terça-feira, 11 de março de 2014

Mais avanços e desenvolvimento com soberania

O PCdoB de Ijuí reuniu seu Comitê Municipal na tarde do último sábado (08). A reunião foi ampliada para o conjunto da militância, dando inicio ao processo de organização do Partido para o período eleitoral deste ano.

O Presidente do PCdoB e pré-candidato a Deputado Estadual, Júnior Piaia coordenou a reunião. Primeiramente fez uma saudação pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no mesmo dia. “Nosso passado recente é de algumas conquistas, mas nosso futuro e de muita luta e engajamento pela igualdade, por justiça e pela emancipação plena das mulheres”, disse.

Em seguida Piaia realizou uma análise da conjuntura política no país, frente às eleições deste ano. Ressaltou que o PCdoB defende maior crescimento econômico mas que este crescimento deve vir com soberania e democracia. “Com Lula e Dilma avançamos muito nestes últimos 10 anos e o PCdoB, presente nestes governos, ajudou a construir programas importante que colocaram a sociedade brasileira em outro patamar. Avanços significativos foram conquistados pelo povo brasileiro, seja o aumento da renda, a valorização do salário mínimo, o acesso ao ensino superior, o aumento constante na oferta de empregos e de moradias, por exemplo”.


Piaia também destacou que o país deu um salto qualitativo e quantitativo na sua política externa, fortalecendo os laços sociais e econômicos com América Latina, África, Ásia e os BRICS (Rússia, China, Índia e África do Sul) o que proporcionou novas fronteiras comerciais, industriais e culturais para o país. “Infelizmente o governo não se aproveitou do momento político favorável para dar passos mais largos, promovendo mudanças e reformas importantes para o país como a reforma política, da comunicação e tributária, apenas para citar alguns exemplos”. Destacou que para o PCdoB estas reformas devem fundamentalmente ampliar a representação popular calcadas na democracia e na soberania.

Quadro indefinido, candidatura em curso
Apesar do quadro de indefinição com relação as coligações que se formarão em torno da reeleição de Dilma e Tarso Genro, candidaturas que o PCdoB apoia, o Partido em Ijuí e região terá como principal desafio a candidatura de Júnior Piaia a Deputado Estadual.

Nesta reunião do Comitê, foram apresentados dados comparativos relativos as eleições de 2002, 2006 e 2010, demonstrando a viabilidade da candidatura de Piaia e a real possibilidade de eleger-se. “Além dos dados numéricos positivos que apresentamos aos camaradas, contam muito o fato de que o Piaia deverá ser o único candidato do PCdoB em nossa região e também a candidatura da Manuela D'Avila a deputada estadual. Manuela é por duas vezes campeã de votos no estado e deverá ampliar a votação na legenda, o que terá como consequência o aumento da nossa bancada na Assembleia”, explicou o Secretário de Organização Ângelo Schiavo.

Piaia demonstrou muita motivação com a sua pré-candidatura, principalmente porque na função de Direção que ocupa na Secretaria de Meio Ambiente do Estado, estando a frente da organização do Cadastro Ambiental Rural, o CAR, percebe a necessidade de ampliar as políticas públicas que promovam desenvolvimento a partir do setor agrícola.

“Defendemos mais avanços e desenvolvimento com democracia e soberania. Em nossa região, para realizarmos esta tarefa, tudo parte do setor agrícola, que movimenta o comércio, que produz os insumos para as indústrias locais e que põe o alimento em nossa mesa. Neste período que estou a frente do CAR percebo que o setor passa por dificuldades mas percebi também que conseguimos um ótimo diálogo, informando e solucionando dúvidas e problemas que vão surgindo. Estamos avançado muito e avançaremos ainda mais, tenho certeza, porque neste setor se trabalha com muito afinco e as pessoas estão constantemente buscando melhorar, ampliar sua renda e os investimentos. Nosso trabalho é nesse sentido”.

Faltou a reforma política
Piaia lamentou a falta de uma reforma política que possibilitasse que as campanhas se baseassem mais nos programas dos partidos do que na capacidade financeira dos candidatos. Para ele, algumas campanhas estão muito estruturadas financeiramente e já estão trabalhando. “Nós teremos que superar isto com organização da nossa militância”, concluiu.

Ângelo Schiavo reiterou que o PCdoB de Ijuí já coloca em prática ações utilizando as potencialidades do conjunto da militância. “Porém isso não nos basta. Precisamos de mais mobilização em toda a região e é isso que estamos preparando a partir dessa reunião. Vamos nos organizar até o início do período de campanha deixando o Partido apto para as tarefas deste período eleitoral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário