quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Congresso Nacional do PCdoB inicia nesta quinta-feira

Em todo o país, os militantes do Partido Comunista do Brasil estão em mobilização total para a realização do 13º Congresso, de 14 a 16 de novembro no Parque Anhembi em São Paulo. O PCdoB de Ijuí participará do Congresso com 5 representantes. Três delegados (o Presidente Junior Piaia, a Vice-presidenta Vereadora Rosane Simon, e o Secretário de Organização, Ângelo Schiavo) e dois observadores (os Secretários de Finanças, Agenor Castoldi e Formação, Adriano Schröer).

Ângelo Schiavo, Rosane Simon e Junior Piaia são os delgados de Ijuí
no 13º Congresso Nacional
Durante os últimos quatro meses, todo o coletivo do Partido, a partir das bases e dos comitês intermediários, municipais e estaduais, debateu os temas centrais do congresso. Na discussão estiveram o balanço dos dez anos dos governos progressistas – dois mandatos do ex-presidente Lula e o atual mandato da presidenta Dilma –, a crise profunda e sistêmica do capitalismo, a ofensiva brutal do imperialismo contra a paz mundial e o direito internacional, a resistência e a luta anti-imperialista dos povos e o partido necessário para enfrentar os novos desafios, as novas tarefas, as novas lutas.

Agora, na etapa nacional do congresso, o momento é de síntese, com o coroamento dos debates, mas também para um encontro de ideias, um salto qualitativo na elaboração política e ideológica em que sobressai a inteligência coletiva da militância e das instâncias dirigentes.

Avançar ainda mais
Em síntese, os documentos do Congresso, partindo de uma avaliação positiva dos Governos Lula e Dilma, apontam a necessidade de avançar mais na realização das mudanças que a nação reclama. Para o PCdoB as reformas estruturais democráticas tem como ideia-força o Plano Nacional de Desenvolvimento, incluído no Programa Socialista do Partido, aprofundado no último Congresso Nacional em 2009, e que tem plena vigência.

Com esse propósito o Partido propõe a convergência de forças para em 2014, realizar em melhores condições a batalha pela continuidade do projeto vitorioso a partir da primeira eleição de Lula, em 2002, hoje sob a liderança da presidenta Dilma Rousseff. A constituição de uma frente de afinidades de esquerda, que reúna partidos políticos, movimentos sociais e personalidades independentes para impulsionar o grande embate eleitoral de 2014 e criar as condições para seguir adiante com nova correlação de forças.

PCdoB forte
O 13º Congresso dará também indicações para a construção partidária a partir das organizações de base e instâncias intermediárias (distritais e municipais), visando o crescimento e o fortalecimento do Partido, para aumentar a sua força eleitoral e a inserção nas organizações de massas. O evento encerra-se com a eleição da nova direção nacional, o Comitê Central, que nos próximos quatro anos terá a tarefa de liderar as fileiras partidárias, tomando em suas mãos a importante tarefa de elaborar diuturnamente a linha política, conduzir lutas e construir uma organização política e ideológica à altura de sua missão histórica e dos grandes desafios com que se defronta o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário