terça-feira, 28 de outubro de 2014

Canalização de arroio no Bairro Glória terá audiência pública

Resumo da Sessão Legislativa. 24 de outubro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon

Em sessão adiantada para a sexta-feira, em virtude do dia do servidor público, comemorado na segunda-feira, a Vereadora Rosane Simon teve aprovado o pedido para realização de uma audiência pública, referente a questão da canalização do arroio que corta o Bairro Glória. A canalização do arroio na Rua Sepé Tiarajú, entre as Ruas Pará e Amazonas já tinha dotação orçamentária aprovada no legislativo no dia 14 de julho deste ano. A luta dos moradores é antiga, por sofrerem com enchentes e com a infestação de pragas como ratos e insetos.

“Trago está questão para debate em uma Audiência Pública porque nosso gabinete já está cansado e angustiado, assim com os moradores do bairro, de tantas promessas e da falta de ações”, disse Rosane Simon.


Água de arroio invade casas no Bairro Glória em dias de muita chuva
Rosane Simon lembrou que a realização da obra foi assumida pelo executivo no início do ano, em reunião com seu gabinete, secretários e moradores, e já deveria estar pronta. “A questão ambiental, um dos entraves para a obra, já está superada porque há quadras já cobertas deste arroio, restando apenas duas quadras. O Ministério Público já se convenceu, em audiência realizada com moradores, que trata-se de uma questão de saúde pública”, explicou.

Rosane Simon chamou a audiência pra que os moradores, estando a frente do Ministério Público e de representantes do executivo, tenham uma explicação sobre as causas da obra não ocorrer. “Todos estão cientes da importância e da urgência desta obra para estes moradores e a audiência vai servir para que eles tenham uma nova oportunidade de cobrar do executivo esta ação”.

A Audiência acontece no dia 13 de novembro próximo, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

Câmeras de vigilância devem ser instaladas em breve na cidade
Nesta sessão foi aprovado projeto que destina R$ 131 mil da Prefeitura para a instalação de câmeras de vigilância na cidade. O valor gasto foi motivo de crítica do Vereador líder de governo, Darci Pretto, que disse não ser competência do município os gastos com segurança.

A Vereadora Rosane Simon contrapôs a fala do colega Darci Pretto, reconhecendo a responsabilidade do estado na questão da segurança, mas relembrando os inúmeros investimentos nesta área. “O estado tem inúmeras iniciativas nesta área investindo na contratação de servidores, na melhoria dos salários e na compra de equipamentos e novas viaturas. Ainda tem que melhorar, mas devemos lembrar dos muitos governos que promoveram a precarização do serviço público”, disse.

Rosane Simon cumprimentou o executivo pelo projeto. “A instalação das câmeras de vigilância é um debate de algum tempo e uma reivindicação da sociedade e de lideranças empresariais, em que se concluiu pela necessidade destes equipamentos para auxiliar nos serviços de segurança. Mas ressalto também a necessidade de olharmos esta vigilância pela ótica da cidadania e do resguardo dos indivíduos e do seu direito à privacidade”, ressaltou a Vereadora.

Descaso com limpeza de terrenos

Através de seu gabinete, a Vereadora Rosane Simon encaminhou pedido a Secretaria de Planejamento que notifique proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza dos mesmos. O gabinete tem recebido reclamações de moradores sobre terrenos com vegetação alta, passeios com péssimas condições de trafegabilidade, além de problemas com a proliferação de ratos, insetos e cobras.

“É responsabilidade de cada cidadão respeitar as leis e o código de posturas determina que todos mantenham limpos seus terrenos. Em muitos lugares da cidade há moradores pedindo socorro sobre questões como esta.

Pacientes seriam alvo de ameaças pr votarem em Dilma e Tarso
A dois dias da eleição, Rosane Simon levou a público a denúncia que chegou a representantes da 17ª Coordenadoria de Saúde, de que pacientes do Hospital de Caridade e do Cacon. “Há denúncias de que determinados médicos estão cometendo crime desta envergadura, com motivos eleitorais. Além de coagirem pacientes, espalhariam ameaças de que se Dilma e Tarso ganharem a eleição, o Cacon fechará e que seria transferido para grandes cidades”, disse.

Rosane Simon salientou que estas colocações são infundadas e ressaltou os investimentos e o aumento de recursos realizados tanto pelo governo federal, quanto pelo governo estadual nas instituições de saúde da cidade.

Espaço na Praça da República será ocupado pela UABI

Resumo da Sessão Legislativa. 20 de outubro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


A União Das Associações De Bairros De Ijuí (UABI), teve projeto do seu interesse aprovado na sessão legislativa desta segunda-feira. O projeto prevê que o imóvel de alvenaria, de propriedade do Município de Ijuí, com área total de 59,63 m2 localizado na área central da Praça da República seja cedido para uso gratuito da entidade.

Com voto favorável ao projeto, a Vereadora Rosane Simon, em seu pronunciamento, expressou a importância de um espaço adequado para as comunidades dos mais de 30 bairros da cidade e lembrou da necessidade de melhorias na Praça da República. “Entendemos a necessidade da UABI por um espaço coletivo para fazer o debate das questões relativas aos bairros. Incluímos uma emenda ao projeto por entender que há a necessidade de o município pensar espaços definitivos e adequados para atender a comunidade, como um Centro Administrativo”.

A Vereadora Rosane Simon lembrou que os banheiros e o anfiteatro da Praça da República precisam de manutenção e cuidado. “Realizamos aqui em nossa cidade, na Praça da República, a Feira Estadual do Artesanato e os artesãos nos reclamam pela melhora das condições dos banheiros da praça, que são local inclusive para cenas obscenas e de prostituição. Penso que deveríamos juntar forças para revitalizar este espaço privilegiado que temos, citando como exemplo o nosso anfiteatro, que está com cadeiras quebradas e que merecia uma cobertura”, disse.

O projeto recebeu emenda ao seu parágrafo 1°, que estipulava a cessão de uso para um período de 5 anos, a contar da data da sanção desta Lei, podendo ser prorrogado através de Termos Aditivos. Com a emenda, o tempo da cessão será de um ano, prorrogável por mais um. No projeto está previsto também que em caso de necessidade do espaço pelo Poder Executivo, em realização de eventos das Secretarias municipais junto a Praça da República, a UABI é obrigada a ceder o mesmo.

A Vereadora Rosane Simon encaminhou também as seguintes indicações:
Melhorias na Rua Frederico J. Fluck, entre a Rua Carvalinho e a Rua Alberto Mundstock, pois a mesma apresenta muitos buracos dificultando a trafegabilidade. Cabe ressalta que a mesma é uma importante via para o deslocamento para a Escola Otávio da Rocha.

- Limpeza na Boca de Lobo, situada perto do número 628 da Rua Jorge Leopoldo Weber.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sob três acusações, Vereador do PDT de Ijuí mantêm mandato

“Esta é uma tarefa difícil mas de muita importância. Ser um agente público e principalmente estar agente político, porque a condição de vereador é passageira, incluiu muita responsabilidade na questão da moralidade, porque recebemos de uma parcela da população a autorização para decidir por ela e de representá-la”, disse a Vereadora Rosane Simon, em sua fala na sessão de julgamento do caso do Vereador Tito Varaschini, que poderia resultar na cassação do parlamentar.

Por solicitação do Vereador César Busnello, uma comissão processante (530/2014) foi aberta para apurar denúncias divulgadas na página do Ijuí News, de Carla Cristiane Watthier, contra o Vereador Tito Varaschini.

Três denúncias foram avaliadas pela comissão, conforme consta no processo. A “promessa de emprego na hipótese de ser reeleito vereador”, a de “assediar sexualmente a servidora pública comissionada, constrangendo-a, com o intuito de obter vantagem ou favores sexuais, utilizando-se de sua condição de vereador ou superior hierárquico e, ainda, sob ameaça de pedir a sua exoneração” e a de “exigir e receber da servidora pública comissionada, parcela/parte de seus vencimentos em seu favor e de seu partido, utilizando-se de seu mandato parlamentar”.

O parecer do relator da comissão, Vereador Andrei Cossetin, foi pela falta de provas nas duas primeiras denúncias, mas indicou a cassação com base na denúncia de exigir e receber parte/parcela dos vencimentos. Em uma explanação de quase duas horas, os advogados de defesa do acusado, José Maurício de Almeida Arbo e Paulo Roberto de Medeiros, tentaram desqualificar o processo, as provas e testemunhos, solicitando ao final que “deixassem os eleitores realizarem o julgamento do acusado, na próxima eleição”.

Além da Vereadora Rosane Simon, apenas os Vereadores César Busnello e Andrei Cossetin se pronunciaram, pedindo principalmente, que a votação do fosse aberta, o que foi negado pela Presidência do Legislativo, sob alegação de cumprir o que está estabelecido no regimento.

Rosane Simon foi enfática em expressar seu voto pela cassação, considerando inclusive que a primeira denúncia, seria procedente. “Nós ouvimos pelos corredores que alguns cc's são obrigados a tirar parte de seus salários para recursos de campanha e de alguns são tirados valores importantes. Em muitos partidos há essa prática; diferente nos partidos de esquerda, nos quais a contribuição militante serve para a manutenção das ações políticas dos partidos”.

Rosane Simon salientou que este caso expressa bem a necessidade de uma reforma política. “Não insinuamos que nesta casa ou nos parlamentos não existam erros. As nossas ações têm repercussão no dia a dia e são cobradas pela sociedade. A prática é comum e por isso defendemos uma reforma política que desvincule as campanhas do fator econômico. Esta situação é que acaba trazendo estes males a política, em que junto aos seus apoiares de campanha venha a promessa de cargo em caso de vitória e a cobrança de valores para campanha”.

A Vereadora expressou também sua preocupação com relação a forma como os cargos comissionados são contratados. “Esta questão expõe também a forma como os partidos no governo contratam seus cc's, sem nenhuma avaliação técnica ou de qualificação do quadro. Como expressa este caso em que o Vereador indica, o Prefeito liga para a secretaria e manda contratar”, disse Rosane Simon.

Por fim, após a leitura do processo, a manifestação dos vereadores e da defesa, cada item das acusações foi votado em separado, através de voto secreto. Na primeira denúncia, 11 vereadores votaram pela não cassação e um a favor da cassação. A segunda denúncia, 12 vereadores votaram pela não cassação e na terceira, a que recebera parecer pela cassação, pela comissão processante, 1 vereador votou em branco, 5 pela cassação e 6 pela não cassação. Como a cassação exigia, pelo regimento interno, o resultado qualificado de 2 terços dos votos para cassação, o processo foi arquivado e o Vereador Tito Varaschini segue com seu mandato. Três vereadores não votaram. O vereador César Busnello, autor do pedido da comissão, o Vereador Tito Varaschini, acusado e o Vereador Darci Pretto, ausente a sessão por motivos familiares.

“Não será julgando este caso que nos acabaremos com esta prática. O que nós não podemos fazer é fingir que ela não existe. Talvez este caso faça com que mais pessoas adquiram a coragem para denunciar”, concluiu Rosane Simon.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Luta Ecológica não se dá pela direita!

Resumo da Sessão Legislativa. 13 de outubro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


O cenário eleitoral para o 2º turno das eleições foi o tema que dominou o debate entre os Vereadores nesta sessão plenária. A Vereadora Rosane Simon comentou o manifesto de apoio a reeleição, proposto por militantes do movimento ambiental gaúcho. Intitulado “A Luta Ecológica não se dá pela direita! Militantes do Movimento Ecológico Gaúcho declaram voto em Dilma e Tarso” o manifesto colhe assinaturas de militantes do movimento ambiental.

“Os movimentos e manifestações do ano passado começaram com um intuito interessante mas a medida que o tempo passou foram apropriados pela direita e pelo conservadorismo neste país. Um dos resultados disto é que o atual congresso eleito tem um perfil conservador, o mais conservador desde a ditadura militar, e isto é lamentável para nós trabalhadores, homens e mulheres que passam a ser representados por integrantes de uma onda reacionária que fortalece múltiplas intolerâncias, como a ecológica, a homofóbica, a religiosa e a da violência, representada pela bancada da bala”.

Rosane salientou a importância deste manifesto lembrando da necessidade de se fazer política contra estes retrocessos na sociedade brasileira. “Os avanços conquistados nos últimos tempos são conquistas do diálogo e foram alcançadas num cenário progressista e democrático. Como diz muito bem o documento, quem não faz política, sofre política”.

Assine o manifesto

Presidenta Dilma recebe importante apoio
A Vereadora repercutiu também a carta do Presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, de apoio e voto em Dilma. “Roberto Amaral é uma pessoa com representatividade junto à esquerda, um homem lúcido e com uma visão de país muita avançada e que também contribuiu muito com a construção da democracia e por isso a importância do seu apoio, contrariando a decisão do seu Partido”, disse.

Rosane Simon disse que o PCdoB com muito orgulho é muito honra faz desde 89 a luta democrática ao lado de Lula e Dilma. “Não quero, nem o meu Partido e nem o povo brasileiro quer o retrocesso representado por um país submetido a instabilidade econômica, em que a pressão para cima dos trabalhadores vinha com o aumento constante da taxa de juros, da inflação e com o arrocho salarial, tudo para sobrar recurso para as multinacionais que se aproveitavam do desmonte do capital nacional”, concluiu.

Encaminhamentos
Rosane Simon Encaminhou voto de pesar para a Senhora Nadir da Silva Viana, mãe do conhecido como planetário, cidadão muito popular na cidade. Ela realizou também requerimento verbal para desarquivar o projeto de revisão do regimento interno.

“Esse tema já foi muito debatido e passou por assessoria que nos deu importante subsídios para fecharmos esta questão. Ainda temos sugestões para encaminhar, mas creio que até o final deste ano temos que dar cargo do tema”, disse a Vereadora que é vice-presidenta da comissão sobre a questão. A comissão é presidida pelo Vereador Chico Seifert.

Rosane Simon encinhou as seguintes indicações:
Operação tapa buraco na Rua Pinheiro Machado, compreendendo o trecho que se inicia na Marechal Malett  até a Siqueira Couto. Esta é uma rua de muito fluxo, com muitos buracos, dificultando a trafegabilidade e aumentando os riscos de acidentes.

Conserto na Boca de Lobo, situada perto do número 555 da Rua Siqueira Couto, pois a mesma encontra-se aberta oferecendo riscos a motoristas e transeuntes.

Providências para que seja refeito a pintura sobre a lombada na Rua Siqueira Couto, mais ou menos na altura do número, 258. Durante a noite, a visão do obstáculo está prejudica, podendo provocar prejuízos materiais aos motoristas, bem como acidentes.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Piaia estará a frente do Partido em Ijuí, pela reeleição de Dilma e Tarso


A Executiva do PCdoB de Ijuí reuniu-se nesta terça-feira para realizar uma avaliação prévia do processo eleitoral, considerando os resultados do pleito e a contabilidade da campanha.

A reunião foi conduzida pelo Presidente do Partido, Junior Piaia, e foi ampliada para filiados que trabalharam na organização da campanha. Ainda nesta quinta-feira, a Comissão Política estadual do PCdoB se reunirá para organizar a ação para o 2º turno das eleições e realizar uma avaliação geral dos resultados obtidos pelo Partido no estado.

“De forma preliminar pode-se dizer que a velha polarização entre PT e PSDB se consolida no plano nacional, o que é natural já que estas duas candidaturas são as que representam os projetos em disputa no país. Nosso Partido teve uma grande vitória elegendo o seu primeiro Governador no Maranhão, mas ao mesmo tempo diminuímos nossa bancada de Deputados Federais, apesar de termos aumentado o número de Estaduais no país”, disse Piaia.

No estado, o PCdoB perde um Deputado Federal e ganha um Estadual e Manuela D'Avila se consolida como uma grande liderança política. Os 4 votos que faltaram para que Piaia conseguisse sua vaga para a assembleia não são foco do Partido e nem do candidato. “Realizamos uma campanha modesta e fizemos todo o esforço que podíamos fazer dentro das condições que tínhamos. O resultado apertado é uma fatalidade que sentimos muito, mas no geral este resultado é reflexo do trabalho realizado contra o campo de esquerda no estado e no país”, afirmou Piaia. Ele indica ainda que o resultado também foi influenciado pela disputa de candidaturas do mesmo campo na região.

Ângelo Schiavo, coordenador da campanha de Piaia, avalia que em Ijuí a campanha ganhou impulso após o comício com a presença de Tarso e Abigail na cidade. “Nossa campanha foi modesta e o comício com Tarso e Abigail deu impulso ao envolvimento da militância na campanha. Infelizmente não foi suficiente para superarmos as barreiras em nossa campanha e atingirmos as metas que tínhamos estabelecido”. Ângelo relatou ainda que a avaliação prévia das finanças de campanha indicam contas equilibradas.

O Partido entra agora com força na campanha pela reeleição de Dilma e Tarso, tendo Piaia a frente deste processo. “Já estamos trabalhando. Vamos manter uma equipe na rua em campanha, realizando a substituição de material da minha campanha pelo material de Dilma e do Tarso. Consideramos fundamental seguir com estes projetos de conquistas para o nosso povo e temos a convicção disso. Estarei na linha de frente deste trabalho”, concluiu Piaia.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Partidos já debatem coligações para o 2º turno

Resumo da Sessão Legislativa. 06 de outubro de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon

A sessão legislativa desta semana recebeu o Presidente da ExpoIjuí, Nelson Casarin, o Prefeito Fioravante Ballin e representantes da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) com o Presidente da entidade Valter Joel de moura. Neson Casarin expôs as expectativas da organização para a feira deste ano e entregou aos vereadores um resumo com dados sobre o evento.

Debate foi pautado pela eleição
Ocupando os espaços reservados para as falas, o tema principal foram os resultados das eleições no 1º turno e as perspectivas de cada partido para o 2º turno. O Vereador do PMDB, Ricardo Adamy da Rosa foi o mais entusiasmado, lembrando que riram dele quando ainda no início do período eleitoral, disse que o candidato José Ivo Sartori chegaria ao 2º turno.

O Vereador Darci Pretto adiantou que em reunião que será realizada nesta quarta-feira, o PDT deverá confirma apoio a chapa encabeçada pelo PMDB.

O Vereador César Busnelo fez um resumo de sua campanha a Deputado Federal e centrou seu debate na necessidade de uma reforma política que dê oportunidades iguais aos diferentes partidos e candidatos na eleições.

A Vereadora Rosane Simon parabenizou os candidatos da região eleitos e lamentou os 4 votos que faltaram para a eleição do candidato do Partido a Deputado Estadual, Junior Carlos Piaia.

“Em nome do partido cumprimento os deputados eleitos Gerson Burmann, Pompeu de Matos e Darcísio Perondi.  Quero também concordar com as palavras do colega Busnelo sobre a necessidade de uma reforma política em nosso país. Toda eleição esta necessidade se torna mais clara devido ao fato do pleito ser marcado pelo poder econômica dos mais votados e pela disparidade que esse poder causa com a maioria dos outros candidatos”, disse Rosane.

Lamentando a ausência de Piaia na Assembleia, Rosane disse que a campanha do Partido foi modesta. “Piaia é um homem que tem história no nosso município e o trabalho que realizou na Secretaria de Meio Ambiente do estado consolidou seu nome em toda a região. Tê-lo na Assembleia seria ter mais uma liderança com capacidade de discussão e de diálogo para lutar pelo nosso desenvolvimento”. Rosane concluiu sua fala reafirmando o compromisso do PCdoB com a reeleição de Dilma e Tarso.