sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Funcionários dos Correios, bancários e comerciários farão manifestação conjunta nesta segunda-feira


A Vereadora Rosane Simon levou seu apoio aos bancários
e aos funcionários dos correios em greve
A presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ijuí e vereadora do PCdoB Rosane Simon, levou o apoio da categoria comerciária e do seu partido, aos trabalhadores em greve na cidade. Bancários e funcionários dos Correios estão parados pelo reajuste salarial e por melhores condições de trabalho. Os funcionários dos Correios estão alertando também para projetos que visam a privatização da empresa.

“Cada vez mais o capital avança sobre o direito dos trabalhadores, exigindo maior produtividade, metas cada vez mais amplas e em contrapartida, endurecendo a negociação salarial, retirando direitos adquiridos e piorando as condições de trabalho. Esta é a realidade não só dos bancários e dos funcionários dos Correios. Esta é a realidade de todos os trabalhadores, inclusive os comerciários”, explica Rosane.

Os comerciários em Ijuí, também estão em plena negociação salarial. Apesar das diversas reuniões já realizadas e dos demais Sindicatos de Trabalhadores no Comércio da região já encaminharem acordos com o piso da categoria acima de R$ 670,00, em Ijuí, a proposta do Sindicato Patronal é de R$ 650,00.

“As três categorias tem muito em comum, neste momento. As empresas obtiveram bons lucros no ano passado. Na hora de dividir estes lucros com os trabalhadores, que são os que realmente produzem esta riqueza, encontramos propostas fechadas em forma de arrocho e de piores condições de trabalho. Se os nossos problemas são os mesmos, a solução também é conjunta. É na união dos trabalhadores que demonstraremos força”, conclamou.

Diante disso, comerciários, bancários e funcionários dos Correios farão uma mobilização conjunta nesta segunda-feira, 03 de outubro.

Vereadora Rosane Simon estará nos programas do PCdoB no rádio e na TV, esta semana

Os programas de rádio e TV do PCdoB vão ao ar nesta semana, com 10 inserções diárias. A veiculação dos comerciáis começam hoje (30/9) e seguem na segunda (03/10), quarta (05/10) e terminam na sexta (07/10). Os vídeos e spots serão veiculados em rodízio.

Assista aqui o vídeo com a vereadora Rosane Simon


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Militância na rede, exercendo cidadania

Exercício da Cidadania” é o nome do blog criado por Ricardo Pittas. Filiado ao PCdoB, Ricardo trata em seu blog de temas relacionados a cidade, problemas simples como recolhimento de lixo, a manutenção de calçadas, praças e cemitérios. Mas também elabora questões mais aprofundadas como o recente debate em torno do Departamento Municipal de Energia de Ijui (DEMEI) e da Cozinha Comunitária. Conhecer esta experiência foi a pauta da reunião da Base da Comunicação do PCdoB/Ijuí nesta terça-feira (27).

“Fui convidado pelo ex-diretor do Ijui.com, José Augusto Fiorin, para ser blogueiro. Como sou médico, a expectativa era que debatesse questões relacionadas a saúde. Porém, desde o início, me preocupei em relatar pequenos problemas relacionados ao dia a dia da cidade, na intenção de ajudar a administração, apontando questões que, até pela simplicidade, dependem da participação cidadã para aparecerem. A intenção do blog é colaborar com a cidade”, explica o Doutor Blogueiro.

Os textos ganharam repercussão, principalmente devido aos diversos comentários postados a cada texto publicado. A crítica, embora construtiva, gerou reação, mas não a esperada. Em vez de o Executivo Municipal buscar soluções para os problemas apontados, Ricardo Pittas virou persona non grata na administração e alvo de pressões. O resultado foi a sua saída do Ijui.com e a criação do Exercício da Cidadania.

“Não imaginava a repercussão. Aponto problemas simples, básicos, de fácil solução. As pressões vieram de todos os lados e recebi inclusive censura por parte do portal. Felizmente, vivemos um novo momento em que temos outras ferramentas a disposição para debater e divulgar ideias. Continuarei a exercer minha cidadania, buscando sempre, ajudar a cidade”.

Adriano Schröer, Secretario de Comunicação do PCdoB, explica a intenção das reuniões da Base da Comunicação. “Nem todas as opiniões que o Ricardo Pittas tem, são opiniões do partido. Mas é importante emitirmos opinião, gerar debate, buscar soluções, entendimentos. Tem mais militantes dentro do partido que tem o que dizer e a nossa tarefa na base é fomentar a participação da militância na rede e a utilização das ferramentas de comunicação que estão amplamente disponíveis e que muitas vezes não são usadas por desconhecimento. Temos a certeza que a militância na rede, terá um papel cada vez mais importante no debate político e social”.

A Base da Comunicação reúne-se sempre na última terça-feira de cada mês, no Comitê do PCdoB em Ijuí. A próxima reunião será em 25 de outubro, com uma oficina para a criação de blogs pessoais e divulgação nas redes sociais.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Idosos com mais de 60 anos e portadores de necessidades especiais poderão agendar consultas por telefone

O projeto de autoria do Vereador João Camargo que estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos com mais de 60 anos e para pessoas portadoras de necessidades especiais já cadastrados nas unidades de saúde do município de Ijuí foi aprovado na sessão plenária desta segunda-feira por unanimidade.

Camargo propôs a ideia baseado no Estatuto do Idoso (LF Nº 10.741/2003) que no seu artigo 3º, parágrafo único, garante prioridade e imediatismo nos atendimentos de idosos em órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

Portadores de necessidades especiais também serão beneficiados
Baseado na Lei Estadual (Nº 10.945/97) que garante não só o atendimento preferencial aos idosos, mas também às pessoas portadoras de deficiência, nos diferente níveis de atenção à saúde pelo SUS/RS, existindo ainda a Lei Federal no 10.048/00, que determina a prioridade de atendimento às pessoas de idade igual ou superior a 60 anos e às portadores de necessidades especiais, o projeto beneficiará também aos portadores de necessidades especias do município.

“Buscamos o atendimento prioritário aos idosos e portadores de necessidades especiais, principalmente na área da saúde, que é um serviço público muito concorrido e que em nossa cidade é atingido também pela escassez de médicos e medicamentos”, explicou o vereador.

Além do agendamento telefônico, a proposta prevê que seja concedido atendimento prioritário nas consultas e na realização de exames a este público e se necessário, que seja destinado espaço específico suficiente para atendimento destes cidadãos. Para o agendamento telefônico, serão atendidos apenas aqueles cadastrados nas unidades de saúde e o atendimento será realizado na própria unidade, permitindo o agendamento por telefone das próximas consultas, bastando informar o número do documento de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), evitando os desgastes em filas de espera. O projeto também estipula que, se após a consulta, o idoso ou portador de necessidades especiais necessite de exames, o Município terá um prazo de 15 dias para disponibilizar a estes cidadãos o serviço.

João Camargo entende que é imprescindível que ao menos seja garantido e respeitado o direito de preferência dos idosos e deficientes. “Nos consultórios particulares ou através de planos de saúde, as consultas são agendadas por telefone. Porque não pode ser assim, também, no sistema público de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde e nos postos onde atua a Estratégia da Saúde da Família?”.

Devido ao desenvolvimento das tecnologias o agendamento telefônico deverá evoluir, permitindo o acesso de toda a população ao serviço. “Neste momento é de suma importância atentarmos para o fato de que este atendimento preferencial irá reduzir significativamente a vulnerabilidade das populações idosa e dos portadores de necessidades especiais, melhorando a qualidade de vida e permitindo maior integração social”.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito municipal. Se não for vetado, terá validade em 20 dias.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Novo Comitê define direção e secretariado

O novo Comitê Municipal do PCdoB de Ijuí, eleito na conferência do do último dia 16, esteve reunido extraordinariamente neste sábado, 24, para eleger a direção e o secretariado do partido. O presidente, também eleito na conferência, é Ângelo Schiavo, que foi reconduzido para mais um período de 2 anos.

A Comissão Política é formada por Adriano Daltro Schröer, Agenor Castoldi, Ângelo Schiavo, Dari Batista, Lúcia Ottonelli, Luiz Etevaldo Da Silva, Luis Rodrigo Goulart, Márcio Seibel, Ricardo Pittas e Silva, Rosane Simon e Terezinha Tondello Castoldi

A Vereadora Rosane Simon será a vice-presidente e o secretariado é composto por Adriano Schröer (Comunicação), Luís Goulart (Organização), Márcio Seibel (Finanças), Nilo Fricke (Juventude), Jonas Deckmann (Sindical), Luis Etevaldo (Formação) e Terezinha Castoldi (Mulher).

A Comissão Executiva é composta pelo Presidente Ângelo Schiavo, A Vice-presidente Rosane Simon, o Secretário de Finanças Márcio Seibel, o Secretário de Organização Luis Goulart e o Secretário de Comunicação Adriano Schröer.

“Neste novo período esta direção tem que buscar a assiduidade e a regularidade,  efetivando a ação das secretarias e com o grande desafio de realizar um calendário de reuniões de base que são o elo entre a direção e a militância”, disse Ângelo Schiavo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conferência confirma pré candidatura de Junior Piaia


O PCdoB, reunido na noite da última sexta-feira (16) em sua Conferência Municipal, reafirmou a pré candidatura de Junior Piaia à prefeitura da Ijuí e também o seu projeto legislativo, buscando ampliar a bancada do partido na Câmara Municipal de Ijuí. Estiveram presentes na Conferência os representantes do Partido Progressista, Andrei Cossetin, Presidente da Juventude Progressista e Renan Arais, Assessor da Senadora Ana Amélia Lemos. O encontro foi marcado também pela homenagem a Honorato Pasquali, ex-vereador e contabilista. Pasquali foi um dos primeiros militantes comunistas em Ijuí. Em sua homenagem foi realizado um minuto de silêncio.

A Conferência foi aberta por Ângelo Schiavo. Ângelo saudou aos presentes e destacou a importância do momento para o partido. Em seguida o Comitê foi dissolvido e a presidência da mesa foi convocada. Os trabalhos foram presididos por Luis Goulart e secretariados por Terezinha Castoldi. O presidente de mesa  explicou o processo de eleição do novo Comitê e também o processo de debate do projeto político do partido e da avaliação do período anterior. A mesa foi composta por Ângelo Schiavo, Junior Piaia e pela Vereadora Rosane Simon.

Eleições 2012
“Como é bom estar em casa novamente!” Com estas palavras, o Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Junior Piaia abriu a sua fala. Piaia explicou a ausência da Secretária de Estado Jussara Cony, que de última hora foi convocada pelo governador para representá-lo em um evento oficial da Semana Farroupilha.

Piaia também destacou a importância da Conferência para junto com a militância construir o posicionamento político e eleitoral para a próxima eleição. Ele lembrou que na Secretaria Estadual de Organização sua tarefa é fazer o partido crescer e consolidar as vitórias obtidas pelo PCdoB nas eleições de 2008 e 2010. “Nós temos certeza de uma questão. Nosso caminho é crescer para ter mais influência na sociedade e poder então, interferir nos rumos do país, do estado e também do nosso município”.

 
“As bandeiras que levantamos nas eleições de 2008 ainda são muito atuais. Alguns dos problemas que apontávamos lá atrás, se tornaram ainda mais críticos na cidade e na sociedade. Nós precisamos aprofundar o debate sobre a atual administração e sobre os problemas que afetam o dia a dia da nossa cidade, para avaliar sobre o caminho certo a seguir no ano que vem”, disse Piaia.

“O PCdoB, pelo seu protagonismo histórico, não terá um papel secundário no debate político para as próximas eleições. Somos protagonistas. Queremos mudar a realidade administrativa do nosso município mas não queremos fazer este debate somente pela eleição, mas sim em torno de um projeto de retomada do desenvolvimento em Ijuí. Temos que ter inteligência para fazer este debate. Por isso deixo o partido a vontade, para com o meu nome, construir isso”, concluiu.

Projeto político e avaliação
Em seguida o projeto político e a avaliação construídos em reuniões de base, do fórum ampliado e do Comitê foram debatidos. Ângelo Schiavo apresentou a avaliação da atuação do partido no último período e a Vereadora Rosane Simon fez o relato do Projeto Político do partido para 2012. Ângelo fez referência às próximas eleições. “Fico feliz com as palavras do Camarada Junior Piaia. Palavras que me dão muito ânimo e que certamente animarão também a nossa militância”.

Após apresentar o Projeto Político, Rosane Simom comentou: “A principal tarefa expressa em nosso projeto político é a de inserir o nome do partido em cada setor da nossa sociedade, levando a nossa história e as nossas propostas ao maior número de pessoas, filiando lideranças e então disputar com muita força a próxima eleição, ampliando a nossa participação no legislativo”.

Tanto a avaliação quanto o Projeto Político 2012 foram aprovados por unanimidade pela Conferência. Em seguida foram apurados os votos para a eleição do novo comitê. A proposta apresentada foi aprovada por ampla maioria pela Conferência. O novo Comitê Municipal é composto por:

Adriano Daltro Schröer, Agenor Castoldi, Ângelo Augusto Schiavo Lunelli, Cleusa Morais, Cristiane Vagner Goulart, Dari Batista, Israel Fernandes Da Rocha, João Cândido M. Camargo, Jonas Deckmam, Junior Carlos Piaia, Letícia W. Borges, Lúcia Ottonelli, Luciana Dos Santos, Luiz Etevaldo Da Silva, Luis Rodrigo Goulart, Luiz Valmir Bauer, Mara Rubia Boligon, Marcio Seibel, Nilo Mateus Anderson Fricke, Ricardo Pittas e Silva, Rosane Simon, Sandro Arnaldo Becker, Terezinha Tondello Castoldi

Ângelo Schiavo foi reconduzido à presidência do PCdoB por mais dois anos. Já no próximo sábado, o Comitê eleito fará a sua primeira reunião para eleger a nova executiva e o secretariado.

Se a principal tarefa do partido é crescer, Israel Rocha, contou como o PCdoB, a partir de Ijuí, foi criado nas principais cidades da região e como, mesmo nos tempos adversos da ditadura militar, teve força para crescer. E resumiu a luta pelo Socialismo. “Justiça, paz e igualdade é só o Socialismo que pode trazer”.

Já falando como o novo presidente, Ângelo Schiavo concluiu. “Que a gente tenha espírito de camaradas e com muita vontade  saia para debater nossas ideias com a sociedade, construindo o nosso partido, filiando pessoas e buscando concretizar nosso Projeto Político nas eleições em 2012”.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Junior Piaia e Jussara Cony estarão Ijuí, para a Conferência Municipal do PCdoB

Um dos principais nomes para a disputa eleitoral do ano que vem, Junior Piaia estará em Ijuí para a Conferência Municipal do PCdoB, que acontece nesta sexta-feira, 16 de setembro, as 19:00 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A conferência terá a presença também da Secretaria de Estado Jussara Cony, que também compõe o Comitê Estadual do partido.

Apesar de cumprir tarefa no Comitê Estadual do PCdoB, como Secretário de Organização do Partido, Piaia mantêm seu vinculo eleitoral com a cidade e deverá compor o novo Comitê Municipal. É Piaia que está coordenando todo o processo de conferências do PCdoB no estado. “É um momento muito positivo porque o partido está crescendo em todo o estado. Há uma ampla mobilização interna e um grande número de filiações que mostra que o PCdoB está mobilizado para as próximas eleições”, disse.
 
Sobre as eleições, Junior Piaia diz que agora é hora de aproximar pessoas e filiar lideranças para fortalecer a sigla. “Seja com candidatura própria ou seja numa ampla coligação de partidos, vamos apresentar uma proposta para mudar a realidade administrativa do município. Mas neste momento, nossa tarefa principal é fortalecer o PCdoB. Por isso conclamo nossa militância a nos acompanhar e contribuir conosco nesta conferência”.

Momento de definições
O atual presidente, Ângelo Schiavo, entende que houve amadurecimento na gestão do atual Comitê. "O período é positivo. Enfrentamos uma importante eleição em 2010, vivenciando um momento de transição. Conseguimos superar este processo com ações partidárias que garantiram vida orgânica na direção e na militância, com uma boa elaboração política".

A Conferência Municipal do PCdoB, além de concluir a avaliação da atuação do atual Comitê nos últimos dois anos, define o Projeto Político do partido para as eleições em 2012 e elege o novo Comitê, que dirige a sigla nos próximos 2 anos. Os delegados que irão representar Ijuí na Conferência Estadual também serão eleitos na Conferência Municipal. A expectativa é de que o novo Comitê, de 23 membros, seja renovado em 35%. “A Conferência é um importante espaço de debate para o pleno exercício da democracia interna, no qual os filiados são chamados para contribuir com o projeto político, que define a linha de atuação do Partido para o próximo período", explica Ângelo Schiavo, presidente do PCdoB. “

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fundamental é um projeto alternativo para Ijuí

Reunido neste sábado (10), em um Ativo Partidário, o PCdoB de Ijuí atualizou o seu projeto político para 2012, agregando ao debate os últimos movimentos políticos realizados no município. Na reunião foram apresentados novos filiados, entre eles Fábio Mariani e Cristiane Goulart. Fábio é funcionário do Cartório de Registro de Imóveis e integrante da Associação Protetores da Vida (APV), ONG local que trabalha voluntariamente na proteção e bem estar dos animais e pelo zelo com meio ambiente. Cristiane é professora da rede municipal de ensino.

 

O presidente do partido, Ângelo Schiavo, iniciou o debate com um resumo do posicionamento e do entendimento que a Executiva do PCdoB tem sobre o momento político. Este posicionamento se estabelece calcado em leituras de alguns movimentos políticos fundamentais e na atuação do partido no período posterior as eleições municipais de 2008. Segundo Ângelo, este período é marcado primeiramente pela ruptura do campo de esquerda na cidade e pela adesão do Partido dos Trabalhadores ao continuísmo trabalhista, coligação esta que governa a cidade hoje.

Em seguida, relatou a reorganização do PCdoB no pós eleitoral, com a sua principal liderança, Junior Piaia, assumindo uma tarefa no Comitê Estadual como Secretário de Organização, e a ascensão da Vereadora Rosane Simon como uma nova liderança eleitoral. O mandato expressivo e atuante da Vereadora e a votação que Rosane obteve como candidata a Deputada Estadual nas eleições de 2010, comprovam este fato, na primeira eleição em que o partido não contou com o nome de Piaia em uma eleição. Rosane Simon obteve 7882, sendo a segunda mais votada em Ijuí, com 5296 votos.

2012 com foco no legislativo
O debate da conjuntura realizado pela militância sobre o momento político, expresso neste Ativo Partidário, passa por uma avaliação negativa da atual administração. O governo PDT/PT é avaliado como ineficiente e sem compromisso coletivo. Apesar do alinhamento entre os partidos da base do governo federal e também do estadual, dos quais o PCdoB faz parte, a situação em Ijuí é considerada distinta pela militância. O atual governo municipal é caracterizado pela falta de ideias novas, por um modelo de gestão ineficiente e pelo continuísmo.

Em relação a uma possível frente de partidos de oposição ao atual governo, para concorrer à prefeitura, a militância é cautelosa. O PCdoB considera a possibilidade e todos concordam que para consolidar o chamado FRENTÃO é fundamental, antes de buscar ganhar a eleição, ter um projeto que faça a cidade avançar e se desenvolver.

O que é concreto é o projeto legislativo. O PCdoB buscará ampliar a sua bancada legislativa e para isso tem que crescer e buscar a filiação de lideranças eleitorais até o próximo dia 7 de outubro, quando encerra-se o prazo para quem queira concorrer em 2012. “Temos uma grande responsabilidade e temos um legado. Precisamos mostrar para as pessoas quem nós somos e construir uma alternativa para o nosso município”, disse a Vereadora Rosane Simon.

“O PCdoB passa por um evidente amadurecimento. Temos influência na cidade e temos lado. Nossa identidade é de esquerda e progressista, na defesa do povo e dos trabalhadores. Por isso nosso projeto não é só de chegar ao poder, mas de ser uma alternativa para transformar a realidade administrativa da cidade. Estamos distantes ainda de uma definição de nosso projeto eleitoral, mas nosso projeto político determina que precisamos estar mais organizados e atuantes para chegar em 2012 com toda a força”, explica Ângelo Schiavo.

O partido realizará a sua Conferência Municipal na próxima sexta-feira, 16 de setembro, as 19:00 horas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na Conferência será eleito o novo Comitê Municipal, será finalizado o projeto político e serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual, que foi transferida para o dia 5 de novembro.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ativo Partidário e reuniões de base preparam Conferência Municipal

Neste sábado o PCdoB de Ijuí realiza um Ativo Partidário no seu Comitê Municipal em preparação a Conferência Municipal do partido que se realiza no próximo dia 16 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Ijuí.

O debate acontece baseado em três eixos principais: A avaliação da atuação do partido nos últimos dois anos, o debate do projeto político para as eleições do próximo ano e a eleição do novo Comitê e dos delegados que irão representar Ijuí na Conferência Estadual do PCdoB.

Neste processo, o partido retomou suas reuniões de base. Bases da saúde, educação, comunicação, universidade e comerciários reuniram-se ao longo do processo para debater os três eixos propostos. Ângelo Schiavo, presidente do partido, diz que de maneira geral o debate tem a finalidade de buscar compreensão sobre a conjuntura política do município, fazendo uma leitura, junto com a militância do Governo Municipal e de alguns movimentos políticos como a organização de uma frente de oposição ao atual governo, apelidada de Frentão.

“Mas nosso principal desafio é, sem dúvida, ampliar nossa bancada legislativa. O PCdoB tem proposta para a cidade e pode realizar muito mais com uma bancada mais forte e representativa”, disse.

 
Base de Comerciários
A última reunião de base pré-conferência foi realizada na quinta-feira (08). Comerciários filiados ao partido reuniram-se não só em torno do debate dos eixos da conferência mas também para buscar formas de ampliar a participação da categoria no PCdoB. “O Sindicato tem um posicionamento firme em defesa dos trabalhadores. Nós temos a tarefa de pensar em como atuar no Sindicato para ampliar a representatividade e realizar filiações de mais comerciários ao partido”, explicou Ângelo.

Rosane Simon, vereadora do PCdoB e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí falou sobre a importância da atuação política para a categoria. “Precisamos fazer a categoria compreender a necessidade de caminharmos juntos. O Sindicato é a nossa ferramenta econômica e o partido é a nossa ferramenta política. O espaço que conquistamos na Câmara de Vereadores é um espaço político de representatividade da categoria que nos ajuda muito a avançar. O PCdoB é um partido que ao longo de toda a sua história esteve ao lado dos trabalhadores em todas as suas conquistas. Sempre avançamos juntos”.

A base buscará agora uma regularidade de reuniões, sempre as segundas quinta-feiras de cada mês. A próxima reunião será em 13 de outubro, as 18:30 horas no Comitê do PCdoB. “Como trabalhadores temos a necessidade de compreender o debate político e de entender o fato de que a atuação política é muito importante para influenciar em decisões que afetam os trabalhadores. Precisamos dialogar com a nossa categoria neste sentido”, explicou Rosane.

A Conferência Municipal de PCdoB será na sexta-feira, 16 de setembro, as 19:00 horas no plenário da Câmara Municipal de Veradores.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Com novas filiações, PCdoB é fundado em Coronel Bicaco

O Presidente do PCdoB de Ijuí Ângelo Schiavo, a Vereadora Rosane Simon e o Secretário de Comunicação Adriano Schröer, estiveram em Coronel Bicaco na noite desta última sexta-feira (02) para uma reunião de refundação do partido nesta cidade. Criado primeiramente em 2010 no município, a comissão provisória eleita naquela ocasião não deu prosseguimento aos trâmites legais para a efetivação do Partido. Valnei da Cruz Oliveira, militante filiado naquela época, está a frente desta reorganização.

A reunião iniciou com o Ângelo Schiavo que fez um breve relato das ideias do partido e de suas lideranças, citando os Deputados Assis Melo, Manuela D'Avila e Raul Carrion e também as Secretárias de Estado Abgail Pereira e Jussara Cony. O Ministro dos Esportes Orlando Silva e o Deputado Federal Aldo Rebelo também foram lembrados. A Classe Operária e o Programa Socialista para o Brasil foram distribuídos aos presentes. “O PCdoB tem projeto de desenvolvimento soberano com a defesa do trabalhador e do povo. Convidamos vocês para filiarem-se ao partido e nos ajudarem a construir, também aqui em Bicaco, um Parido forte e atuante”, conclamou Ângelo Schiavo.

“O PCdoB é um partido que tem lado, o lado do povo e dos trabalhadores. Um partido que defende com a cabeça erguida quem constrói a riqueza da nação”, disse a Vereadora Rosane Simon.

Em seguida a palavra foi aberta. Os relatos expressam inconformidade com o cenário social e politico no município, onde estar do outro lado, defendendo outras ideias significa ter muita disposição e coragem. Segundo os presentes, numa cidade pequena como Bicaco, onde todos se conhecem, estar na oposição significa ser tratado de forma diferente nos serviços públicos como o atendimento na saúde.

Valnei da Cruz Oliveira, que pretende candidatar-se a vereador nas próximas eleições, expressou sua vontade de mudar este cenário. “Muita gente todo ano vai embora de Bicaco. A gente não, estamos aqui porque amamos esta cidade e queremos uma cidade melhor. Agora vamos entrar na luta para melhorar as coisas”, disse. Valnei é trabalhador da Rede Cotricampo e atua no Esporte Amador.

Ângelo, Elizandro, Jairo, Rosane, Valnei, Paulo e Sidinei
e a menina Luiza.
Cinco filiações foram realizadas na noite e uma nova comissão provisória foi criada com Valnei da Cruz Oliveira como presidente, Jairo Escolástico Saldanha (Vice-presidente), Elizandro Julio Santos Piaseck (Secretário), Sidinei da Silva (Tesoureiro) e Paulo Adriano de Souza Estolano. Após a formalização do Partido no Cartório Eleitoral, a comissão está encarregada de buscar novas filiações e de, ainda no mês de setembro, realizar a primeira Conferência Municipal do PCdoB em Coronel Bicaco.