segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fundamental é um projeto alternativo para Ijuí

Reunido neste sábado (10), em um Ativo Partidário, o PCdoB de Ijuí atualizou o seu projeto político para 2012, agregando ao debate os últimos movimentos políticos realizados no município. Na reunião foram apresentados novos filiados, entre eles Fábio Mariani e Cristiane Goulart. Fábio é funcionário do Cartório de Registro de Imóveis e integrante da Associação Protetores da Vida (APV), ONG local que trabalha voluntariamente na proteção e bem estar dos animais e pelo zelo com meio ambiente. Cristiane é professora da rede municipal de ensino.

 

O presidente do partido, Ângelo Schiavo, iniciou o debate com um resumo do posicionamento e do entendimento que a Executiva do PCdoB tem sobre o momento político. Este posicionamento se estabelece calcado em leituras de alguns movimentos políticos fundamentais e na atuação do partido no período posterior as eleições municipais de 2008. Segundo Ângelo, este período é marcado primeiramente pela ruptura do campo de esquerda na cidade e pela adesão do Partido dos Trabalhadores ao continuísmo trabalhista, coligação esta que governa a cidade hoje.

Em seguida, relatou a reorganização do PCdoB no pós eleitoral, com a sua principal liderança, Junior Piaia, assumindo uma tarefa no Comitê Estadual como Secretário de Organização, e a ascensão da Vereadora Rosane Simon como uma nova liderança eleitoral. O mandato expressivo e atuante da Vereadora e a votação que Rosane obteve como candidata a Deputada Estadual nas eleições de 2010, comprovam este fato, na primeira eleição em que o partido não contou com o nome de Piaia em uma eleição. Rosane Simon obteve 7882, sendo a segunda mais votada em Ijuí, com 5296 votos.

2012 com foco no legislativo
O debate da conjuntura realizado pela militância sobre o momento político, expresso neste Ativo Partidário, passa por uma avaliação negativa da atual administração. O governo PDT/PT é avaliado como ineficiente e sem compromisso coletivo. Apesar do alinhamento entre os partidos da base do governo federal e também do estadual, dos quais o PCdoB faz parte, a situação em Ijuí é considerada distinta pela militância. O atual governo municipal é caracterizado pela falta de ideias novas, por um modelo de gestão ineficiente e pelo continuísmo.

Em relação a uma possível frente de partidos de oposição ao atual governo, para concorrer à prefeitura, a militância é cautelosa. O PCdoB considera a possibilidade e todos concordam que para consolidar o chamado FRENTÃO é fundamental, antes de buscar ganhar a eleição, ter um projeto que faça a cidade avançar e se desenvolver.

O que é concreto é o projeto legislativo. O PCdoB buscará ampliar a sua bancada legislativa e para isso tem que crescer e buscar a filiação de lideranças eleitorais até o próximo dia 7 de outubro, quando encerra-se o prazo para quem queira concorrer em 2012. “Temos uma grande responsabilidade e temos um legado. Precisamos mostrar para as pessoas quem nós somos e construir uma alternativa para o nosso município”, disse a Vereadora Rosane Simon.

“O PCdoB passa por um evidente amadurecimento. Temos influência na cidade e temos lado. Nossa identidade é de esquerda e progressista, na defesa do povo e dos trabalhadores. Por isso nosso projeto não é só de chegar ao poder, mas de ser uma alternativa para transformar a realidade administrativa da cidade. Estamos distantes ainda de uma definição de nosso projeto eleitoral, mas nosso projeto político determina que precisamos estar mais organizados e atuantes para chegar em 2012 com toda a força”, explica Ângelo Schiavo.

O partido realizará a sua Conferência Municipal na próxima sexta-feira, 16 de setembro, as 19:00 horas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na Conferência será eleito o novo Comitê Municipal, será finalizado o projeto político e serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual, que foi transferida para o dia 5 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário