quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Moradores do Bairro Glória perto de solucionar antiga demanda do Bairro

Audiência Pública encaminhou últimos acertos
para início de obra no Bairro Glória
A questão é acompanhada pelo Gabinete da Vereadora Rosane Simon desde o final do ano de 2013, mas a demanda é mais antiga. Moradores do Bairro Glória sofrem com duas quadras de um córrego, contaminado por esgoto, que corre a céu aberto, causando problemas sanitários, de saúde e alagamentos nas moradias.

Após muita luta dos moradores e da intervenção da Vereadora Rosane Simon junto ao Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) e a Prefeitura, inclusive intermediando reuniões dos moradores com representantes do executivo, a demanda está próxima de ser resolvida. A questão foi tema de audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (21), no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí.

A audiência foi convocada pela Vereadora Rosane Simon para atualizar os moradores em relação ao andamento do projeto de canalização do córrego e teve a presença do Presidente do Demasi, Dante Trindade, dos Vereadores Rubem Jagmin e Aldair Cossetin e de moradores.

O Presidente do Demasi disse que apesar da falta de recursos, houve a liberação de valores para obras de saneamento do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, gerido pelo Conselho Gestor de Saneamento Básico de Ijuí (Consabi). Após a liberação de valores, na última sexta-feira (16), concluiu-se o processo de licenciamento ambiental e o projeto passa agora para o setor de compras da Prefeitura que realizará a licitação para a obra. A previsão é para que ela inicie em um prazo de mais ou menos 80 dias, seguindo os trâmites burocráticos.

Mas uma questão ainda demanda ação dos moradores. É preciso eliminar a carga cloacal das moradias na região. O esgoto das casas é jogado na rede pluvial. Para solucionar a questão os moradores devem construir fossas para as suas residências, um investimento que gira entre 150 e 300 reais. O Presidente do Demasi garantiu que o departamento pode ajudar com auxílio técnico e maquinas para cavar, mas que as fossas devem ser custeadas pelos moradores. “Não adianta nada canalizarmos o local e o esgoto cloacal continuar sendo despejado no córrego”, explicou Dante Trindade.

Questionado pelos moradores sobre a existência de fossa nos dois prédios públicos da região (Posto de Saúde e na Cozinha Comunitária), o Presidente do Demasi não soube afirmar se as fossas existem, mas disse que não terá como exigir a construção de fossas por parte dos moradores sem que o poder público de o exemplo nesta questão. Os moradores relatam que é possível ver os canos que despejam o esgoto destes prédios públicos no córrego.

“Sabemos que esta é uma situação que demandava urgência. É um problema de mais de 10 anos. Com a persistência dos moradores que buscaram sempre pressionar o governo por uma solução, felizmente estamos chegando ao ponto em que esta obra será realizada. Vamos continuar acompanhando o desenvolvimento do projeto para que ele se realize o mais breve possível e com qualidade”, disse a Vereadora Rosane Simon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário