terça-feira, 8 de outubro de 2013

Rosane Simon encaminhou moção de apoio a greve dos bancários

Resumo da Sessão Legislativa. 07 de outubro de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) esteve presente na Sessão Legislativa desta segunda-feira e recebeu homenagem pelos 50 anos de fundação da entidade. A proposição foi solicitada pela Vereadora Rosane Simon. Estiveram presentes representando a Federação a Secretária Geral, Elizete Hintz e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski. A Fetag agrega 351 Sindicatos Rurais no estado, entre eles o de Ijuí. Nesta mesma sessão, os Diretores do Grêmio Esportivo Gaúcho receberam homenagem pelos 70 anos do clube.

Elizete Hintz, Secretária Geral da Fetag,
recebeu a homenagem
Ao justificar a solicitação da homenagem, a Vereadora ressaltou a atuação da Fetag ao longo destes 50 anos. “Com muito orgulho fizemos este convite para esta federação de trabalhadores e trabalhadoras que é uma das mais atuantes no país. Companheiros que conosco, os comerciários, são filiados a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). É importante dizer que a Fetag é reconhecida pela efetividade e combatividade com que trava a sua luta na questão das políticas agrícolas e na defesa de conquistas e avanços para os pequenos e médios produtores. Em nome da Bancada do PCdoB e desta casa estendemos esta homenagem a vocês que cumprem este papel importante em nossa sociedade.”, concluiu.

Relembrando um pouco da trajetória da Federação, a Secretária Geral Elizete Hintz agradeceu o convite e a homenagem. “Em nome do nosso Presidente faço o nosso agradecimento especial pelo reconhecimento destes 50 anos em que avançamos muito. Basta dizer que a bem pouco tempo havia ainda preconceito e discriminação em relação ao trabalhador do campo, que tinha vergonha de dizer que era um trabalhador rural. Com muita luta conseguimos dar dignidade a esta profissão, avançado nas conquistas e direitos e hoje, apesar do muito que temos ainda para conquistar, não se tem mais vergonha de dizer que somos trabalhadores rurais”.

Legislativo de Ijuí encaminhou moção de apoio a greve dos bancários
Por solicitação da Vereadora Rosane Simon, foi incluída na pauta desta sessão e aprovada,  com o apoio de todas as bancadas, uma moção de apoio à greve dos bancários. “Como os comerciários, é também uma categoria que busca a sua valorização. Os banqueiros nos cobram taxas exorbitantes e tem lucros enormes oriundo do esforço destes trabalhadores e no entanto encaminharam uma proposta injusta de reajuste para a categoria. A greve também se motiva por exigir a ampliação do quadro de trabalhadores para melhorar o atendimento ao cliente.  Por  isso faço este pedido para que esta casa reforce a luta destes trabalhadores e trabalhadoras”, resumiu a Vereadora.

Usando o espaço do pequeno expediente Rosane Simon cumprimentou os organizadores do desfile das etnias, realizado no dia anterior. “Cumprimento a direção da Expoijui/Fenadi e os membros das etnias pela organização do Desfile. Foi um momento de muita beleza e criatividade demonstrada pelos organizadores e participantes e que já é uma marca da nossa feira”. Rosane Simon também lamentou a perda, na última semana, de uma das fundadoras da etnia Afro, a Dona Darci. “Dona Darci foi lembrada por todas as etnias no desfile e a etnia afro fez um desfile simbólico e emocionante,  lembrando esta mulher guerreira e atuante em nossa sociedade, não só na União das Etnias. O esforço da Dona Darci em ampliar a participação e a representação da etnia afro e a sua intensa atividade social, seja na APAE ou nos Clube de Mães, não poderia deixar de ser lembrada por esta casa, e por isso lamentamos muito a perda do seu convívio conosco”, disse Rosane.

A Vereadora ainda encaminhou à mesa pedidos da população referentes ao atendimento de saúde no município. “Quero trazer uma demanda de muitos cidadãos e cidadãs que estão enfrentando dificuldades no plantão de saúde, ou no Postão as Secretaria de Saúde. Principalmente nos finais de semana há uma demora muito grande no atendimento e uma superlotação. Sei que os servidores fazem o que está ao seu alcance mas o município está com apenas um profissional médico no plantão, o que acaba causando os problemas. É urgente solucionar esta questão”, pediu a Vereadora. Rosane solicitou ainda que a farmácia também esteja aberta 24 horas, uma antiga demanda da população. “Se e plantão é 24 horas, temos que ter farmácia 24 horas já que os postos fecham as 6 e o cidadão não tem hora para ficar doente e precisar de remédios”, concluiu.

O mandado encaminhou ainda as seguintes solicitações:
- Envio de convite à Direção da Fecosul para participar da Sessão Plenária do dia 21 de outubro do corrente ano, a fim de receber homenagem pelos 75 anos.

- Pedido de Informação: O município de Ijuí tem algum programa ou política pública de doação de óculos? Se tem, a qual órgão, entidade ou secretaria este programa está ligado, qual o orçamento para este fim e quais os critérios e meios de acesso dos cidadãos ao programa?

- Indicação: colocação de lombada redutora de velocidade na Ria Siqueira Couto, nas proximidades do número 607.

Grêmio Esportivo Gaúcho recebeu homenagem pelos 70 anos do clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário