quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Presidente da CPI da Habitação demonstrou irritação com ida de testemunha ao MP

Resumo da Sessão Legislativa. 09 de setembro de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


A CPI da habitação foi o principal assunto da sessão legislativa desta segunda-feira, no Legislativo Ijuiense. O Presidente da Comissão, Vereador Darci Pretto da Silva, foi a tribuna demonstrar irritação com a testemunha que se apresentou ao Ministério Público com supostas denúncias a sua pessoa. Dizendo-se indignado, “por não poder debater os problemas da cidade e ter que ocupar este espaço para rebater falsas acusações”, o Presidente da CPI da habitação mostrou-se irritado e qualificou de “vergonhoso” o fato de que a testemunha teria procurado antes os vereadores da oposição.

O Vereador Darci Pretto acusou especialmente ao Vereador César Busnello, por “ter encaminhado a testemunha ao MP” e disse que processará a mulher e o Vereador. A Vereadora Rosane Simon ocupou a tribuna para defender o colega de oposição. “Eu aprendi no meu partido e na política que nos debates temos que ter equilíbrio e na vida publica nós temos que encaminhar aquilo que julgamos que tenha que ser investigado”, disse a Vereadora.

Rosane disse ainda que a testemunha foi procurada por todos os Vereadores de oposição. “Quero dizer ao colega Darci que acho injusto a maneira como se dirigiu ao Vereador Busnello porque esta mulher procurou a todos os vereadores da oposição. Ela me pareceu uma pessoa espontânea e esclarecida e nos disse que não achava correto o Senhor presidir a CPI da habitação,  uma vez que presenciou os fatos que relatou ao MP”.

A testemunha, que alega ter trabalhado na casa e no escritório do Vereador no ano passado, disse perceber que pessoas o procuravam em busca de informações referentes à demora no sorteio dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida e que em pelo menos duas ocasiões o vereador teria contatado o setor de habitação do município para pedir agilidade nos tramites destas pessoas. “Ela disse que queria denunciar isto e como nos pareceu mais justo, a orientamos procurar o local adequado para fazer o depoimento, que é o Ministério Público”, concluiu Rosane Simon.

A Vereadora Rosana Tenroller saiu em defesa do Vereador Darci Pretto. Tenroller foi Coordenadora de Habitação no município e teve a sua participação na CPI, como relatora, questionada pela oposição, mas uma votação em plenário onde o governo tem maioria, impediu o seu afastamento. Ela disse que há perseguição política por parte da oposição à sua pessoa e a do Vereador Pretto e  que não quer mais ouvir questionamentos a sua participação na CPI já que esta participação foi aprovada pelos “colegas”.

“Para tratar as coisas com serenidade e também com justiça, precisamos dar vazão àquilo que julgamos ser importante e esta testemunha relatou fatos novos e demonstrou muita convicção e coragem ao procurar o MP para fazer o seu relato. Acho inclusive que ela deve ser chamada pela CPI, para dar o seu depoimento. Nós temos um compromisso com o povo de Ijuí e a nossa aprovação não deve vir deste plenário, mas da população. É ela que julga se nossos atos e ações estão corretos”, concluiu Rosane Simon.

Ações do DEMASI foram relatadas ao Legislativo
A Diretora Presidente do DEMASI, Joice Oliveira, esteve presente nesta sessão, convidada pelo Vereador Rubens Jagmin, para relatar aos Vereadores as ações em curso no departamento. Joice fez um relato histórico desde a construção do Plano de Saneamento na cidade, a criação da autarquia, sobre as obras de saneamento em curso e sobre os desafios que o departamento enfrentará nos próximos anos.

Saudando a presença da Diretora Presidente da autarquia, Rosane Simon elogiou o conhecimento demonstrado para cuidar da política de saneamento básico na cidade. “Nos debates do PLAMSAB, eu e meu partido fomos contra a criação do DEMASI porque entendemos que é uma estrutura paralela à Secretaria de Meio Ambiente e que equipar e estruturar a SEMA seria mais importante, mas este debate já foi feito e agora entendo que precisamos fortalecer o DEMASI para dar vazão as metas, principalmente com relação ao saneamento, no município”. Rosane Simon lembrou a importância da CORSAN neste processo. “No início falou-se em privatização dos serviços e nós buscamos sempre fortalecer e defender a CORSAN e os seus funcionários, pelo histórico e pelo grande conhecimento acumulado que esta companhia tem de serviços ao povo gaúcho”.

Semana de vitórias para os trabalhadores
No pequeno expediente a Vereadora Rosane Simon saudou a “vitória do movimento social organizado” com a sanção da Presidenta Dilma da lei que destina os royalties do petróleo para educação e saúde. “É uma vitória do movimento estudantil, dos trabalhadores e do povo brasileiro que garante a canalização das nossas riquezas para investimentos na educação, na saúde e na qualidade de vida da nossa gente”, comentou.

Rosane também falou de importantes vitórias que os dos trabalhadores do comércio obtiveram nesta semana, em denúncias encaminhadas contra a Cotrijui. “Nossa ação sindical conseguiu reverter decisões da empresa que prejudicavam os trabalhadores e estas vitórias refletem o movimento que fizemos para garantir os direitos destes trabalhadores, fazendo denúncia das ações da empresa ao Ministério Público do Trabalho”.

Para finalizar Rosane falou da vinda a Ijuí de lideranças estaduais do PCdoB para o lançamento das teses do 13° Congresso Nacional do Partido. “No próximo sábado, dia 14, teremos a visita de nossos Deputados Federais,  a Manuela D'avila e o Assis Melo, junto com demais lideranças para dar início a estes debates em nossa cidade. Quero convidar a todos para que participem”.

Pedidos de Informação
A Vereadora Rosane Simon encaminhou também os seguintes pedidos de informação e uma moção de pesar pelo falecimento do Sr. Lúcio Luiz Martel.

PI: Quais Agentes de Saúde que estão lotados e atendendo a comunidade do Posto de Saúde do Bairro Independência? Por qual concurso que foram homologadas suas nomeações?

PI: O que dispõe os contratos de pavimentação da Av 21 de Abril, das quadras que margeiam o condomínio da Pedreira e da última pavimentação a rua Dr. Pestana? Enviar cópias dos contratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário