terça-feira, 3 de junho de 2014

O Rio Grande do Sul homenageia os 90 Anos da Coluna Prestes

Resumo da Sessão Legislativa. 02 de junho de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon

Luís Carlos Prestes Filho, Mariana Prestes, Maria Ribeiro Prestes
receberam homenagem do Legislativo Ijuiense proposto por Rosane Simon

Rosane Simon
Na série de atividades alusivas aos 90 Anos da Coluna Prestes, a Sessão Legislativa desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Ijuí prestou homenagem a Coluna, com as presenças da viúva do Comandante Luís Carlos Prestes, Maria Ribeiro Prestes, dos filhos Mariana Prestes e Luís Carlos Prestes Filho e de Osvaldo Bertolino, que representa a
Fundação Maurício Grabois. A fundação promove um vasto roteiro de atividades na região das missões, noroeste do estado do Rio Grande do Sul, berço da heroica coluna. A proposição deste ato foi da Vereadora Rosane Simon, que muito emocionada, recepcionou os convidados.

“É com muito orgulho que em nome do PCdoB fizemos esta proposição, que prontamente foi acolhida pelas demais bancadas presentes nesta casa”, disse Rosane Simon. Ela leu um breve histórico da Coluna e um Poema de Jorge Amado em homenagem ao “Cavaleiro da Esperança”.

Homenagem musical ao
Cavaleiro da Esperança
Rosane Simon lembrou das mulheres que também foram protagonistas na Coluna em toda a jornada e ressaltou a luta por liberdade e democracia. “Foi a caminhada de um Líder rebelde, revolucionário, que via neste país a potencialidade de mais justiça e de um Brasil para os brasileiros”, concluiu. Rosane Simon apresentou então os músicos Ademar Pereira da Silva e Marcos Alves, que homenagearam os convidados com a canção “Cavaleiro da Esperança”, com letra de Glademir Escobar de Itaqui.

Maria Ribeiro Prestes
Dona Maria Prestes foi sucinta, antes de passar a palavra a seu filho. “Para nós e muito importante o resgate desta história”, disse. Luís Carlos Prestes Filho agradeceu a recepção dada pelo Prefeito Fioravante Batista Ballin em seu gabinete, conjuntamente com o Secretário de Cultura Sérgio Correia, o Presidente do PDT de Ijuí, Augostinho Berlezi e o Secretário de Organização do PCdoB de Ijuí, Ângelo Schiavo. Sobre a série de homenagens nestes 90 anos da Coluna Prestes, lembrou que apesar de incompreensões que ainda existam sobre a luta de seu pai e o papel da Coluna na história do Brasil, “as homenagens são um importante movimento de institucionalização do nome de Luís Carlos Prestes e da Coluna Prestes que coloca definitivamente a Coluna como um marco de bravura e heroísmo para os livros de história”. O roteiro de homenagens passou por Santo Ângelo antes de Ijuí. Iniciou com a homenagem feita pela Assembleia Legislativa do Estado que condecorou, post morten, o Comandante Prestes com a Medalha da Honra ao Mérito Farroupilha e segue por outras cidades do estado.

Sérgio Correa, Agostinho Berlezi, Luís Carlos Prestes Filho, Mariana Prestes
Prefeito Fioravante Ballin, Maria Ribeiro Prestes e Ângelo Schiavo no
Gabinete do Prefeito

Luís Carlos ressaltou que a Coluna foi um marco também de luta da juventude brasileira. “Eram jovens oficiais com pouco mais de 20 anos que tinham como sua principal bandeira o ideal de tirar o Brasil da Velha República, mergulhado na corrupção e na submissão econômica. Essa homenagem é principalmente a um grupo de jovens brasileiros que não tiveram medo de avançar pelo território brasileiro carregando suas convicções”, disse.

Luís Carlos Prestes Filho
Ele parabenizou o legislativo de Ijui pela coragem de realizar este ato e citou o fato de que a proposição veio de uma Vereadora, lembrando que à época da Coluna, as mulheres sequer tinham direito ao voto. “Vivemos um momento importante em que o Brasil está se reencontrando com a democracia, vivendo o maior período democrático de sua história. E para reafirmar este ciclo democrático que vivemos, precisamos erguer as mesmas bandeiras dos movimentos libertários brasileiros, como a Coluna Prestes e por isso, essa homenagem nos emociona muito”.

Luís Carlos lembrou dos momentos de exílio pelos quais a família passou em que amigos de sua mãe e de seu pai foram assassinados ou daqueles que estão desaparecidos e dos quais “não sabemos nada sequer onde estão os seus restos mortais” e emocionou a todos quando finalizou sua fala cantando o samba enredo de 1998, da Acadêmicos do Grande Rio, em homenagem ao seu pai.

Rosane Tenroller, Vereadora pelo PT, disse que aquele era um momento ímpar vivido pelo legislativo ijuiense e lembrou também das mulheres da coluna, as Vivandeiras, que “na história oficial tiveram o espaço negado”. “Ao comemorarmos os 90 anos da Coluna Prestes resgatamos esse processo histórico fundamental e assim nós vamos também construindo e demarcando o espaço democrático que foi feito também com a luta do nosso povo. Esforço que nos mostra que vale a pena lutar pela democracia e por nossos direitos”.

Osvaldo Bertolino, da Fundação Maurício Grabois, ressaltou que para a fundação, resgatar a memória da coluna significa registrar um importante acontecimento que é uma das raízes do processo da luta democrática progressista e pela soberania nacional. “Um ato heroico, revolucionário e que nasceu aqui nesta região e deve ser motivo de orgulho para todos os seus habitantes”.

Bertolino lembrou ainda das bandeiras de luta da Coluna que Luís Carlos Prestes carregou por toda a sua vida. “A democracia e o progresso social, a soberania da pátria. Estas bandeiras estiveram na luta contra o nazifascismo, contra a ditadura do estado novo e nas eleições gerais em 1945 e depois contra a ditadura militar e nas Diretas Já”. Ele sublinhou que em toda a trajetória do Séc. XX não há como falar destas bandeiras de luta sem falar o nome de Luís Carlos Prestes. “São bandeiras que estão aí, vivas nos dias de hoje. A marcha da Coluna continua e as suas bandeiras são bandeiras que todos devemos empunhar e levar em frente”.

O Vereador Darci Pretto (PDT), líder de governo, disse que o legislativo de Ijuí não poderia silenciar em prestar esta homenagem a um brasileiro ilustre que fez a diferença no período de sua vida: “Estamos homenageando também uma grande parcela da população brasileira e um homem que mobilizou a sociedade brasileira no despertar do sentimento de brasilidade e da vontade de lutar por dias melhores”.

Ao fim, a Vereadora Rosane Simon entregou uma lembrança a Maria Ribeiro Prestes, em nome dos demais Vereadores e da Câmara de Vereadores de Ijuí.

Maria Ribeiro Prestes ao centro, com os Vereadores Ijuienses

Comissão especial sobre o caso “Frida Heck” é instaurada
Pelo fato de não constar na pauta do dia, com um pedido de Questão de Ordem, a Vereadora Rosane Simon solicitou a criação de uma Comissão Especial para acompanhar a situação do Condomínio Frida Heck. “Nós que defendemos o serviço público de qualidade, que defendemos que os recursos públicos devem ser aplicados da melhor maneira temos que acompanhar de perto esta questão”, disse. “Foram mais de 1,3 milhão investidos nesta obra. Temos que zelar pela boa aplicação destes recursos e dar respostas a comunidade de Ijuí, porque houve falhas”. Rosane Simon também cumprimentou o Poder Executivo que nesta semana realizou intervenções e melhorias no condomínio, amenizando os problemas vividos pelos moradores.

Vereadores de todas as bancadas se pronunciaram sobre o tema. Darci Pretto, da Bancada Governista, disse que a bancada não é contra a comissão, mas que as providências necessárias estão sendo tomadas pelo Executivo e discutidas na Comissão Permanente de Políticas Públicas e que por isso, o trabalho da Comissão Especial “pode ser inócuo”.

Rosane Simon defendeu a proposta dizendo que o Poder Executivo é uma das partes envolvidas e que é obrigação do Legislativo fiscalizar esta questão e apurar responsabilidades. Anunciou que tem reunião agendada com o Gerente da Caixa Econômica Federal nesta terça-feira para colher informações sobre o processo de financiamento e entrega da obra. O Vereador Andrei Cossetin (PP), disse que visitou o local, verificando as péssimas condições de alguns apartamentos. “Se um morador puxa a descarga do banheiro de cima, pinga esgoto no apartamento abaixo. Temos que dar respostas a estas pessoas e a comunidade. Lá eles nos dizem que quando da inauguração, o ato estava cheio de políticos, então agora é hora de ampliarmos a participação dos Vereadores em acompanhar a execução desta reforma, porque é lamentável a quantidade de problemas que estas pessoas estão passando dentro dos seus apartamentos, que digamos, são novos”.

Pequeno Expediente
No espaço do pequeno expediente, Rosane Simon saudou a nova Direção do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação. Ela participou da posse da nova diretoria, encabeçada pelo Ex-vereador Gladimir Ribeiro da Silva representando o SindiComerciários, a CTB e o legislativo.

Ela fez referencia aos atos de lançamento da Pré-candidatura de Junior Piaia a Deputado Estadual realizados no sábado (31) nas cidades de Ijuí e Santa Rosa e conclamou os demais Vereadores para que seja dada uma solução a questão do estacionamento rotativo. “A população está esperando e nos cobrando uma solução”, disse.

Lembrou das cobranças que vem fazendo ao Executivo com relação aos acidentes semanais ocorridos na Rua Venâncio Aires, nas esquinas com a Rua 15 de Novembro, Benjamin Constant e 7 de Setembro. “Mais acidentes aconteceram nestas esquinas. Temos a promessa de que a rua será de mão única e esperamos que isto aconteça logo. Não queremos que aconteça algo pior”, concluiu.

Pedido de informação
Houve vencedor na licitação para calçamento da Rua Tenente Gutemberg do Prado? Caso positivo, qual foi a empresa? Por que esta via ainda não foi calçada conforme mostram as fotos anexas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário