terça-feira, 24 de maio de 2011

Rosane Simon vai a Brasília para ato unificado das Centrais. Vereadora retomou debate sobre o Canil Municipal

A vereadora Rosane Simon encaminhou pedido de informação ao executivo municipal na sessão legislativa desta segunda-feira (23) para verificar o cumprimento do aditado ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a Promotoria de Justiça Cível de Ijuí, referente ao Canil Municipal. O TAC foi assinado entre as partes estabelecendo um prazo de 30 dias para que o executivo faça o cercamento adequado do local e para que se inicie a castração de animais.

Rosane quer saber se o cercamento já foi realizado, quando foi realizada a primeira castração, quantos animais já foram castrados e se todos os animais que vivem no canil foram castrados. Outra preocupação e com o local adequado para as cirurgias. “O prazo dado pela promotora Diolinda venceu no último dia 08 de maio e as informações extraoficiais que temos é de que as castrações ainda não foram iniciadas”, explica a vereadora.

Na mesma sessão, Rosane fez pedido de vistas ao projeto que estipula o aumento salarial aos servidores do DEMEI. O pedido foi feito devido ao fato de que a redação da lei encaminhada ao legislativo não contemplava deliberações da assembleia dos funcionários desta autarquia realizada na semana passada, na qual a vereadora esteve presente. Os funcionários aceitaram a proposta da diretoria da empresa, mas decidiram pela antecipação das 3 parcelas de 1% de aumento real em períodos diferentes do que consta na proposta original. “Tenho claro que o DEMEI são os seus funcionários. Considerando a importância desta empresa para o município, valorizamos a empresa na proporção direta em que valorizamos o diálogo e o entendimento entre a diretoria da empresa e os seus empregados”.

Nesta semana, desta vez representando o Sindicato dos Comerciários e a FECOSUL, entidade da qual é 2ª vice-presidenta, Rosane irá novamente a Brasília para o ato unitário das centrais sindicais. O ato foi decidido em reunião realizada pelo Fórum das Centrais Sindicais em 09 de maio, em São Paulo, e determina a retomada de uma agenda comum das seis entidades (CTB, Força, CUT, UGT, Nova Central e CGTB), em nome da unidade da classe trabalhadora. Como resultado dessa união, foi marcado um ato conjunto nesta quarta-feira, 25 de maio, em Brasília, no qual os sindicalistas reafirmarão suas bandeiras de luta e prepararão um grande ato nacional, ainda para 2011.

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes, explica que este ato no Congresso Nacional representa o fortalecimento da unidade das centrais sindicais. “Precisamos retomar a Agenda que preparamos em conjunto no ano passado, por conta da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Sem essa unidade, a correlação de forças fica muito desfavorável. O desenvolvimento que queremos para o Brasil depende dessa nossa disposição de atuar conjuntamente”, afirmou.

“Os trabalhadores cobram da gente mais ação com relação ao fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho. Este ato unificado de todas as centrais reforça a agenda dos trabalhadores no Congresso Nacional e demonstra que estamos unidos em torno de nossas bandeiras de luta”, disse Rosane Simon.

Seis bandeiras prioritárias são pauta para os trabalhadores neste ano:

- o fim do fator previdenciário;
- a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;
- o fim das práticas antissindicais;
- a regulamentação das regras da terceirização;
- a regulamentação da Convenção 151 da OIT (pelo direito a greve do funcionalismo público);
- a agilidade nos trâmites da Convenção 158 da OIT (contra a despedida imotivada).

A vereadora Rosane Simon participa ainda nesta quinta de reunião da diretoria executiva da FECOSUL e retorna a Ijuí na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário