quarta-feira, 11 de junho de 2014

Fechamento das Rodoviárias em Augusto Pestana e Catuípe preocupam

Resumo da Sessão Legislativa. 09 de junho de 2014.
Mandato do PCdoB, Vereadora Rosane Simon


Taciana Ribas (4ª da esquerda) representou a UBM/Ijuí no
Congresso Nacional da entidade
“Fui questionada diversas vezes por usuários de ônibus intermunicipais, especialmente da minha cidade natal Augusto Pestana, que estão apreensivos com a falta de um lugar para comprarem passagens e embarcarem nos ônibus”, explicou a Vereadora Rosane Simon. Mais de 100 municípios no estado do Rio Grande do Sul não tiveram interessados nas licitações para as rodoviárias. Um destes municípios é Augusto Pestana, que ficará sem o serviço na próxima sexta-feira, quando terminam as antigas concessões.

A Vereadora Rosane Simon preocupa-se com a questão e deve reunir-se ainda esta semana com representantes do DAER para buscar soluções para o problema. Rosane Simon entende que é preciso verificar responsabilidades com relação a esta situação. “Há muitos anos que não se cobrava melhorias neste serviço e agora que se exige melhores condições para o atendimento, muitos empresários ficam receosos de investir. Por outro lado não podemos deixar os usuários sem o serviço”.

Ela diz que é compreensível que algumas cidades não tiveram interessados nas licitações, principalmente em pequenas cidades do estado, mas entende que deve haver uma alternativa para que os cidadãos sejam atendidos. “Nos surpreende que as concessões expirem sem prever uma prorrogação, ao menos, para estes casos. Acho que devemos encontrar uma solução. O que não pode acontecer são os usuários, entre eles muitos trabalhadores da nossa região que se deslocam diariamente para trabalharem em cidades maiores, ficarem sob a chuva, em qualquer esquina, esperando pelo seu transporte, que é um direito do cidadão”, disse.

Novo Diretor-presidente diz que Prefeitura deve 200 milhões ao Previjui
A Vereadora Rosane Simon expressou preocupação com notícia veiculada na última semana na qual o atual Diretor-presidente do Previjui disse que há um passivo de R$ 200 milhões do Executivo com o instituto. Segundo Inácio Schneider, os 63 milhões em caixa hoje, são referentes a 3 anos de pagamentos dos benefícios. “Se estas informações estão corretas, elas merecem toda a nossa atenção, em nome da saúde financeira deste instituto e dos trabalhadores e trabalhadoras ativos e inativos da Prefeitura. Não podemos neste momento faltar com a responsabilidade de cuidar do futuro destas pessoas”, disse. Rosane Simon pediu que Inácio Schneider seja convidado para a reunião das comissões para que o legislativo tome conhecimento destes números.

Após 2 anos de sua criação, DEMASI segue desestruturado
A falta de um quadro funcional no Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (DEMASI) está prejudicando o atendimento de demandas importantes no município. A canalização de um arroio no Bairro Glória, obra que será executada com verba do Fundo de Gestão Compartilhada, está emperrada por falte de um engenheiro no departamento, que revise o projeto.

Rosane Simon lembrou que o Diretor-presidente da autarquia esteve recentemente na reunião das comissões colocando a realidade do departamento. A Vereadora lamentou a demora na estruturação para o pleno funcionamento da autarquia. “Nós fomos contrários a criação deste departamento porque entendemos que suas demandas poderiam ser cobertas fortalecendo a Secretaria de Meio Ambiente. Agora, 2 anos após a sua criação e já que foi criado, defendemos que seja estruturado pois tem um papel fundamental na realização de serviços de esgotamento sanitário, fornecimento de água e saneamento ambiental”, disse Rosane Simon.

A obra de canalização no Bairro Glória é uma demanda antiga dos moradores e que está sendo cobrada pelo Mandato do PCdoB há mais de 4 anos. “É uma situação de risco em que os moradores tem água entrando em suas casas e a proliferação de pragas e toda esta situação parada, com os moradores apreensivos, por falta de estrutura funcional no departamento. Foi proposta do Prefeito Ballin criar o DEMASI, então que esta estruturação saia do papel ou que a atual administração reconheça o equívoco e feche a autarquia”, concluiu.

Comissão Especial do Frida Heck inicia seus trabalhos nesta semana
A Comissão Especial que analisará os evidentes problemas na construção do Condomínio Frida Heck, proposta da Vereadora Rosane Simon, deve iniciar seus trabalhos esta semana. O condomínio foi novamente motivo de intensos debates entre a base governista e a oposição.

Em comunicação de liderança, Rosane Simon disse que a Comissão Especial aguarda a indicação de membros por parte da base do governo, que até aquele momento ainda não havia acontecido. Por ser proposta de sua autoria, Rosane será a Presidenta desta comissão. “Nosso trabalho será o de analisar os contratos entre as partes, Caixa Federal, o Executivo e a empreiteira e deixar isto as claras, trazendo todas estas informações para dentro da comissão e esclarecendo esta questão”, disse.

A Vereadora Rosane Simon relatou que teve reunião na semana com o gerente da Caixa Federal que prontamente colocou os técnicos responsáveis pela homologação das etapas da obra e os documentos necessário a disposição dos trabalhos da comissão. “Estamos apenas começando esta investigação que não ficará em aberto. Temos este compromisso com os moradores e com a comunidade para esclarecer esta situação e encontrar os responsáveis”.

Assuntos gerais
Entre os demais assuntos tratados nesta sessão, a Vereadora Rosane Simon relatou a sua satisfação com a implementação da mão única em duas quadras da Rua Venâncio Aires. “Não tivemos nenhum sobressalto no trânsito que está mais organizado. Cumprimento o Secretário por finalmente ter cumprido a nossa solicitação e só lamento que houve tanta demora e tantos acidentes neste local”.

A Vereadora relatou também a ida de sua Chefe de Gabinete, Taciana Morais Ribas, representando a UBM de Ijuí no Congresso Nacional da entidade, em Brasília. A União Brasileira de Mulheres está se estruturando e retomando com força a sua luta. Foi fundada em Ijuí em 2003 e a ideia e de reativamos a luta por mais igualdade para as mulheres na lei e na vida. Definimos também neste congresso o apoio da UBM à reeleição da Presidenta Dilma dando continuidade ao processo de desenvolvimento com inclusão social que tem também como protagonistas, cada vez mais, um maior número de mulheres”.

Rosane Simon em visita a moradores na Rua 25 de Julho
Indicações
Rosane Simon reuniu-se nesta semana com moradores da Rua 25 de Julho, que reclamam das condições da rua após obras de saneamento. Em um trecho, entre as Ruas 24 de Fevereiro e Bento Gonçalves, há uma grande declividade que com as péssimas condições da via, dificulta o tráfego. Nesta sessão foi realizada a indicação para a pavimentação do trecho da Rua 25 de Julho compreendido entre as Ruas Benjamin Constant e Bento Gonçalves e o reparo na boca de lobo que fica na Rua Crisanto Leite, esquina com a Rua Paraná, pois a mesma está com uma fenda aberta, oferecendo risco aos transeuntes que passam pelo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário