Na noite de sábado (23), dirigentes, militantes e amigos estiveram reunidos no CTG Querência Xucra para o jantar em comemoração ao aniversário do PCdoB. O Partido, que é o mais antigo do Brasil em atuação, completou nesta segunda-feira 91 anos.
Ato solidário
No dia de seu aniversário, como já é costume a 3 anos consecutivos, a militância foi incentivada ao ato solidário de doação de sangue. “É uma atividade com bastante significado porque, antes de mais nada, ser comunista é ser solidário”, explica a vereadora do Partido em Ijuí, Rosane Simon.
Curso de formação será em maio
No jantar, o presidente do Partido Ângelo Schiavo fez o anúncio oficial da Escola Municipal de Formação, que já está em atividade. “Um dos princípios da atuação militante no PCdoB é o estudo e neste sentido, o Partido se propõe a formar quadros para o desafio de compreender a realidade social do país e trabalhar para o seu desenvolvimento com igualdade e justiça”.
A escola conta com cerca de 10 professores, entre eles quadros experientes como Junior Piaia, Rosane Simon, Agenor e Terezinha Castoldi. O Coordenador Pedagógico do curso e Secretário de Fomação do Partido, Luiz Etevaldo da Silva, explica que a meta da escola e intensificar o Curso do Programa Socialista (CPS), de nível básico, preparando a militância para o curso nível 1, que será realizado nos dias 4 e 5 de maio deste ano.
O CPS é um curso rápido, em vídeo, que apresenta o Partido e suas ideias ao militante. O curso de nível 1 aprofunda o debate, sendo dividido em aulas de filosofia, economia política, emancipação da mulher, partido e socialismo. A meta é que todo filiado do partido faça o CPS e se houver interesse, realize também o curso de nível 1.
Junior Piaia, que dará aulas de economia política na escola, disse que o partido realiza um esforço nacional de formação em virtude do 13º Congresso do PCdoB. “Neste congresso faremos um intenso debate, reformulando o nosso Programa Socialista para o Brasil e debatendo os rumos do partido e de sua luta. Por isso é importante que a militância esteja preparada para este debate, com conhecimento da realidade nacional e local, para contribuir com o Partido nesta tarefa”.
Uma agenda com tutores foi organizada para realizar o CPS durante os sete dias da semana e em 3 turnos. “Sabemos que há o interesse das pessoas e muitas vezes não há a disponibilidade de tempo. Por isso montamos uma agenda flexível para darmos oportunidades a todos”, disse o Presidente Ângelo Schiavo.
Militantes interessados em participar do curso, devem procurar a sede do partido ou entrar em contato com a assessoria de gabinete da Vereadora Rosane Simon, no legislativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário