Neste sábado, 10 de agosto, às 10h, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, acontece o lançamento no Rio Grande do Sul do 13º Congresso do PCdoB. O evento contará com as presenças do presidente nacional da sigla, Renato Rabelo; do governador Tarso Genro; da líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela d'Ávila, do líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque, e outras lideranças partidárias do RS.
“O Congresso do PCdoB se propõe a debater os desafios e os caminhos para que o Brasil Avance mais. É o momento da mais ampla democracia partidária, na qual os militantes debatem desde a base todos os temas que definirão os rumos do partido para os próximos anos”, explica o presidente do PCdoB-Porto Alegre, Adalberto Frasson.
Ele acrescenta que o congresso abordará o balanço de uma década de governos democráticos e da esquerda no Brasil, um ciclo novo para o país iniciado em 2003, do qual o PCdoB faz parte. Além disso, também irá debater sobre a crise do capitalismo mundial e as manifestações de junho. "Para nós do PCdoB o Brasil deve seguir avançando e aprofundando as mudanças que iniciaram com Lula e Dilma. Neste sentido o partido defende um conjunto de reformas democráticas abrangentes, como as reformas política, tributária e urbana, a democratização da mídia e a destinação de mais investimentos para a saúde e a educação."
O evento, que contará com uma palestra do presidente nacional do partido apresentando as teses do Congresso, marcará o início dos debates na etapa estadual. A mobilização interna do partido no RS deve perdurar até outubro, e culminar com a Conferência Estadual que elegerá a nova direção do partido e os delegados à plenária final do Congresso, que será em São Paulo, entre os dias 13 e 16 de novembro.
Delegações de militantes de todo o estado se deslocam à capital para participar do evento, inclusive de Ijuí."Estaremos presentes para que possamos também atualizar o conjunto da nossa militância em Ijuí sobre as teses do Partido, preparando a nossa Conferência Municipal em 28 de setembro", explica o Presidente do PCdoB de Ijuí Ângelo Schiavo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário