. Acompanho o trabalho e sei do empenho que este Sindicato sempre teve e como bem disse a Débora, uma Direção que tem muita experiência de trabalho. Sei como é difícil estar a frente disso e sabemos do esforço de todos. Parabéns e obrigado pela presença”.

Ver. Rosana Tenroller (PT)
Vereadora Rosana Tenroller PT)
“Quero saudar toda a diretoria. É uma alegria recebe-los aqui e dar-lhes nossa saudação em nome da bancada do PT, por esta trajetória de luta em defesa dos trabalhadores do comércio. É um momento eu que nos lembramos de todas as lutas históricas dos trabalhadores pela democracia e os comerciários sempre cumpriram esse papel, sendo um dos mais atuantes na defesa dos trabalhadores urbanos. Parabéns por essa luta”.

Ver. Marcos Barriquello (PDT)
Vereador Marcos Barriquelo (PDT)
“Quero saudar a todos vocês que recebem esta justa homenagem. O Sindicato dos Comerciários é uma entidade que no decorrer destes 76 anos muito bem desempenha seu papel na defesa dos trabalhadores do comércio. Não é por acaso que a nossa colega Rosane Simon vem exercendo essa presidência. Nós sabemos das dificuldades que esta equipe enfrenta e tenho a convicção de que este grupo tem muita serenidade no seu trabalho. Na minha área de atuação, a área contábil, sabemos que sem o Sindicato muitos trabalhadores não teriam seus direitos garantidos. Uma justa homenagem pela luta por todos os trabalhadores. Vida longa para os comerciários para que continuem fazendo este bom trabalho”.

Ver. César Busnello (PSB)
Vereador César Busnello (PSB)
“Tive minha primeira experiência como advogado junto a este Sindicato e junto ao Doutor Vasconcelos. Saí dali com uma boa lembrança e principalmente levando o exemplo de seriedade e de transparência que esta entidade tem até hoje. Todos sabemos da luta dos trabalhadores por ampliar conquistas na Carta Cidadã de  1988 e os comerciários também tiveram um importante papel para consolidação destes direitos e fizeram parte desta luta que agora tem outro perfil porque também incorpora a luta para que estes direitos não sejam retirados. Parabenizados a todos pela data. Que esta luta continue com os trabalhadores se unindo e se organizando para manter as suas conquistas”.

Após a fala das bancadas, Rosane Simon voltou a tribuna, realizando seu agradecimento pelo ato. “Agradeço as bancadas e a esta Casa Legislativa que propôs esta homenagem ao nosso Sindicato. Como colega e como Presidenta desta entidade quero dizer que tenho muito orgulho de ser membro deste Legislativo porque aqui também fizemos muitas ações para contribuir com melhores condições de vida para os cidadãos e para os trabalhadores e trabalhadoras”, concluiu.

Por fim, a Direção recebeu das bancadas uma placa comemorativa.


Pequeno Expediente e Comunicação de liderança do PCdoB
Seminários sobre a Ferrosul

Rosane Simon falou de sua participação, junto com a Vereadora Helena Stumm Marder em seminário realizado na cidade de Cruz Alta, promovido pela Assembleia Legislativa do RS para debater o projeto do Governo Federal de retomada das ferrovias e dos investimentos na Ferrosul. “A recuperação das ferrovias, com investimentos do PAC, aliviará as rodovias e diminuirá os custos de transportes na região e no país”, disse a Vereadora.

Taciana entre o Deputado Estadual Raul Carrion
e a Vereadora da capital Jussara Cony
Conferência Estadual das Cidades
Rosane também lembrou a presença de sua Chefe de Gabinete, Taciana Moraes Ribas, na etapa estadual da Conferência das Cidades, a convite da Vereadora da capital, Jussara Cony.

Abordando o mesmo assunto, comentou a carta aberta emitida pela Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), entidade da qual é associada, em que esta associação faz críticas ao Executivo Municipal por dificultar a ida de uma associada, eleita representante pela AIPAN na etapa local da conferência. “Quero lamentar este episódio na expectativa de que situações como esta não se repitam em nossa cidade”.
Sociedade Ijuiense conquista recursos para atendimento às mulheres
Citando dados da Consulta Popular realizada para o orçamento do estado, a Vereadora saudou a conquista de recursos para o Centro de Atendimento e Referência para as Mulheres. “Esta é uma vitória do movimento de mulheres de Ijuí e também de toda a nossa sociedade que se sensibilizou com esta demanda”.

Por fim Rosane Simon relatou a sua ida a São Paulo para participar no 3° Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) entre os dias 22 e 24 de agosto.

Indicação
Vereadores Rosane Simon e Andrei Cossetin

"Operação tapa-buracos na Rua Floriano Peixoto, no trecho compreendido entre as Ruas Bento Gonçalves e Dezenove de Outubro, pois a mesma encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade,   inclusive os ônibus de transporte coletivo que passam por este local precisam fazer manobras para desviar dos buracos, enroscando a traseira em alguns pontos".

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vara do Trabalho de Ijuí é homenageada pelo legislativo

Resumo da Sessão Legislativa. 12 de agosto de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon 

Vara do Trabalho de Ijuí completou 50 anos de atividade e foi
homenageada no Legislativo

A Sessão Legislativa desta semana recebeu como convidados representantes da Vara do Trabalho de Ijuí e da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan.

Representaram a vara do trabalho o Juiz Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, titular da Vara do Trabalho, a Diretora de Secretarias Márcia Denise Scarton e os servidores Angelo Knebel, Rosane Wierdicki, Ricardo Berger e Silmar Berlezi de Quadros. O convite foi realizado pelo Vereador César Busnello para que o legislativa prestasse homenagem aos 50 anos de atividade desta na cidade e região.

"Tenho muito orgulho de dizer que fui juíza classista por 3 anos. Quando fui indicada não tinha noção do papel que teria que desempenhar sendo uma representante classista dos trabalhadores e da importância que esta função representa na mediada em que tem a capacidade de mediar os interesses do poder do capital diante do trabalhador que tem somente na justiça, por muitas vezes, a possibilidade de resgatar direitos que lhe foram negados. Foi um período de grande aprendizado no qual também aprendi a valorizar e respeitar os servidores desta instituição. Meus cumprimentos para essa equipe pelo papel importante que desempenha na nossa sociedade", disse a Vereadora Rosane Simon aos presentes.

Para que colocassem aos vereadores os investimentos que estão previstos pela Corsan na cidade, os Vereadores Darci Pretto da Silva e Rubem Carlos Jagmin realizaram convite à companhia. Vieram para a sessão legislativa o Superintendente Regional da Corsan Missões, Almir José Ludwig Osmari, o Superintendente Regional Adjunto  João Batista da Rosa e o Gerente da Unidade da Corsan em Ijuí Édison de Oliveira.

A Vereadora Rosane Simon saudou os presentes saudando também o funcionários da Corsan e referindo-se às reclamações contra a empresa estatal sobre os serviços realizados na cidade disse ser importante resgatar que a muitos anos não há substituição da rede e esta rede velha causa problemas. Além disso a Vereadora criticou a terceirização de alguns serviços da companhia. "Muitos dos problemas com o serviço atual são devidos a terceirização. Todos nós sabemos que terceirização rima com precarização do trabalho e da qualidade dos serviços".

Pedindo mais fiscalização e planejamento tanto por parte da companhia estadual quanto por parte da prefeitura, Rosane Simon salientou o amplo conhecimento técnico da empresa. "Infelizmente em nosso município temos uma defasagem de mais de 5 anos nas obras de saneamento. O exemplo é a estação de tratamento que ficou por todo este período parada. Hoje o cidadão paga o preço por erros de administrações passadas. E há também uma parcela de culpa da Corsan, não pela empresa em si, mas porque era dirigida por governos que não tinham como prioridade o saneamento e a saúde da população"

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ato político marca lançamento do 13º Congresso do PCdoB no RS

Neste sábado, 10 de agosto, às 10h, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, acontece o lançamento no Rio Grande do Sul do 13º Congresso do PCdoB. O evento contará com as presenças do presidente nacional da sigla, Renato Rabelo; do governador Tarso Genro; da líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela d'Ávila, do líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque, e outras lideranças partidárias do RS.

“O Congresso do PCdoB se propõe a debater os desafios e os caminhos para que o Brasil Avance mais. É o momento da mais ampla democracia partidária, na qual os militantes debatem desde a base todos os temas que definirão os rumos do partido para os próximos anos”, explica o presidente do PCdoB-Porto Alegre, Adalberto Frasson.

Ele acrescenta que o congresso abordará o balanço de uma década de governos democráticos e da esquerda no Brasil, um ciclo novo para o país iniciado em 2003, do qual o PCdoB faz parte. Além disso, também irá debater sobre a crise do capitalismo mundial e as manifestações de junho. "Para nós do PCdoB o Brasil deve seguir avançando e aprofundando as mudanças que iniciaram com Lula e Dilma. Neste sentido o partido defende um conjunto de reformas democráticas abrangentes, como as reformas política, tributária e urbana, a democratização da mídia e a destinação de mais investimentos para a saúde e a educação."

O evento, que contará com uma palestra do presidente nacional do partido apresentando as teses do Congresso, marcará o início dos debates na etapa estadual. A mobilização interna do partido no RS deve perdurar até outubro, e culminar com a Conferência Estadual que elegerá a nova direção do partido e os delegados à plenária final do Congresso, que será em São Paulo, entre os dias 13 e 16 de novembro.

Delegações de militantes de todo o estado se deslocam à capital para participar do evento, inclusive de Ijuí."Estaremos presentes para que possamos também atualizar o conjunto da nossa militância em Ijuí sobre as teses do Partido, preparando a nossa Conferência Municipal em 28 de setembro", explica o Presidente do PCdoB de Ijuí Ângelo Schiavo.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Recicladores são recebidos pelos Vereadores

Resumo da Sessão Legislativa. 05 de agosto de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon 

Clóvis Eduardo representa entidades
de recicladores
Na retomada dos trabalhos após o recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Ijuí recebeu a visita de Clóvis Eduardo, que é Secretário de Resíduos Sólidos da Unisol Brasil e Coordenador da Cooarlas. Ambas as entidades trabalham com a reciclagem e agrupam associações de catadores de todo o estado.

Clóvis foi convidado pela Vereadora Rosana Tenroller para apresentar o trabalho realizado nestas entidades. Clóvis falou da importância social do trabalho dos recicladores e expressou sua contrariedade com relação a instalação de usinas de queima de lixo na região. "O lixo orgânico não queima porque é úmido. O que queima é plástico, vidro e papel que são a matéria prima do nosso trabalho", disse.

A Vereadora Rosane Simou parabenizou o convidado por a
Rosane parabenizou aos recicladores presentes pelo trabalho que melhora a aparência da nossa cidade ao mesmo tempo em que possibilita uma atividade econômica para estas pessoas. "Percebo também a importância da parceria entre o poder público e as cooperativas.

Alto índice de reprovação nos Centros de Formação de Condutores da cidade gera reclamação
Vários vereadores foram procurados nesta semana por cidadãos que reclamaram da dificuldade de aprovação nas provas aplicadas no CFC's. Segundo relatos, de 40 inscritos, apenas 10% são aprovados. O Vereador Ricardo Adamy apresentou um requerimento para que a situação tratada pelo legislativo. "Poucas pessoas estão passando nestas provas e por isso acho correta a iniciativa de buscar explicações. Queremos um serviço que atenda as exigências da legislação mas que também não prejudique o cidadão e nisto nos chama atenção  que de 40 pessoas apenas 3 ou 4 passem nas provas"' defendeu a Vereadora.

GRANDE EXPEDIENTE
União Brasileira de Mulheres festeja 25 anos de fundação

A UBM foi criada quando do debate da constituinte de 1988, e se forjou naquele debate da constituição cidadã. Nesta semana, uma extensa agenda de atividades comemora a data na capital do estado. “A UBM nasceu da vontade e da luta de mulheres e homens para que a inclusão de direitos para as mulheres estivessem presentes na nossa constituição. Parabéns a UBM que segue nesta luta, levantando a bandeira da emancipação plena das mulheres”, saudou Rosane Simon.

76 anos do Sindicato dos Comerciários.
No dia 22 de julho o Sindicato dos Empregados do Comércio de Ijuí comemorou 76 anos de sua fundação. O Sindicato é presidido pela Vereadora Rosane Simon que lembrou a data e encaminhou solicitação à Secretaria da casa para uma homenagem do Legislativo Ijuiense a esta entidade. “É uma das instituições mais antigas do município e que tem importante participação na vida social e econômica da cidade”, justificou a Vereadora.

Gabinete gestiona recursos para melhorias no Ginasião
Em visita do Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo Sérgio Corrêa realizado na semana passada, o Gabinete da Vereadora Rosane Simon gestionará junto ao Ministério do Esporte, comandado pelo PCdoB, a liberação de recursos para o projeto de melhorias no Ginásio Municipal Wilson Mânica. “Já stamos em contato com o Ministérios e com os Deputados Federais do Partido para que juntos possamos liberar estes recursos que vão melhorar as instalações no Ginasião”.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO
Lombada em rua sem saída revolta moradores

Moradores da Rua Eugênio Hass no Bairro São Geraldo estavam indignados com obra realizada em sua rua. Uma lombada foi construída no local, na confluência com a Rua Emílio Frederico Bührer. “Visitei esta rua e vários moradores reclamaram de danos causados em seus veículos. Eles já haviam encaminhado ao executivo um abaixo assinado para a retirado deste redutor. Falei com o Secretario Nelsinho e ele nos comunicou que resolvera a questão esta semana”, disse a Vereadora. Rosane disse que a obra foi realizada com o desconhecimento da comunidade. “Espero que realmente seja encaminhada a solução e penso que fica o alerta ao executivo para que antes de iniciativas como esta, ouçam a comunidade”.

Obra no Bairro São Geraldo causou prejuízo em automóveis
A Vereadora encaminhou Pedido de Informação para o Executivo, mas espera que a situação seja resolvida nesta semana.
A Signatária Vereadora integrante da Bancada do PCdoB solicita a Vossa Senhoria, nos termos regimentais, o envio ao Senhor Prefeito do seguinte PEDIDO DE INFORMAÇÃO:    

Considerando a obra realizada em via pública, na qual há trânsito de veículos automotores, realizada recentemente no acesso à Rua Eugênio Hass, Bairro São Geraldo, na confluência com a Rua Emílio Frederico Bührer, perguntamos:
1.    Tal intervenção foi iniciativa do Executivo Municipal? Sob qual pretexto? Senão foi iniciativa do Executivo Municipal, a pedido de quem foi realizada a intervenção citada?
2.    Com qual finalidade foi realizada tal intervenção, considerando que a rua é somente para acesso dos moradores e por ser uma rua sem saída, não apresenta tráfego em grandes velocidades ou grande movimentação de pedestres?
3.    Qual o amparo legal, considerando o Código de Trânsito Brasileiro, para tal intervenção?


Bosque dos capuchinho está sem iluminação pública

Na mesma visita moradores também reclamaram da falta de iluminação no Bosque dos Capuchinhos. “Desde o vendaval no início do ano o bosque esta sem iluminação publica”, disse a Vereadora. Rosane fez a solicitação para que seja verificado e e reparado o problema.

COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA
Crime ambiental no IMEAB é fato lamentável

Comentando a notícia veiculada na imprensa local sobre os 1500kg de livros enterrados em terreno do IMEAB, atrás do Parque Wanderlei Burmann, a Vereadora lamentou o ocorrido. “Deixo meu protesto como cidadã e me pergunto quem foi que enterrou estes livros, já que a escola não tem retro escavadeira para cavar aquele buraco enorme. Foram 1 tonelada e meia de livros enterrados. O mínimo que se espera de responsabilidade com a sociedade e que esse material fosse encaminha para a reciclagem. Porque não foi? Tudo me parece estranho e creio que este caso terá outros desdobramentos”, disse.

Brasil perdoa dívida de Países Africanos

Os Vereadores Darci Pretto da Silva e Rubem Jagmim criticaram o Governo Federal pelo perdão de 900 milhões de dólares da dívida de Países Africanos com o Brasil. Segundo os Vereadores, este dinheiro falta na saúde.

Respondendo aos colegas, a Vereadora Rosane Simon argumentou que esta iniciativa faz parte de um novo Brasil que abre novas fronteira comerciais. “Um Brasil que não tem mais complexo de vira lata e se tornou liderança entre as nações”. A Vereadora complementou dizendo que o Brasil hoje e um país respeitado e que abre embaixadas para ampliar o comercio destravando e abrindo fronteiras comerciais para nossos empresários que abrem comercio com estes países de uma forma que ampliaremos a nossa balança comercial. “Realmente foram perdoados 900 milhões de dólares que poderiam ir para qualquer área de atuação do governo. Mas este trabalho já gerou divisas de 25 bilhões de dólares ao país”, concluiu.