segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comitê debateu possibilidades do cenário eleitoral


Reunido no sábado, o Comitê Municipal do PCdoB de Ijuí debateu em sua direção o cenário político municipal, analisando todas as possibilidades de disputa em questão. O partido começa a realizar também debates para a construção de um projeto de governo em Ijuí.

Antes porém, Luis Etevaldo da Silva, integrante da Base da Educação do partido e membro da diretoria do CPERS/Sindicato em Ijuí, fez um relato aos presentes da assembleia realizada na última sexta-feira em que os professores decidiram por entrar em greve. O núcleo do partido entende que este não era o momento para a greve, mas foi voto vencido. Depois, Luis Etevaldo, Agenor e Terezinha Castoldi falaram sobre sua participação na oficina em que o novo curso de formação do PCdoB, com base no Programa Socialista para o Brasil foi apresentado. Elaborado pela Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e pela Escola Nacional do PCdoB, o novo curso - que tem como materiais didáticos uma apostila e um vídeo - tem o objetivo de difundir e popularizar o mais importante documento partidário e levar à militância conhecimentos sobre o partido e suas propostas. O PCdoB de Ijuí iniciará os cursos ainda este mês, levando aos bairros e também ao interior do município.

Três cenários eleitorais
Após diversos informes, o presidente Ângelo Schiavo fez um relato dos últimos movimentos políticos e das reuniões que estão acontecendo entre os partidos visando as próxima eleições. O presidente expôs aos presentes três cenários possíveis , segundo as conversações já realizadas.

Além de um novo projeto que reuniria todos os partidos de oposição para enfrentar o atual governo, há a possibilidade de se repetir em Ijuí a coligação entre partidos que compõe a base dos governos Dilma e Tarso Genro, o que significaria a entrada do PCdoB na composição PDT/PT que atualmente governa a cidade. O partido considera também que nenhuma destas duas possibilidade se concretizem e estuda estratégias para isso. Após o relato, a palavra foi aberta aos presentes.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com importantes sinalizações da nossa direção sobre qual o rumo que devemos tomar. Não foi um momento de decisão sobre os cenários apontados mas sim um momento de análise e de projetar nossa ação. Reafirmamos as metas do nosso projeto eleitoral, resultado da nossa Conferência Municipal, trabalhando por eleger uma bancada de vereadores do partido no legislativo ijuiense. Temos uma candidatura natural a prefeito e trabalhamos por consolidar a candidatura de Junior Piaia nas próximas eleições”, explicou Ângelo Schiavo.

Por decisão do comitê, o PCdoB dá continuidade as conversações com os partidos. “Buscamos avaliar nossa ação mantendo a unidade de nossa militância e o protagonismo que o PCdoB sempre teve no município”, concluiu Ângelo.

No próximo sábado, dia 26, o Fórum de Debate Amplo, que acontece sempre no último sábado de cada mês debatendo questões da cidade, terá como tema os cargos em comissão na administração municipal. Este fórum dá continuidade a composição de um projeto de governo do partido para Ijuí. O debate será as 9 horas da manhã, no Comitê Municipal.

Ainda nesta semana, na quinta-feira, 24 de novembro, uma reunião da macro regional do PCdoB acontecerá em Ijuí, com a presença do Presidente Estadual do partido Raul Carrion e do Secretário Estadual de Organização Junior Piaia. O evento será as 19:30 horas no auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí. No domingo, dia 4 de dezembro, está programado um almoço de confraternização entre a militância do PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário