quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PCdoB realiza análise preliminar das eleições municipais

Piaia em campanha no comércio
Terminado o processo eleitoral, a Comissão Política e os candidatos a vereador do PCdoB de Ijuí reuniram-se para uma análise preliminar do pleito. Inicialmente, apesar de não conseguir a vitória na majoritária, a análise é positiva. Houve um pequeno aumento na votação nominal dos candidatos a vereador. Em 2008 foram 3600 votos e em 2012 esse número subiu para 4327. O PCdoB foi o segundo partido mais votado na legenda, com 858 votos, somando um total de 5185 (foram 4600 em 2008).

Para o candidato a prefeito Piaia, a análise deste pleito não pode ser superficial, na medida em que, apesar das adversidades, o PCdoB manteve sua vaga na Câmara de Vereadores e projetou novas lideranças como do Dr. Ricardo Pittas e Fábio Mariani, ambos eleitos suplentes da coligação PCdoB/PSB.

Para ele, os adversários foram competentes na condução da campanha, principalmente na rede de boatos e intrigas. Piaia citou o envenenamento realizado no comercio em relação ao empresário Rubem Härter, candidato a vice-prefeito. Na campanha, a situação espalhou insistentemente entre os trabalhadores do comércio que este trabalharia pela abertura do comércio aos domingos. Além disso, houveram os já tradicionais boatos e mentiras calcados no anticomunismo, do fechamento de igrejas e até dos clubes de mães.

“Tínhamos uma ideia inicial de que a união dos partidos de oposição poderia nos dar a vitória. Foi um grande feito unir a oposição em Ijuí, mas não foi o suficiente”. É importante ressaltar, que nas três vezes em que concorreu, Piaia aumentou o número de seus votos.

“Em função de compor e unir os partidos de oposição, o que foi concretizado somente as vésperas do início da campanha, tivemos problemas na montagem da nossa equipe, além de outros fatores. Mas fico feliz porque novamente aumentamos a nossa votação. Isso nos da força, a mim a ao partido, para continuarmos o nosso trabalho”.

Piaia concluiu sua fala agradecendo a todos pelo empenho na campanha. “Nosso partido se mostrou mais uma vez solidário e empenhado nesta eleição. Quero fazer um agradecimento especial ao Ângelo, nosso presidente, que coordenou todo o processo com muita serenidade, o que muito nos orgulha”.

A palavra foi aberta aos candidatos a vereador. Rosane Simon disse que não há sentimento de derrota. “Recebemos mais de 22 mil votos de pessoas que acreditaram em nosso projeto que mostrou caminhos para melhorar a saúde, para a geração de mais empregos e qualificados e para investir em cultura. Saímos mais fortes desta luta desigual contra a máquina pública e uma estrutura financeira muito superior”.

Para Rosane os boatos sobre o horário do comercio influíram na sua votação. Ela considera que isto enaltece ainda mais os 848 votos recebidos. “Sofri uma campanha massiva, persistente e injusta sobre a minha base de eleitores e mesmo assim, fui reeleita, porque meu trabalho na Câmara é reconhecido pelas pessoas”.

Fábio Mariani, eleito segundo suplente se disse surpreso com a votação, pela campanha tímida em recursos e pessoas. “Lutamos pela defesa do direito dos animais e conseguimos levar a nossa mensagem. Minha votação reflete a importância deste tema para a nossa sociedade”.

O médico Ricardo Pittas, eleito primeiro suplente, expressou satisfação com os 625 votos recebidos. “Tive votos na grande maioria das urnas, o que demonstra inserção, credibilidade e confiança das pessoas no meu trabalho em apontar os problemas da cidade e sugerir soluções”.

“Temos que nos propor a realizar uma análise fria sobre os dados desta eleição. O PCdoB segue fortalecido pelo aumento da votação, pela liderança política do Piaia e também pelo grande número de filiações que projetamos de pessoas que nesta campanha conheceram o partido e vão se somar ao projeto. Para nós nunca é fácil e os resultados não vem sem muita luta. Por isso vamos com entusiasmo e alegria projetar o partido para as próxima disputas”, disse o presidente Ângelo Schiavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário