domingo, 1 de novembro de 2015

Conferência firma a pré-candidatura de Piaia a prefeito

Frasson expressou alegria de ser a primeira vez que visita Ijuí,
dividindo a mesa com um Dep. Estadual da cidade e do Partido
Com a presença do Presidente estadual do Partido, Adalberto Frasson e de militantes de Santo Ângelo, o PCdoB de Ijuí realizou no sábado (31), na Câmara de Vereadores, a sua conferência municipal, que elegeu a nova direção da sigla. Além disso, a conferência firmou a pré-candidatura de Junior Piaia a prefeito de Ijuí em 2016. A Vereadora Rosane Simon foi eleita pelo novo comitê como Presidenta do Partido para o periodo.

Deixando a presidência, Junior Piaia iniciou os trabalhos aplicando o regimento do Partido e destituindo a direção que finda seu mandato. Em seguida a conferência elegeu a Vereadora Rosane Simon como Presidenta dos trabalhos, Agenor Castoldi como Vice-presidente, Letícia Woitchumas como secretária e elegeu também a comissão eleitoral composta por Ângelo Schiavo, Alisson Legonde e Luciana Pereira.

Vereadora Rosane Simon presidiu os trabalhos da conferência
Como coordenador da comissão eleitoral, Ângelo Schiavo explicou aos presentes o processo da conferência, que teve como principal objetivo renovar o comitê municipal do PCdoB de Ijuí. Observando critérios da participação e da possibilidade de atuação de cada militante e considerando a representativamente entre setores sociais e movimentos, a direção que finda o mandato apresentou uma nominata como indicação para o novo comitê, respeitando o estatuto do Partido que estabelece um percentual mínimo de 30% de mulheres na direção. A conferência tem o poder para trocar qualquer membro desta nominata. Em seguida as cédulas foram distribuídas aos presentes.

Com o início  do processo de votação, Adalberto Frasson fez sua intervenção na conferência, expressando sua alegria pelo fato de ser a primeira vez que visita Ijuí, dividindo a mesa com um Deputado Estadual da cidade e do Partido, destacando que a conferência é momento de debate onde todos tem a oportunidade de opinar e contribuir com a definição da política que o Partido vai tocar adiante, além de democraticamente escolher a direção.

"O momento é de relativa dificuldade para aqueles que defendem o campo da democracia e dos avanços sociais. Parece que a eleição de 2014 ainda não terminou e os que perderam, querem atalhar caminho até a presidência e tirar Dilma de qualquer jeito. Eles querem isso porque não aceitam que o povo tenha obtido tantas conquistas como nos governos de Lula e Dilma, embora conquistas que ainda são pequenas diante do que ainda podemos atingir", disse. O salário mínimo valorizado, os 40 milhões de pessoas que saíram da miséria e o filho do trabalhador na universidade são alguns dos avanços recentes para a sociedade brasileira e para o povo.

Frasson: Nosso Partido tem 93 anos
e nunca agiu ao sabor do vento
"Nosso Partido tem 93 anos e nunca agiu ao sabor do vento. O PCdoB foi criado para defender os trabalhadores e para lutar por igualdade e justiça social. Por isso acreditamos no Brasil e no seu povo, acreditamos no combate firme à corrupção realizado por este governo, porque antes nada era investigado, e acreditamos que vamos superar a crise e barrar o golpe. Me sinto muito feliz de participar de um Partido assim, que tem coragem e princípios muito claros e que luta e faz a política que transforma. Só através da política podemos transformar a vida das pessoas e da sociedade", concluiu.

Em seguida Junior Piaia fez a sua intervenção. Iniciou falando da sua alegria em representar o PCdoB na Assembleia Legislativa e da motivação com que realiza o trabalho de também e principalmente, representar o povo de Ijuí e região, colocando em prática a proposta que defendia em sua campanha, de trabalhar pelo desenvolvimento. "E neste sentido que teremos uma audiência pública no dia 27 de novembro, com a presença do Secretário de Obras do RS, para debater as condições das nossa estradas. O estado precisa assumir na frente da população um planejamento para esta questão", afirmou. Outra questão trabalhada por Piaia é a estruturação de um aeroporto regional.

Piaia defendeu com entusiasmo o protagonismo
do PCdoB nas próximas eleições municipais
Ao fazer um balanço de gestão do comitê que finda o mandato, Piaia lembrou que este foi eleito após as eleições de 2012 e que apesar da vitória política atingida pelo aumento de votos recebidos em sua candidatura para prefeito, o principal objetivo não foi atingido que era o de implementar um novo projeto para o desenvolvimento de Ijuí. "Isso abateu nosso Partido mas já em 2014 realizamos uma campanha financeiramente modesta mas uma campanha alegre, que reacendeu a chama e possibilitou que tenhamos esta oportunidade de lutar pela região na Assembleia, mas também que agregou muito dos jovens, novos militantes, que hoje vão formar uma nova direção".

Apesar das dificuldades do quadro político na cidade, Piaia defendeu com entusiasmo o protagonismo do PCdoB nas próximas eleições municipais. "Nunca deixamos de discutir o município e de debater soluções aqui nesta casa, com a Rosane Simone ou com o Ricardo Pittas, para os antigos problemas de sempre. Por isso chegamos a esta conferência com um balanço positivo, incorporando novos militantes que nos darão muita energia para este momento de transição em um período pré-eleitoral".

Piaia chamou ao envolvimento de todos, opinando e trazendo informações da base, ajudando a direção partidária a acertar nas suas avaliações e também ajudando a construir coletivamente um projeto para 2016. "Há um apelo muito claro por parte de vários setores da sociedade e de lideranças para que nós sigamos buscando o protagonismo que sempre tivemos no município. Não é uma situação simples e nós temos que estar aptos a debater nossa participação nestas eleições sem medo e sem rancores. Não vamos construir uma nova candidatura do PCdoB só com a garra do nosso partido e da nossa militância".

Piaia sublinhou que o protagonismo do PCdoB de Ijuí nas próximas eleições depende do novo comitê. "A tarefa desta direção é a construção de uma alternativa para Ijuí, estabelecendo relações que possibilitem a discussão política para as eleições, resguardando nossa convicção ideológica e nosso rumo, mas conversando com todos os segmentos. É assim que atuamos e que caminhados para a construção de um país justo e solidário, no qual o nosso povo possa viver cada vez melhor", concluiu.

Militância demonstrou confiança no Partido e no Brasil
Em seguida, a conferência foi aberta para as intervenções dos presentes, que reforçaram a confiança no Partido e no Brasil, na luta e nos rumos que o PCdoB aponta para a superação da crise política e econômica, e a convicção de que em Ijuí, o PCdoB tem um projeto alternativo viável para que o município supere o cansaço e o estágio de estagnação derivado dos 30 anos de uma mesma força no poder.

Por fim, a comissão eleitoral apresentou o resultado da eleição para o comitê que elegeu 23 membros, com uma renovação de 34%. Foram eleitos Adriano Schröer, Agenor Castoldi, Alisson Legonde, Ângelo Schiavo, Camila Pakulski Betsch, Cleusa Morais, Israel Fernandes da Rocha, Junior Piaia, Lucia Crescente, Luciana Pereira, Luiz Carlos Oliveira, Luiz Etevaldo da Silva, Luiz Valmir Bauer, Marlon Régis Soares, Nelson de Lima, Paulo Fernandes Braga, Ricardo Pittas e Silva, Robson Bieger de Moura, Rosane Simon, Tamires Okaseski, Teresinha Mendonça, Vanderlei da Silva Gütler e Vera Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário