quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ijuí debate espaços de diálogo com a juventude


“O debate com a juventude é sempre bem vindo, apesar de o executivo chamar este debate um pouco tarde, já que nos aproximamos do final de um período de governo. Mesmo assim é importante e acho a proposta de uma conferência da juventude uma boa ideia”.

Entidades representativas da juventude e de estudantes estiveram reunidos ontem (01), no Salão Farroupilha da Prefeitura Municipal, numa reunião convocada pelo executivo de Ijuí para abrir canais de diálogo com a juventude.

“Tudo o que a gente quer é ser feliz e ai eu lembro da proposta de emenda a constituição da nossa deputada Manuela D'Avila, chamada de PEC da Felicidade, que passa a classificar os diversos direitos sociais como “essenciais à busca da felicidade”. Por isso esse debate e a participação da juventude em busca dos seus direitos sociais é tão importante para nossa cidade, para a sociedade e para a nossa felicidade”, explicou a vereadora.

O PCdoB levou para a reunião diversos representantes, entre eles o presidente do DCE da UNIJUI, Alisson Legonde e o presidente do partido em Ijuí, Ângelo Schiavo. Ângelo ressalta que os interesses da juventude são distintos e que estes interesses se unificam nas lutas concretas do dia a dia como o lazer, o esporte, o acesso a uma boa qualidade de ensino e a busca por uma boa colocação no mercado de trabalho.

Ele saudou a iniciativa, mas lembrou que é fundamental complementar e encaminhar as resoluções das reuniões e das conferências. Lembrou da Conferência Municipal do Esporte na qual a sociedade definiu diversas eixos de atuação e ações que não foram complementadas. “Parabenizo o executivo por reconhecer o papel do jovem, inserindo a juventude nos debates para a construção de políticas públicas em nossa cidade. Não podemos nos equivocar nesta ação de inserção dando a este debate um caráter apenas consultivo ou para acomodação e aclamação de uma política pré definida. Temos que efetivamente ouvir a nossa juventude e sistematizar os seus anseios, pautando as ações de governo e garantindo a implementação de políticas públicas que supram as necessidades e carências da nossa cidade em relação a este segmento da sociedade”, disse o presidente do PCdoB/Ijuí.

Como resultado desta reunião inicial, as entidade presentes vão ampliar o debate para os seus grupos e áreas de influencia, com o objetivo de incluir outros segmentos da juventude que não estiveram presentes. “Temos jovens que não estão na escola, não estão na faculdade e que não tem lugar e espaço. Temos que criar estes espaços”, explica o vice prefeito Ubirajara Machado Teixeira. Uma nova reunião ampliada foi marcada para o próximo dia 21.

A vereadora Rosane Simon destaca que este não deve ser um debate fechado, mas ampliado a todos os segmentos. “Nossa tarefa de casa é, nestas reuniões que cada um irá promover, pensar no que precisamos e quem não pode faltar. Temos que nos esforçar para incluir o maior número possível de segmentos da juventude, mas também de todos aqueles que desejam participar da construção de uma cidade melhor, para todos”.

Um comentário:

  1. O debate sobre políticas públicas de juventude precisa avançar, a administração demonstrou pouco preparo neste tema. Esta audiência, me parece, muito mais uma tentativa de criar influencia numa camada da população que há muito não é lembrada. Exemplos disso não faltam, é só andar pela cidade.
    Vou participar ativamente deste debate.

    ResponderExcluir