terça-feira, 15 de abril de 2014

Secretário Estadual de Esporte e Lazer virá a Ijuí na quinta-feira

Resumo da Sessão Legislativa. 14 de abril de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Secretario de Esporte e Lazer
Ricardo Petersen
Ocupando o espaço do grande expediente nesta sessão legislativa a Vereadora Rosane Simon anunciou a presença do Secretário Estadual de Esporte e Lazer na cidade, nesta quinta-feira. O Secretário Ricardo Demétrio de Souza Petersen virá acompanhado do seu Chefe de Gabinete Roberto Macagnan e terá encontro com os Secretários de Governo Nelson Copetti e Sérgio Correa, dará entrevistas aos veículos de comunicação locais, encerrando sua agenda em almoço com militantes do PCdoB.

Rosane lembrou que o Partido assumiu esta pasta no Governo Tarso e também administra a paste do esporte no Governo Federal e elogiou a atuação do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Sérgio Correa. “Nesta agenda queremos intensificar os contatos entre as secretarias em busca de mais recursos para o esporte e lazer. O Secretário Sérgio Correa demonstra empenho em buscar recursos nesta área e nós temos ajudado, trabalhando em conjunto com o município. Neste sentido quero citar a emenda do Deputado Federal Assis Melo que propiciará o início das obras de revitalização da antiga estação férrea na Rua do Comércio”, disse a Vereadora.

Rosane disse que a emenda já está confirmada e deverá ser liberada ainda neste primeiro semestre. “Quero lembrar aqui do empenho da minha colega Helena Marder nesta questão que é um sonho antigo da comunidade ijuiense em revitalizar aquele espaço viabilizando um ponto turístico e cultural para a comunidade e para quem nos visita e o PCdoB dá a sua contribuição neste sentido”.

Mobilidade urbana e acessibilidade
Rosane Simon também fez crítica com relação a mobilidade urbana no município. Lembrou que já realizou conversas com o Secretário de Desenvolvimento Urbano Ubiratan Erthal sobre problemas nas esquinas da Rua Venâncio Aires com a Rua 15 de Novembro e com a Benjamin Constant. Muitos acidentes ocorrem toda semana nestes locais que já foram motivo de indicações do Gabinete ao executivo para que resolva a questão. “Minha crítica é quanto a demora em se resolver este problema que já é de conhecimento da secretaria. Ocorrem vários acidentes e a cada dia observamos o perigo que os motoristas enfrentam nestes pontos que eu citei. Existem outros pontos em nosso município que necessitam mudanças no trânsito e algumas mudanças pontuais estão ocorrendo. Espero que não seja necessário que aconteça algo mais grave num destes pontos para que o executivo tome alguma providência”.

A Vereadora lembrou que ainda na semana passada um grupo de alunos do Colégio Tiradentes voltava de uma visita ao centro para a escola e uma das alunas, ao atravessar na esquina da Venâncio com a Benjamin Constant, onde está a Sede do SindiComerciários, sofreu uma lesão leve quando o pneu de um carro passou sobre seu pé. “Nesta esquina está a Sede do Sindicato e observamos a todo momento freadas bruscas e situações de risco entre automóveis e também com pedestres. Insisto com o executivo para que tome medidas urgentes nestes locais”, concluiu sobre o assunto.

Rosane Simon também falou sobre a necessidade de melhorar a estrutura física na Câmara de Vereadores de Ijuí e lembrou que diversos estudos e projetos já foram realizados pela Presidência da casa recentemente, mas que sérios problemas permanecem. “Viajamos por pequenos municípios do interior que tem espaços adequados para receber o cidadão e a cidadã que acompanham os trabalhos do legislativo e aqui, sequer dispomos de acessibilidade ou cumprimos com requisitos de segurança para as pessoas que nos visitam”, disse.

No mesmo sentido, a Vereadora lembrou que outra proposta muito debatida nas últimas eleições é a construção de um Centro Administrativo. Ela citou que há secretarias e departamentos espalhados por diversos locais na cidade o que dificulta o acesso das pessoas aos serviços já que em muitos momentos há a necessidade de, para um mesmo problema, tratar em duas ou três secretarias.
“Quero pedir ao executivo um levantamento de quanto se gasta em alugueis em todos os setores da administração. A construção de um Centro Administrativo soluciona não só a convergência de serviços públicos ao cidadão, num mesmo espaço, como também a economia financeira com a locação de outros espaços”, disse.

Por fim Rosane Simon citou a recente pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica |Aplicada (IPEA) no qual se constata que os entrevistados culpam as mulheres pela violência de seu agressor. Esta pesquisa causou uma reação muito forte na sociedade brasileira e depois foi reconhecido erro nos dados apresentados, principalmente quanto ao alto índice de homens que tinham esta compreensão. “Me causou muita indignação, mesmo que após a verificação do erro na pesquisa, ainda há um índice de homens que pensam que a mulher é culpada de sofrer violência por usar uma roupa mais curta. Devemos lembrar todos os dias que esta pesquisa demonstra que ainda temos uma longa caminhada de combate ao machismo e na luta por uma cultura de respeito e igualdade na relação entre homens e mulheres”.

Rosane Simon encaminhou as seguintes indicações:
- Melhorias na iluminação pública em frente à Escola Municipal Infantil Alvorada, situada à Rua Euclides da Cunha, 301 – Bairro Alvorada ao lado da Escola Cemei.

- Melhorias na iluminação pública na rua Fagundes Varella, Bairro Luiz Fogliatto, nas proximidades do posto do Ganso.

- Reiterando a indicação feita em 01/07/2013, onde fizemos o pedido de um estudo de medidas de segurança no trânsito, no cruzamento da Rua Venâncio Aires com a XV de Novembro e Benjamin Constant. Gostaríamos de um olhar especial neste pedido, talvez uma implantação de mão única, já que os números de acidentes ocorridos neste local têm aumentando consideravelmente, destacando um atropelamento na semana passada de uma aluna da Escola Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário