terça-feira, 5 de abril de 2011

PCdoB reúne lideranças regionais de olho em 2012

Foi o reencontro de Junior Piaia com militantes da região, após ter assumido a Secretaria Estadual de Organização do PCdoB. A reunião, que aconteceu na manhã deste sábado (02), faz parte de um giro que Piaia faz pelo estado para diagnosticar a situação política eleitoral do PCdoB nos diferentes municípios, com foco principal em planejar, preparar e organizar o partido para os desafios do próximo ano. Além de Ijuí, estiveram presentes representantes de Cruz Alta, Ibirubá, Nova Ramada e Santo Ângelo. O encontro foi aberto por Ângelo Schiavo, presidente do partido em Ijuí, que saudou os presentes e logo passou a palavra a Junior Piaia.

“Nosso recente histórico eleitoral é marcado por um ciclo de vitórias e de projeção de novas lideranças no estado. Além da Manuela (Dep. Manuela D'Avila), colocamos na Câmara Federal o operário Assis Melo, mantivemos nossa cadeira na assembleia legislativa com o Dep. Raul Carrion e projetamos a camarada Abgail (Abgail Pereira, atual Secretária de Turismo/RS). Nas diferentes regiões, novas lideranças surgem e se afirmam no partido, quebrando inclusive barreiras de gênero, como é o caso na nossa região com as vereadoras Bebeta (Cruz Alta) e Rosane Simon (Ijuí) e a Vice-prefeita Sandra Padilha (Santa Rosa). Nossa meta principal para o próximo pleito e dar continuidade e ampliar este ciclo”, disse Piaia, ao abrir a reunião.

Piaia salientou que é fundamental o partido crescer e estruturar-se, sem deixar de fundamentar este crescimento no “Programa Socialista para o Brasil” e no “Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, resultado do 12º Congresso Nacional.

“Sabemos que Lula fez o país avançar e com a vitória de Dilma temos a continuidade de uma linha progressista no governo do país, e o PCdoB ajudou a construir e fez parte destas vitórias, mas para o PCdoB, é preciso avançar nas reformas estruturais como a política, a tributária, a agraria e a democratização dos meios de comunicação, dando passos mais largos no combate as desigualdades sociais e possibilitando uma caminhada rumo ao socialismo.”

Comentando a orientação do partido para os municípios, Piaia descartou cenários cristalizados. “Em algumas cidades parece que o quadro eleitoral está definido e realmente estará, se nós não nos apresentarmos e conversarmos com todas as forças para abrir possibilidades em relação a 2012”. Neste giro pelo estado, Piaia relatou que está coordenando a criação do PCdoB em cerca de 50 municípios, onde o partido não atuava.
 

A palavra foi então aberta aos presentes. O primeiro a se manifestar foi Ângelo Schiavo. “Temos um projeto muito claro para o país e precisamos fazer esta mensagem chegar as pessoas, superando nossas dificuldades nesta comunicação. Além disso, precisamos capitalizar nossa vitórias eleitorais para que se tornem também vitórias institucionais do partido”.

Fernando Cossetin, presidente do PCdoB de Cruz Alta entende que é preciso dar consistência as ações do partido. “Precisamos de militantes que segurem e banquem a bandeira do socialismo e que deem respostas a sociedade, não só programáticas, mas também em questões do dia a dia, mais próximas ao cidadão”.

A vereadora Rosane Simon concordou com Fernando, dizendo que o partido deve se estruturar para estar a altura de propor os avanços e dar respostas nas três esferas de governo.

Paulo Machado, presidente do partido em Santo Ângelo, entende que o PCdoB deve avançar de maneira responsável, marcando posição e se diferenciando politicamente em meio a incompreensão geral da sociedade sobre o universo político eleitoral.

Luis Rodrigo Goulart, de Ijuí, disse que é preciso resgatar filiados. “Analisando o histórico do partido percebo que o momento de maior crescimento se dá nas eleições municipais. Este momento eleitoral é propício não só para a conquista de novos filiados, mas também para o resgate de pessoas que não estão mais tão próximas”.

José Carlos Martins, o Taquara, de Cruz Alta, defendeu que o PCdoB precisa deixar claro que esta fora do jogo oportunista típico do perído eleitoral e que tem projeto para a sociedade. “Este é o método para consolidar o partido nos municípios e crescer”.

Roberto Macagnan, de Ijuí, comentou a importância de estruturar o partido. “Reuniões como esta que estamos tendo aqui, são possíveis através de investimento da militância em estrutura partidária e que trarão resultados para a nossa organização”. Para Macagnan, o partido precisa perder o receio em filiar pessoas com aparente projeto pessoal. “Para crescer não podemos ter receio de abrir o partido, inclusive para projetos políticos que embora pessoais, podem se encaixar no projeto político do PCdoB”.

Agenor Castoldi, de Ijuí, entende que o partido precisa buscar lideranças e que estas surgem nos movimentos sociais. “As lideranças são resultado do movimento social e precisamos aumentar nossa inserção nestes movimentos buscando integrar estas lideranças ao projeto do PCdoB”.

“Muitas das tarefas que temos estão dadas através deste debate. A execução destas tarefas é que vai nos preparar e fortalecer para o processo eleitoral do próximo ano”, finalizou Junior Piaia, encerrando a reunião.

As reuniões regionais dos comitês municipais do PCdoB vão ocorrer periodicamente, a cada dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário