quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desafios na busca da igualdade de gênero foi tema de palestra em Pré-conferencia Municipal da Mulher


A última pré-conferência da mulher aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), na sede do Bairro Assis Brasil. O processo de pré-conferencias antecede a Conferência Municipal, que culmina por sua vez na conferência estadual e depois na federal. O desafio deste processo de conferências é coletar sugestões e propostas para a formulação de políticas públicas voltadas para as mulheres.

 
O tema desta última pré-conferencia foi “Desafios na busca da igualdade de gênero”. A vereadora Rosane Simon, que é integrante da União Brasileira de Mulheres e do Fórum Permanente da Mulher de Ijuí discorreu sobre o tema.

A mesa foi coordenada por Luciene Friedrich e composta pela também vereadora Helena Stumm Marder, ambas integrantes Fórum Permanente da Mulher. Luciene cumprimentou a todas as presente e explicou o processo em curso, passando a fala a vereadora Helena Marder. Helena também saudou a todas, lembrando que as mulheres precisam avançar nas suas conquistas. “Temos aqui duas vereadoras e o país tem hoje uma presidente, mas nós precisamos avançar mais para melhorarmos a nossa participação na sociedade”, disse.

Rosane iniciou sua fala fazendo um breve histórico da evolução do papel da mulher na sociedade e das dificuldades que as mulheres enfrentaram para ocupar espaços e mostrar o seu valor. “As estatísticas demonstram que as mulheres, apesar de serem melhor qualificadas, ao ocuparem a mesma função que um homem ganham salários menores. Este é apenas um dos muitos exemplos que provam que as mulheres precisam lutar pela igualdade de direitos. Nosso desafio é ensinar as novas gerações a dividir as tarefas e os espaços. Nossa tarefa é cultivar outros valores e ocupar todos os espaços de debate possíveis para buscar o equilíbrio de gênero e transformar a nossa sociedade, tornando ela mais igual entre homens e mulheres”.

Rosane Simon lembrou que o movimento de mulheres há muito tempo luta pela implementação de uma Coordenadoria da Mulher no município e de que esta é uma ação muito importante para promover a igualdade de gênero. A vereadora lembrou que a pouco tempo era difícil encontrar mulheres reunidas, podendo falar dos seus problemas e anseios. “Temos que aproveitar cada momento, seja nas escolas, nos clubes de mães, na igreja, para debater nosso lugar na sociedade. A coordenadoria da mulher é o espaço que revindicamos para implementar, para executar políticas públicas que promovam igualdade entre os gêneros”, explicou.

A Conferência Municipal da Mulher está agendada para a terça-feira, 30 de agosto, as 14:00 horas no auditório do Postão de Saúde do centro. “Neste debate procurei provocar nossas companheiras a refletir sobre o lugar que ocupamos na história, no dia a dia e na vida. Convido a todas as mulheres para fazer também esta reflexão e nos ajudar, participando da conferência municipal, a lutar para extinguir as desigualdades entre homens e mulheres”, convocou a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário