quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ricardo Pittas toma posse na Câmara de Vereadores

Resumo da Sessão Legislativa. 06 de maio de 2013.
Mandato do PCdoB, Vereador Ricardo Pittas

Substituindo a vereadora Rosane Simon (PCdoB), que solicitou licença para tratar de interesses particulares pelo prazo de trinta dias, assumiu nesta segunda-feira, (06) o vereador Ricardo Pittas (PCdoB), que  em sua primeira sessão na Câmara de Vereadores de Ijuí  começou inovando, transmitindo o plenário através do canal http://www.justin.tv/ricardopittas.

O vereador explanou sobre a fraude que vem ocorrendo no programa Bolsa Família. Questionando por que o Executivo ainda não divulgou o nome dos servidores envolvidos. “Há algum tempo, fui acusado de me ausentar por 15 minutos do consultório e meu nome foi parar na mídia. Agora, o prefeito diz que não pode revelar a lista de envolvidos. Ora, a regra precisa valer para todas as sindicâncias. Ou o prefeito admite que o meu processo é as custas de perseguição política”, disse.

O vereador pediu o afastamento da secretária de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto, e dos funcionários denunciados. “Existem contradições que não foram explicadas, primeiro não sabiam quem eram os 18 funcionários, agora afirmam que sabem quem são os 29 envolvidos. Fico confuso, são 18 ou 29?”, indagou.

Pittas lembrou ainda outras sindicâncias que estão sendo apuradas,  como a que apura suposta sabotagem na garagem municipal, e situações que não foram tomadas providencias, como lixo na praça, uma calçada que jamais foi construída no cemitério. "Há alguns dias, um procurador de Justiça dizia que há esculhambação na prefeitura de Ijuí.  A situação está caótica, nos Distritos de Floresta e Santana os moradores estão às escuras, mas nem o Demei e nem a prefeitura são responsáveis pelos reparos. E essa situação me preocupa, porque esta cidade quer ser um polo de crescimento industrial", completou.


70 anos de CLT
O juiz Luís Ernesto dos Santos Verçozzi, juiz titular da Vara do Trabalho em Ijuí, saudou os vereadores. Verçozzi relembrou o histórico dos trabalhadores antes da criação das leis trabalhistas a exploração, com as duras jornadas de trabalho, trabalho infantil. Comentando sobre a opressão dos trabalhadores, até a intervenção do governo na criação de leis.

“Neste ano em que a CLT completa 70 anos temos muito que comemorar.  É ela que guia para as melhores condições para os trabalhadores. É ela que diz sobre os rumos que pretendemos para  o nosso país”, afirmou o juiz.

Homenagem ao Futebol Feminino Esporte Clube Ijuí.
Marli Nast Lourenzon, dirigente Futebol Feminino Esporte Clube Ijuí, agradeceu o espaço na Câmara de Vereadores.  Destacou como é difícil atuar no futebol feminino, não só em Ijuí, mas como no Brasil inteiro. “Só luto porque as meninas batalham junto comigo”, afirmou Marli.   Agradeceu aqueles que apoiam o futebol em Ijuí e também comentou dos títulos que o Esporte Clube Ijuí recebeu e parabenizou as jogadoras do time.

A dirigente comentou faltam recursos para que o trabalho do futebol feminino continue sempre. “O esporte deveria ser uma prevenção, esporte não tem rico, não tem pobre, ele atinge todas as classes sociais”, disse.

Na oportunidade Ricardo Pittas, parabenizou o futebol feminino, afirmando que há atletas que recebem bolsa do governo federal e que o poder público poderia, através de seminários propagar estas discussões. “Me solidarizo com o São Luiz e com o futebol feminino, e assim como o Ministro Aldo Rebelo, do meu partido, digo que há projetos para desenvolver o esporte em nosso município”, disse.

Novamente em pauta a Cotrijuí
Os vereadores Darci Preto (PDT), Tito Varaschini (PDT), Marcos Barriquello(PDT), Helena Stum Marder  (PDT), Rosana Tenroller (PT), Daniel Perondi (PMDB) e Chico Seifert (PDT),  demonstraram preocupação com a situação da Cotrijuí, pedindo posição para que possam solucionar o problema da Cooperativa.

A preocupação maior é que as críticas e encaminhamentos que este problema vem tomando sejam de cunho político, os vereadores pediram a união de todos os colaboradores da Cooperativa. E propuseram buscar as lideranças federais ajuda para a cooperativa. Nenhum dos edis acredita na falência, pois causaria um grande impacto na economia regional.

Ricardo Pittas  (PCdoB), afirmou que fica feliz em saber que a vereadora Rosane Simon foi a primeira a levantar essa questão no Legislativo e que o assunto tem sido constante nas reuniões do partido que está preocupado com a situação da Cooperativa. Em diversas sessões esta foi a pauta da que relatou as situações enfrentadas pelos funcionários que seguem com salários atrasados, associados sem respostas e demais envolvidos com a empresa. Afirmando que a Cooperativa estava sendo desmantelada e que empregados qualificados estão sendo demitidos e substituídos por novos, que estão sendo pagos pelo dobro do salário que recebiam.

A vereadora também entregou pessoalmente um ofício em nome dos trabalhadores da Cotrijui, ao governador Tarso Genro. No documento o Sindicato manifesta o seu agradecimento ao Governo do Estado pelo esforço em buscar uma alternativa para a crise, agradecendo também a atenção com as questões que envolvem os trabalhadores da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário