terça-feira, 22 de março de 2011

Rosane Simon diz que legislativo ijuiense precisa de ampla transparência

O inquérito civil instaurado em 2009 pela promotoria do município de Ijuí que investiga os cargos em comissão da Câmara de Vereadores causou acalorado debate entre a oposição e a situação na tarde desta segunda-feira (21). Os vereadores de oposição estavam indignados pelo fato de tomarem conhecimento do inquérito apenas na semana passada, através de ofício da promotoria, pedindo informações sobre os assessores de cada gabinete.

“Causou-nos surpresa quando nós, vereadores da oposição, tomamos conhecimento através de ofício da promotoria do município de Ijuí que um inquérito está em curso, investigando os cargos em comissão, que são motivo de questionamento da oposição desde o primeiro ano deste mandato. É como se quisessem esconder a questão e então não foi mais possível porque a promotoria nos oficiou”, explicou a vereadora.

Para Rosane, que é amplamente a favor do inquérito, o momento é de institucionalizar e dar ampla transparência aos atos e gastos do legislativo. “Todo este debate nos propicia um ótimo momento para despartidarizar o legislativo e abrir concurso substituindo cc's por funcionários efetivos. É o clamor da sociedade. Com isso vamos fortalecer a Câmara que não pode ser, ao gosto de seus presidentes, fatiada por interesses político-partidários”.

Rosane discorda de que este tema deva ser debatido a portas fechadas, nas Comissões da casa, como defendem os vereadores pedetistas. “A sociedade está nos questionando e exige respostas. Estas respostas devem ser claras, transparentes e mostrar que nós estamos sintonizados aos anseios da população. Quero que o poder legislativo esteja próximo e acessível ao cidadão”, afirmou. “No meu partido aprendi a cultivar dois sentimentos que podem parecer contraditórios, mas que estão muito próximos: humildade e altivez. Tenho orgulho do trabalho que o meu gabinete desempenha e pela forma com que ele desempenha, com respeito as instituições e para com a sociedade. Mas é preciso reconhecer que a sociedade exige mais de nós vereadores e que precisamos melhorar a nossa relação com a comunidade de Ijuí e abrir o poder legislativo para que nos fiscalizem e nos acompanhem em cada detalhe do dia a dia”.

O gabinete da vereadora encaminhou nesta segunda-feira ofício a promotoria respondendo aos questionamentos relativos ao inquérito (leia). “Creio que o presidente Tito Varaschini tem uma grande oportunidade de passar para a história do legislativo ijuiense, implementando mecanismos que deem total transparência às ações da câmara. Vou trabalhar para que isto aconteça. Todos nós só temos a ganhar com isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário