quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Piaia cotado para assumir o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas no estado

Junior Carlos Piaia segue nesta quinta-feira para a capital. O motivo da viagem e para debater em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do estado e a Direção do PCdoB o convite recebido na última semana para que ele assuma uma das três diretorias vinculadas a SEMA/RS. Piaia deverá assumir como Diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP).

O DEFAP é o órgão da Secretaria do Meio Ambiente responsável pela política florestal e gestão de unidades de conservação do Estado, através de ações de normatização, planejamento, programas, coordenação, licenciamento, cadastramento e fiscalização. O departamento coordena o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (gestão e fiscalização das unidades de conservação estaduais, áreas de preservação permanente, reservas legais, reservas florestais conforme legislação vigente, fundamentais para a preservação da biodiversidade, manutenção de corredores ecológicos e proteção de ecossistemas) além de ser responsável pela gestão dos manejos e das compensações na área florestal, restauração e recuperação de áreas protegidas ou degradadas, programas e projetos de reposição florestal e pelo cadastro de Produtores, Consumidores e Comerciantes de produtos florestais, conforme a legislação vigente.

O DEFAP também atua nos julgamentos das infrações administrativas ambientais na área florestal e áreas protegidas, acompanhamento dos projetos de restauração ou recuperação de áreas degradadas dos Termos de Compromissos Ambientais.

"Encaminhava meu retorno como professor da UNIJUI e recebi este convite que me deixa muito honrado. Esta é uma fase importante do governo Tarso e este departamento tem grandes responsabilidades o que me dá também a perspectiva e as condições para contribuir ainda mais com a nossa região”, explicou. Piaia disse que, os últimos detalhes serão tratados nesta quinta-feira e a tendência é de que assuma o departamento na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário