quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coordenadoria de Proteção animal precisa de mais investimentos

Resumo da Sessão Legislativa. 25 de novembro de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereador Fábio Mariani

Médica Veterinária Mariana Carnelutti e a
Coordenadora Andressa Gressler
Com a presença de Andressa Gressler, Coordenadora de Proteção Animal do Município de Ijuí e da Médica Veterinária Mariana Carnelutti, responsável pelo Canil Municipal, foi debatida nesta Sessão Legislativa atuação da Coordenadoria, recentemente criada. “Nosso objetivo neste convite, após a criação desta coordenadoria no início do ano é com a intenção de mostrar o que tem sido feito, mas principalmente elencar as dificuldades enfrentadas no serviço prestado a população por este setor para que o Poder Executivo e o Legislativo possam buscar formas de ampliar as condições de trabalho garantindo dessa forma a prestação de um serviço de qualidade”, disse o Vereador Fábio Mariani, ao saudar as convidadas.

A Coordenadora Andressa Gressler expôs que o trabalho começou em abril deste ano e desde lá, foram realizados dezenas de atendimentos. Ela ressaltou que a Lei Municipal 5.738/2013, que criou a coordenadoria é a base do trabalho realizado. “Esterilizamos e castramos os animais alojados no Canil Municipal, além de fiscalizarmos maus-tratos. Temos equipamentos que estão chegando aos poucos e que nos permitirão ampliar o trabalho, mas precisamos de espaço para a coordenadoria”. Ela citou que há o espaço onde funcionava a Fepagro, próximo ao parque de exposições que está sendo cogitado. A necessidade de ampliação do serviço é evidente na demanda por atendimentos. Além de gatos e cachorros, há a questão dos equinos, um grande problema no município. Fábio Mariani defende a ideia de constituir uma comissão, nos mesmos moldes da que criou a Lei 5.738/2013, para tratar esta questão.

“Uma comissão com a participação das ONG's ijuienses, dos vereadores interessados na causa, da Secretaria do Meio Ambiente e da Coordenadoria de Proteção Animal, para trabalharmos as questões relacionadas aos maus-tratos cometidos contra os equinos, principalmente com relação aos animais explorados como tração”.

A Médica Veterinária Mariana Carnelutti agradeceu o espaço dizendo da importância em falar do trabalho que hoje, pelas condições, é limitado. Disse que recebem cães em situação de emergência, com maus-tratos e doentes, além de conviver com a falta de medicação e depender de doações. Mariana também ressaltou a demanda, que segundo ela é muito grande para a equipe, hoje composta de apenas duas pessoas, ela e a coordenadora Andressa. “Precisamos de uma equipe maior e de um espaço adequado para cuidar dos animais. Há hoje 82 cães no Canil, é muito bicho para aquele espaço”, defendeu.

Ela também ressaltou a importância da conquista de um espaço como o da Fepagro e descartou uma reforma no atual Canil. “Não adianta reforma no Canil. Além do mais, o conselho de veterinária fez restrições ao local”, disse. “Só o amor não cura, e esta é uma questão de saúde publica, pois doenças animais são transmissíveis aos seres humanos. Não basta só cuidar dos animais, temos que ampliar ações de prevenção com a castração e a chipagem, por exemplo”.

"Coordenadoria precisa de estrutura", defendeu Fábio Mariani
"É importante ressaltar que o local onde está situado o Canil Municipal é de difícil acesso, o que facilita o abandono e dificulta a adoção. Precisamos de um novo local para abrigar os animais em estado de necessidade. No entanto, um abrigo não pode ser visto como uma solução para a questão dos animais. A solução, a longo prazo passa pela esterilização, pela educação e pela identificação dos animais", diz Fábio Mariani.

O Vereador Daniel Perondi se manifestou sobre o assunto, reforçando a necessidade de políticas públicas de prevenção. “Prevenindo, evitamos gastos maiores depois. A castração é muito importante”.

Médicos Fábio Franke e Airton Buss
Também nesta sessão, convidados pelo Vereador Andrei Cossetin, os médicos Fábio Franke e Airton Buss Júnior falaram sobre a importância sobre as ações do novembro azul e da prevenção do câncer de próstata.

Servidores Públicos Municipais em greve

Os Servidores Públicos Municipais lotaram o plenário nesta sessão, como forma de pressionar o legislativo e o executivo para a proposta de reajuste da categoria, que chegou ao legislativo e baixou as comissões.

Servidores Públicos Municipais estão em greve por valorização salarial
O Vereador Fábio Mariani usou o pequeno expediente para deixar uma mensagem aos servidores. “Não vou me estender, farei apenas algumas colocações pontuais, um tanto óbvias. A administração pública só existe em virtude da presença do corpo de servidores públicos, que materializa as ações administrativas. O direito de greve é um dos principais instrumentos de pressão quando o diálogo se mostra infrutífero. A CF/88 dá respaldo ao exercício desse movimento grevista. A luta por um salário digno é um direito e não um favor. O que acontece é que os interesses do governo são sempre privilegiados em detrimento dos direitos constitucionais dos servidores públicos. Isso só mudará com uma organização e foco. Com isso quero dizer que respeitamos e apoiamos a decisão do sindicato. Como não poderia deixar de ser, gostaria de dizer uma frase que cabe muito bem aqui: Sejam a mudança que vocês querem para o mundo", concluiu, sendo muito aplaudido pelos presentes.

AIPAN será homenageada na próxima sessão
A Associação de Proteção ao Ambiente Natural de Ijuí (AIPAN), completa 40 anos de existência este mês e será homenageada na Sessão Legislativa do dia 16 de dezembro. O requerimento do Vereador Fábio Mariani foi aprovado nesta sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário