terça-feira, 25 de novembro de 2014

“Legislativo não é pizzaria”, defende a Vereadora Rosane Simon

Resumo da Sessão Legislativa. 24 de novembro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Nesta Sessão Legislativa, a Vereadora Rosane Simon retomou o assunto que dominou a sessão anterior, referente ao pronunciamento do Vereador Darci Pretto, lider da Bancada do PDT, que diante das supostas irregularidades na Secretaria de Habitação e na Vice-prefeitura, pediu o fim da coligação com o PT. A suspeita de irregularidades recai sobre o Vice-prefeito Ubirajara Machado Teixeira, que teria prometido apartamento do projeto Minha Casa Minha Vida a um apoiador de sua campanha a Deputado Estadual.

“Tenta-se reduzir o assunto ao rompimento entre os partidos governistas, mas isso não interessa a população. Este assunto deve ser tratado com muito cuidado e nós temos que dar respostas sérias aos cidadãos de Ijuí”, disse Rosane Simon.

A Vereadora relatou as ações que o PCdoB realizou em relação a suspeita de irregularidades. O Partido emitiu uma nota pública e encaminhou solicitação de investigação de crime eleitoral ao Ministério Público, levada pela promotora a Justiça Eleitoral. “Realizamos este encaminhamento ao MP e vamos aguardar o resultado das investigações. Pela gravidade dos fatos que vieram a tona, creio que o legislativo deve ajudar nas investigações, mostrando independência, instaurando uma CPI”, defendeu.

Rosane Simon fez duras críticas ao papel da câmara em casos como este que interferem na imagem do legislativo diante da opinião pública. “Dizem nas ruas que o legislativo em Ijuí é uma pizzaria. Pois eu não sou pizzaiola e não acho que o legislativo seja uma pizzaria”, disse. Ela pediu que o assunto não pode ser simplesmente ignorado e que interessa a sociedade saber se as denúncias são ou não verdadeiras.

“Temos que dar uma clara mensagem aos cidadãos de Ijuí de que o legislativo é um poder distinto do executivo e que apesar do número majoritário de vereadores governistas nós não vamos varrer este assunto para baixo do tapete, por respeito aos cidadãos e a fila de trabalhadores e trabalhadoras que estão aguardando para realizar o sonho da casa própria”.

Marcos Barriquelo: “quem se dá o respeito recebe o respeito”
Da base governista, apenas a Vereadora Rosana Tenroller e o Vereador Marcos Barriquelo usaram a tribuna, mas sem se referirem as denúncias e irregularidades. A tática usada pela bancada governista foi de total silêncio e estranhou-se a ausência do Vereador Darci Pretto nesta sessão. O Prefeito Fioravante Ballin, secretários de governo e os vereadores governistas estiveram reunidos na sala da presidência do legislativo antes da sessão.

Barriquelo também fez referência ao comportamento do legislativo e dos parlamentares. “A Vereadora Rosane Simon falou com muita propriedade sobre o comportamento desta casa. Quando se fala pejorativamente contra o parlamento, isto atinge a todos nós e nós somos abordados todos os dias nas ruas e perguntados sobre estes fatos da última semana”, disse.  “Eu não sou pizzaiolo e tenho responsabilidade. Sou vereador e exerço meu mandato com seriedade. Quem se dá o respeito recebe o respeito e se não faz isso, vira chacota e cai em descrédito com a sociedade”, concluiu o Vereador.

Atividades pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
A Vereadora destacou também as atividades programadas para os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. As atividades são promovidas pelo Fórum Permanente da Mulher de Ijuí e iniciaram com jantar no último dia 20, em homenagem ao dia da Consciência Negra, na Casa Afro do Parque de Exposições. Nesta terça, Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher, acontece uma partida de futebol misto, no complexo poliesportivo ao lado do Ginasião. A atividade foi intitulada como “Lugar de Mulher é em Todo Lugar”.

Mais 3 atividades estão programadas. No dia 29 o brechó “Mulheres de Talento para o  Bem”, na Stiletto Calçados. No dia 06/12 tem a Campanha do Laço Branco e a caminhada pelo fim da violência contra a mulher que terá inicio nos altos da Avenida Coronel Dico, em frente a delegacia, as 9 horas. As atividades se encerram no dia 10, co a exibição do filme “El Traspatio”, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana, as 13:30 horas.

Trabalhadores do comércio terão jornada de trabalho reduzida neste Natal
Um acordo inédito entre o SindiComerciários e o Sindilojas em Ijuí foi saudado pela Vereadora Rosane Simon, que também é Presidenta do Sindicato de trabalhadores no comércio. “Quero informar deste acordo histórico, feito entre os dois sindicatos em bases mais justas para os trabalhadores”, disse.

Rosane Simon explicou que o horário do comércio no Natal era prorrogado até as 22 horas. Pelo acordo, o funcionamento será até as 20 horas e o comércio estará fechado também no domingo anterior ao Natal. “O horário prolongado não gera impacto nas vendas, mas gera cansaço nos trabalhadores. Por isto estamos realizando este chamamento à população para antecipar as suas compras. Tenho certeza que a medida não vai reduzir os postos de trabalho nem o volume de vendas e sobretudo trará benefícios aos trabalhadores que também poderão desfrutar do convívio com suas famílias nestas festas”.

Encaminhamentos:
Pedido de Informação: O município está registrado no CADIN? Se sim, qual o motivo e desde quando?

Operação tapa-buracos na Rua Alfredo Glitz, no trecho compreendido entre as Ruas Henrique Koff e José Gabriel, pois a mesma encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade.
Melhorias na iluminação pública na Rua Franklim M. da Silva, Bairro Mundstock, nas proximidades do Nº 249.

Nenhum comentário:

Postar um comentário