terça-feira, 18 de agosto de 2009

Eleição para diretores do Assis Brasil e do CEMEI, deve ser debatida com a comunidade escolar, diz a Vereadora Rosane Simon

A vereadora Rosane Simon encaminhou na sessão legislativa desta segunda (17), pedido de informação sobre a eleição para o cargo de diretor do Instituto Municipal de Ensino “Assis Brasil” e da Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi. A preocupação da vereadora refere-se ao cumprimento de promessa de campanha do Governo Ballin, que era uma proposta defendida também pela Coligação Mais Por Ijuí.

“Consideramos fundamental a chegada do processo democrático à estas unidades educacionais e nos preocupamos porque, as eleições estão previstas para o mês de dezembro e até o momento nenhum movimento ou debate com a comunidade escolar foi divulgado ou convocado pelo executivo. Ainda mais porque é necessária a alteração da Lei Municipal Nº 3775, de 04 de Janeiro de 2001, que no seu Art. 2º, § 3º, impede a eleição. Nos antecipamos a um tema tão importante, até porque a alteração da legislação obrigatoriamente levará o debate a Câmara de Vereadores”.

A principal preocupação da vereadora é que haja debate com a comunidade sobre o tema. “Numa questão destas, que envolve uma das principais e mais tradicionais instituições de ensino da nossa cidade e da região, é muito importante a participação da comunidade escolar neste debate. Ao que parece, até o momento, tudo está sendo tratado internamente, nos gabinetes. O executivo deve trazer este debate a público e proporcionar participação cidadã neste processo”, comenta Rosane.

Um comentário:

  1. Temos que cobrar a democracia nestes estabelecimentos de ensino, a função de diretor não pode ser mais uma indicação política, pois a escola é um ambiente que tem o compromisso de ser plural, onde o debate tem que ser instigado, e isso só vai acontecer de quando tivermos democracia interna e sem pressão política por parte do executivo municipal.

    ResponderExcluir