sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ativo Partidário e reuniões de base preparam Conferência Municipal

Neste sábado o PCdoB de Ijuí realiza um Ativo Partidário no seu Comitê Municipal em preparação a Conferência Municipal do partido que se realiza no próximo dia 16 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Ijuí.

O debate acontece baseado em três eixos principais: A avaliação da atuação do partido nos últimos dois anos, o debate do projeto político para as eleições do próximo ano e a eleição do novo Comitê e dos delegados que irão representar Ijuí na Conferência Estadual do PCdoB.

Neste processo, o partido retomou suas reuniões de base. Bases da saúde, educação, comunicação, universidade e comerciários reuniram-se ao longo do processo para debater os três eixos propostos. Ângelo Schiavo, presidente do partido, diz que de maneira geral o debate tem a finalidade de buscar compreensão sobre a conjuntura política do município, fazendo uma leitura, junto com a militância do Governo Municipal e de alguns movimentos políticos como a organização de uma frente de oposição ao atual governo, apelidada de Frentão.

“Mas nosso principal desafio é, sem dúvida, ampliar nossa bancada legislativa. O PCdoB tem proposta para a cidade e pode realizar muito mais com uma bancada mais forte e representativa”, disse.

 
Base de Comerciários
A última reunião de base pré-conferência foi realizada na quinta-feira (08). Comerciários filiados ao partido reuniram-se não só em torno do debate dos eixos da conferência mas também para buscar formas de ampliar a participação da categoria no PCdoB. “O Sindicato tem um posicionamento firme em defesa dos trabalhadores. Nós temos a tarefa de pensar em como atuar no Sindicato para ampliar a representatividade e realizar filiações de mais comerciários ao partido”, explicou Ângelo.

Rosane Simon, vereadora do PCdoB e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí falou sobre a importância da atuação política para a categoria. “Precisamos fazer a categoria compreender a necessidade de caminharmos juntos. O Sindicato é a nossa ferramenta econômica e o partido é a nossa ferramenta política. O espaço que conquistamos na Câmara de Vereadores é um espaço político de representatividade da categoria que nos ajuda muito a avançar. O PCdoB é um partido que ao longo de toda a sua história esteve ao lado dos trabalhadores em todas as suas conquistas. Sempre avançamos juntos”.

A base buscará agora uma regularidade de reuniões, sempre as segundas quinta-feiras de cada mês. A próxima reunião será em 13 de outubro, as 18:30 horas no Comitê do PCdoB. “Como trabalhadores temos a necessidade de compreender o debate político e de entender o fato de que a atuação política é muito importante para influenciar em decisões que afetam os trabalhadores. Precisamos dialogar com a nossa categoria neste sentido”, explicou Rosane.

A Conferência Municipal de PCdoB será na sexta-feira, 16 de setembro, as 19:00 horas no plenário da Câmara Municipal de Veradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário