quarta-feira, 23 de junho de 2010

Criado em Ijuí o Comitê Regional Pluripartidário Pró Dilma Presidente

    Num ato no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí na noite desta terça-feira (22), foi oficialmente constituído o Comitê Regional Pluripartidário Pró Dilma Presidente. No evento estiveram presentes os representantes estaduais dos partidos coligados na candidatura de Dilma Rousseff e também lideranças locais e regionais do PCdoB, PSB, PT, PDT, PMDB e Pátria Livre. Entre elas os prefeitos de Ijuí, Fioravante Ballin, de Cruz Alta, Vilson Roberto e de Nova Ramada, Elton Rehfeld.
    A mesa foi conduzida por Adalberto Noronha, Coordenador Regional do PT. Abriram o evento o prefeito municipal de Ijuí, Fioravante Ballin e o vereador presidente da casa e do PDT de Ijuí, Marcos Barriquello, saudando e dando boas vindas a todos. Ballin pediu esforço aos partidos para superarem as diferenças locais e regionais fixando atenção no objetivo maior que é a eleição para presidente e a campanha de Dilma.
    Em seguida iniciaram as falas da mesa. Vilson Roberto relatou a presença do governo Lula nos municípios, com projetos e recursos que tem melhorado e ajudado os prefeitos a alcançarem metas e qualificarem as suas administrações. O que foi confirmado por Elton Rehfeld, prefeito de Nova Ramada. “Com o governo Lula os pequenos municípios começaram a fazer parte da nação brasileira. Por isso estamos aqui apoiando a continuidade deste projeto, apoiando a sua candidata, Dilma Rousseff”, disse.
    A próxima a falar foi Miguelina Vecchio, presidente nacional da AMT (Ação da Mulher Trabalhista), representando o PDT estadual. “Nada do que o Lula fez, ou fizer, será mais importante do que o dado de que no seu governo, muitas pessoas superaram a linha da miséria e agora tem o que comer”. Brincando com o fato de ser a única mulher na mesa, disse: “precisamos ampliar a participação da mulher na política e nas instituições. Aqui nesta mesa estamos em minoria, mas vamos dar o troco no dia 3 de outubro, elegendo uma mulher para o cargo mais importante desta nação”. Miguelina convocou as presentes para o envolvimento das mulheres na campanha de Dilma, já que segundo pesquisas, Dilma perde no RS entre o público feminino. “Convoco a todas as mulheres para termos responsabilidade nesta campanha e virarmos esse jogo”. A seguir, falou o representante estadual do PCdoB, Jorge Moreira. “Temos projeto, temos o que mostrar para o nosso povo. Em 3 de outubro vamos comemorar a troca do primeiro operário presidente do Brasil pela primeira mulher presidente deste país”. Eder Pereira, representante do Partido Pátria Livre, ressaltou as qualidades de gestora de Dilma. “Dilma conduziu o projeto “Luz para todos”, que tirou muitas famílias do Brasil da escuridão do Séc. XVIII. Isto é exemplo do compromisso com a nação e por isso defendemos este projeto, que tem visão de futuro para este país e para o seu povo”. Vilson Dorneles, representando o PSB de Ijuí lembrou que há muito o que se falar do Governo Lula. “Nossa missão é irmos ao trabalho”. O vereador pelo PMDB de Nova Ramada, Gilberto Mattione, também reforçou a unidade no trabalho para eleger Dilma. “Temos que trabalhar por este projeto de desenvolvimento”.
    Ary Vanazzi, representante do PT e coordenador estadual da campanha de Dilma Rousseff apresentou aos presentes a tarefa dos comitês que é a de construir a agenda da campanha e também a de fazer o debate nas regiões. A meta é de constituir 26 comitês regionais no estado e no mínimo 300 comitês municipais. “Se o Lula fez o que fez com o crescimento do PIB em 2,5% ao ano, imaginem o que a Dilma fará com o crescimento a 5% ou a 8%, como são as projeções dos economistas. É por isso que nós não podemos voltar para atrás, para o projeto do atraso. Queremos um projeto de desenvolvimento, com Dilma, para o Brasil seguir mudando”. Vanazzi também conclamou os partidos para superarem as diferenças. “Temos duas candidaturas que apoiam a Dilma no estado. Mas de nada adianta o Tarso ou o Fogaça governarem o Rio Grande se não for a Dilma que estiver lá em Brasília. Com o projeto de atraso dos tucanos e do Serra eles não recuperam o estado”, disse.
 
Representantes comunistas não deixam dúvidas: somos Dilma
    Os representantes regionais do PCdoB não deixaram dúvidas quanto o apoio e o trabalho para eleger Dilma presidente do Brasil. José Carlos Martins, o Taquara, de Cruz Alta, lembrou que esta eleição tem importância também para a América Latina. “Não podemos esquecer que o projeto de Lula influenciou também mudanças na América Latina. Uma vitória de Dilma significa também uma vitória dos povos sul-americanos”. Fernando Cossetin, presidente do partido em Cruz Alta e que compôs a mesa como representante regional do PCdoB respondeu com firmeza ao chamado do comitê estadual. “O Vanazzi  nos trouxe tarefas para a campanha da Dilma e ele pode ter certeza que aqui na região o PCdoB vai dar a resposta. Porque vocês não pensem que se o Serra ganhar, nós vamos continuar avançando. Eles vão botar a cabeça no meio das pernas e retomar a política entreguista de privatizações”.
    A vereadora Rosane Simon, pré-candidata a deputada estadual lembrou dos preconceitos dos conservadores com Lula. “Foi um trabalhador sem diploma, como eles sempre acusam, que mudou este país para melhor. Nós enfrentamos este ranço de classe e agora certamente, em alguns momentos, enfrentaremos o debate de gênero. Mas estamos preparados e vamos trabalhar muito para eleger a primeira mulher presidente do Brasil e temos certeza que a Dilma fará um grande governo, como fez Lula, não por ser mulher, mas porque ela é muito competente”.
    A fala final acabou ficando com o camarada Israel Rocha. “Na democracia existe a diferença. Isto é bom. E aqui, neste ato, estamos indo além dos interesses locais e regionais, superando as nossas diferenças partidárias e pessoais. Nós estamos aqui defendendo um projeto para o povo brasileiro que é eleger Dilma presidente e vocês podem ter certeza que nós do PCdoB, entraremos de corpo e alma e doaremos todo o nosso esforço por nosso povo e pela nossa pátria”.
   

Um comentário:

  1. Grande matéria meu camarada Adriano, não estive neste ato, mas lendo esse texto publicado no Blog do PCdoB me sinto contemplado, como militante de um partido revolucionário, ainda mais se comparar com a matéria que foi divulgada no portal chapa branca de Ijuí, onde até a foto só aparece a bandeira do PT e do PDT.
    Eleger Dilma é um ato revolucionário e em Ijuí nossa tarefa é enorme, pois muitos que se dizem amplos e, em frente aos microfones, são Dilma desde criancinhas, irão mostrar a verdadeira face na campanha eleitoral. O Brasil vai continuar avançando e nosso município, tenho fé! um dia vai...

    ResponderExcluir