O PCdoB, reunido na noite da última sexta-feira (16) em sua Conferência Municipal, reafirmou a pré candidatura de Junior Piaia à prefeitura da Ijuí e também o seu projeto legislativo, buscando ampliar a bancada do partido na Câmara Municipal de Ijuí. Estiveram presentes na Conferência os representantes do Partido Progressista, Andrei Cossetin, Presidente da Juventude Progressista e Renan Arais, Assessor da Senadora Ana Amélia Lemos. O encontro foi marcado também pela homenagem a Honorato Pasquali, ex-vereador e contabilista. Pasquali foi um dos primeiros militantes comunistas em Ijuí. Em sua homenagem foi realizado um minuto de silêncio.
A Conferência foi aberta por Ângelo Schiavo. Ângelo saudou aos presentes e destacou a importância do momento para o partido. Em seguida o Comitê foi dissolvido e a presidência da mesa foi convocada. Os trabalhos foram presididos por Luis Goulart e secretariados por Terezinha Castoldi. O presidente de mesa explicou o processo de eleição do novo Comitê e também o processo de debate do projeto político do partido e da avaliação do período anterior. A mesa foi composta por Ângelo Schiavo, Junior Piaia e pela Vereadora Rosane Simon.
Eleições 2012
“Como é bom estar em casa novamente!” Com estas palavras, o Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Junior Piaia abriu a sua fala. Piaia explicou a ausência da Secretária de Estado Jussara Cony, que de última hora foi convocada pelo governador para representá-lo em um evento oficial da Semana Farroupilha.
Piaia também destacou a importância da Conferência para junto com a militância construir o posicionamento político e eleitoral para a próxima eleição. Ele lembrou que na Secretaria Estadual de Organização sua tarefa é fazer o partido crescer e consolidar as vitórias obtidas pelo PCdoB nas eleições de 2008 e 2010. “Nós temos certeza de uma questão. Nosso caminho é crescer para ter mais influência na sociedade e poder então, interferir nos rumos do país, do estado e também do nosso município”.
“As bandeiras que levantamos nas eleições de 2008 ainda são muito atuais. Alguns dos problemas que apontávamos lá atrás, se tornaram ainda mais críticos na cidade e na sociedade. Nós precisamos aprofundar o debate sobre a atual administração e sobre os problemas que afetam o dia a dia da nossa cidade, para avaliar sobre o caminho certo a seguir no ano que vem”, disse Piaia.
“O PCdoB, pelo seu protagonismo histórico, não terá um papel secundário no debate político para as próximas eleições. Somos protagonistas. Queremos mudar a realidade administrativa do nosso município mas não queremos fazer este debate somente pela eleição, mas sim em torno de um projeto de retomada do desenvolvimento em Ijuí. Temos que ter inteligência para fazer este debate. Por isso deixo o partido a vontade, para com o meu nome, construir isso”, concluiu.
Projeto político e avaliação
Em seguida o projeto político e a avaliação construídos em reuniões de base, do fórum ampliado e do Comitê foram debatidos. Ângelo Schiavo apresentou a avaliação da atuação do partido no último período e a Vereadora Rosane Simon fez o relato do Projeto Político do partido para 2012. Ângelo fez referência às próximas eleições. “Fico feliz com as palavras do Camarada Junior Piaia. Palavras que me dão muito ânimo e que certamente animarão também a nossa militância”.
Após apresentar o Projeto Político, Rosane Simom comentou: “A principal tarefa expressa em nosso projeto político é a de inserir o nome do partido em cada setor da nossa sociedade, levando a nossa história e as nossas propostas ao maior número de pessoas, filiando lideranças e então disputar com muita força a próxima eleição, ampliando a nossa participação no legislativo”.
Tanto a avaliação quanto o Projeto Político 2012 foram aprovados por unanimidade pela Conferência. Em seguida foram apurados os votos para a eleição do novo comitê. A proposta apresentada foi aprovada por ampla maioria pela Conferência. O novo Comitê Municipal é composto por:
Adriano Daltro Schröer, Agenor Castoldi, Ângelo Augusto Schiavo Lunelli, Cleusa Morais, Cristiane Vagner Goulart, Dari Batista, Israel Fernandes Da Rocha, João Cândido M. Camargo, Jonas Deckmam, Junior Carlos Piaia, Letícia W. Borges, Lúcia Ottonelli, Luciana Dos Santos, Luiz Etevaldo Da Silva, Luis Rodrigo Goulart, Luiz Valmir Bauer, Mara Rubia Boligon, Marcio Seibel, Nilo Mateus Anderson Fricke, Ricardo Pittas e Silva, Rosane Simon, Sandro Arnaldo Becker, Terezinha Tondello Castoldi
Ângelo Schiavo foi reconduzido à presidência do PCdoB por mais dois anos. Já no próximo sábado, o Comitê eleito fará a sua primeira reunião para eleger a nova executiva e o secretariado.
Se a principal tarefa do partido é crescer, Israel Rocha, contou como o PCdoB, a partir de Ijuí, foi criado nas principais cidades da região e como, mesmo nos tempos adversos da ditadura militar, teve força para crescer. E resumiu a luta pelo Socialismo. “Justiça, paz e igualdade é só o Socialismo que pode trazer”.
Já falando como o novo presidente, Ângelo Schiavo concluiu. “Que a gente tenha espírito de camaradas e com muita vontade saia para debater nossas ideias com a sociedade, construindo o nosso partido, filiando pessoas e buscando concretizar nosso Projeto Político nas eleições em 2012”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário