Mandato da Vereadora Rosane Simon
Mulher cidadã emociona plenário
Na noite desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores, aconteceu a solenidade de entrega do Troféu Mulher Cidadã. Foram homenageadas Dilce Basso Varaschini, indicada pela Emater, Noeli Batista Baldissera, pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus e Tânia Maria de Lima Malheiros, pela Paróquia São Geraldo.
Helena Marder e Rosana Tenroller, as homenageadas: Tânia Maria de Lima Malheiros, Noeli Batista Baldissera e Dilce Basso Varaschini e a vereadora Rosane Simon |
Porém, a noite ainda aguardava emoções aos presentes. Em seu discurso, Tânia Malheiros falou sobre o que é ser cidadão e da importância disso. “Devemos ser aqueles que resguardam a lei. Que fiscalizam”, disse. Tânia lembrou a tragédia na boate Kiss, reafirmando os direitos constituídos em lei. "Eu tinha assegurado em lei o direito à vida, mas a vida da minha filha foi roubada. Eu sou uma mulher que trabalha, que reside, que paga seus impostos. E eu só quero que os direitos e deveres sejam executados. Que seja assegurado o direito à vida aos cidadãos, como estabelecido na Constituição Federal", comentou.
Oposição estava certa. Projeto de CC’s continha erros
O processo nº 053/2013, que refere-se a criação e exclusão de Cargos de Confiança do Executivo Municipal, foi reencaminhado pelo executivo ao legislativo. A redação do projeto continha diversos erros, conforme relatório: "Ocorre que no momento da elaboração da Redação Final do referido Projeto de Lei, verificou-se a existência de um equivoco de ordem material na descrição da relação de Cargos Comissionados". O que comprova a preocupação demonstrada pela oposição na semana passada, quando o projeto foi aprovado a toque de caixa pela base governista. Novamente nesta semana, os vereadores de oposição solicitaram mais prazo para avaliar a proposta. Porém novamente, com 8 votos a favor e 6 contra, o pedido foi negado. O projeto então foi à votação e os vereadores da oposição se retiraram, com exceção da vereadora Rosane Simon, que votou contra o projeto. O Projeto que altera os Cargos foi aprovado pela base governista.
Rosane Simon lamentou novamente a forma com que a proposta tramitou no legislativo, principalmente por conter algumas propostas importantes. “Gostaria muito de analisar este projeto com calma, não só pela sua complexidade. Ao passo em que ele contém este absurdo que é a criação dos secretários adjuntos com salários de R$ 8 mil, ele contem também boas iniciativas como a criação da Coordenadoria da Mulher, uma luta que travamos a tanto tempo e certamente poderíamos contribuir, e as Secretarias de Habitação e Esporte e Cultura”.
Após a votação, os Vereadores da oposição comeram pizza em repúdio a aprovação do projeto.
“Lamento que a aprovação tenha sido feita dessa maneira, tão rápida. Somos representantes da sociedade e temos o direito e principalmente o dever de analisar esta proposta. Quem garante que não há novos erros?” Apesar de elogiar algumas iniciativas, Rosane lembrou que os servidores municipais também são contra o projeto. “Se o executivo não tinha como dar nenhum aumento real para o funcionalismo, como justificar estes novos cargos de R$ 8mil para a comunidade. Pensamos que é mais justo um aumento para os servidores, de 2% ou 5%”, disse Rosane.
Preocupação com a Cotrijuí
Rosane Simon também mostrou a preocupação com relação a situação da Cooperativa Agropecuária & Industrial. Fundada em 1957, é uma importante empresa do município e da Região. “Minha preocupação é com a postura da nova direção, pois já tivemos reuniões, assembleias e audiências. Porém, o que está sendo tratado não está sendo cumprido. Na ultima audiência no Ministério Público, a direção não compareceu. Acredito que uma empresa com o porte e o capital social da Cotrijuí, mereça ser tratada com respeito e responsabilidade, não só pela nova direção, mas por todas as forças da sociedade”.
Rosane Simon, que também é Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, entende que é necessária uma grande mobilização de forças para realizar ações imediatas que recoloquem a empresa no rumo.
PCdoB comemora 91 anos
Usando dos espaços do pequeno e do grande expediente, Rosane saudou o aniversário do Partido, comemorado na mesma data e lembrou dos deputados cassados em 48 e que tiveram seus mandatos devolvidos pela Câmara Federal nesta semana.
“Estes parlamentares foram personalidades marcantes da história e da cultura brasileira, como o grande romancista Jorge Amado, Carlos Marighella, Maurício Grabois e João Amazonas, personagens históricos da luta pela democracia brasileira através de bravas resistências ao Estado Novo e à ditadura militar de 1964-1985. Por isso é que saúdo o meu partido, o PCdoB, por sua história e por sua luta”.
O Partido recebeu os cumprimentos dos vereadores Ricardo Adamy e Daniel Perondi do PMDB e do vereador César Busnello do PSB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário