segunda-feira, 22 de março de 2010

Rosane Simon debate sobre "a mulher no mundo do trabalho" no 3º Fórum Social das Missões

Como parte do 3º Fórum Social das Missões, realizado entre 18 e 20 de março em Santo Ângelo, ocorreu a conferência “O PODER DAS MULHERES: MARCHANDO PELA SOBERANIA” na qual uma das painelistas foi a vereadora Rosane Simon. O encontro foi parte integrante da Marcha Mundial de Mulheres. A conferência teve participação ainda de outras representantes do movimento social e sindical, entre eles da FETAG, CUT e Movimento de Mulheres Camponesas.

Rosane explanou sobre o contexto que une as mulheres e da importância de a sociedade carregar a luta das mulheres consigo. “Pude compartilhar a nossa experiência com a questão de gênero em Ijuí, na atuação do Fórum Permanente da Mulher e também nossa experiência com a questão de gênero no mundo do trabalho, refletida na luta que travamos no dia-a-dia do sindicato, focado na luta das comerciárias e comerciários para superar as dificuldades e discriminações e lutar por melhores salários e condições de trabalho”, relembrou.

Rosane ressaltou em sua fala que as questões relativas as mulheres são bem mais antigas do que os cem anos de luta comemorados neste mês de março e conclamou a todas para que ampliem os espaços institucionais de participação feminina. “Alcançar igualdade de condições em um mundo masculino requer que as mulheres ocupem espaços de poder para que possamos colocar em debate as nossas questões nas instâncias em que elas são decididas e desta forma efetivar políticas públicas que atendam as nossas demandas”, disse Rosane.

Rosane Simon foi convidada pela organização do 3º Fórum Social das Missões como presidente do Sindicato dos Comerciários de Ijuí e 2ª Vice-Presidente da FECOSUL. O fórum das missões deste ano teve como tema “Por Uma Sociedade Sustentável”.

Um comentário:

  1. Uhuuuuuu, essa é a minha vereadora, futura deputada!
    Estive la e testemunhei a qualificada participação de Rosane Simon no Fórum Social das Missões!
    Dona de uma historia de luta em defesa das mulheres, dos trabalhadores e dos comerciarios e comerciarias em especial, Rosane a tematica proposta com a sabedoria e tranquilidade que lhe sao peculiares! Parabens querida!
    maju marialeonina@hotmail.com

    ResponderExcluir